Relato de Atividades
Uma história contada por muitas vozes



Bento Rodrigues, primeira localidade impactada pelo rompimento da Barragem de Fundão por Ricardo Correa


Nossas informações se concentram nas atividades já assumidas pela Fundação Renova a partir de sua criação, sem aprofundar nas ações emergenciais, que foram conduzidas pela Samarco, imediatamente após o rompimento. Os dados financeiros englobam o período de tempo entre a criação da Fundação, em 30 de junho de 2016, e o dia 31 de dezembro. Já a descrição dos 42 programas, que serão apresentados a seguir, traz informações atualizadas até março de 2017, uma vez que uma série deles ainda se encontra em fase de definição de ações e de aprovação dentro do sistema de governança da Fundação.
Esse relato representa o que acreditamos – verdade, trabalho, envolvimento e construção conjunta. Afinal, essa história não é nossa, e sim de cada um que a viveu.
Nossos agradecimentos a todos os que contribuíram.
Boa leitura!
Roberto Silva Waack
Diretor-presidente da Fundação Renova
Comentários recentes
gostaria de saber quando vai ser pago o dano água aqui em Resplendor
Sandre Romeu fabris
1
1
A reunião prevista para tratar o tema pg 04. Da fundação renova amanhã dia 12 do 7 na cidade de Rio Doce tem como tema tratar do reconhecimento destas comunidades como povos e comunidades tradicionais não avançará pois que pucha está reunião não tem respaldo da população poisa ssesoria técnica Roza fortini não tem mais a confiança da população atingida OBS sugiro que marquem estas discuroes seja feita pela base olho no olho de quem espera a seis anos por uma reparação justa
Antônio Carlos da Silva
Como contar a história da reparação dos impactos do rompimento da barragem de Fundão? Como tornar o processo de relato mais acessível a todos os públicos? Como trazer as diferentes verdades de diferentes pessoas? Como materializar essa história emocionante e de tanto trabalho? Esses foram alguns dos questionamentos que nos fizemos ao receber a missão de construir nosso primeiro relato de atividades.
Decidimos retratar da forma mais realista possível o atual estágio do processo de recuperação dos impactos do rompimento da Barragem de Fundão. Adotamos uma abordagem que envolveu uma escuta atenta e um diálogo profundo com as pessoas. Também procuramos apresentar com representação gráfica alguns assuntos complexos para facilitar a compreensão de todos. Aliamos a um projeto gráfico inspirado em ícones regionais, para gerar conexão com a realidade retratada, tornar a leitura mais fluida e as mensagens mais compreensíveis.