Integridade

Realizar a reparação de forma íntegra e transparente são compromissos da Fundação Renova com todos os seus públicos: pessoas atingidas,
colaboradores, entes públicos e toda a sociedade.

Nesse sentido, o valor Integridade existe desde que a Fundação foi constituída, sendo refletido no nosso Estatuto através de disposições sobre o papel da Gerência de Compliance na condução de políticas anticorrupção e demais ações de conformidade, atualmente organizadas no Programa de Integridade.

O Programa de Integridade atua ativamente na prevenção, detecção e correção de atos de fraude e corrupção e/ou que sejam contrários ao nosso
Código de Conduta, incentivando não apenas o cumprimento de normas e leis estabelecidas, mas também a conscientização de todas as pessoas
colaboradoras sobre a importância de conduzir todas as atividades diárias seguindo os mais altos padrões éticos.

Neste espaço, conheça mais sobre as políticas e diretrizes do Programa de Integridade.

código de conduta

Documentos importantes

O documento é um guia para os colaboradores da Fundação Renova e orienta o time de profissionais, de todos os níveis hierárquicos, acerca das atitudes esperadas na rotina de trabalho e nas relações construídas.

código de conduta para terceiros

Aplicável a todos os terceiros que mantêm relações com a Fundação Renova, o documento fornece uma visão geral, reduzida e simplificada, das políticas internas. Assim, a Fundação Renova garante que todos os seus fornecedores e prestadores estejam alinhados quanto às questões de ética e integridade.

Relatório Anual do Programa de Integridade

O material é um compilado dos resultados do Programa de Integridade. Atualizado a cada ano, o relatório disponibiliza números e resultados da área para total cumprimento das normas de conduta.

Política Anticorrupção

O documento define requisitos e proibições específicos aplicáveis às operações em atendimento à legislação anticorrupção, incluindo, mas não se limitando à Lei n 12.846 de 2013 (Lei Anticorrupção), ao Foreign Corrupt Practices Act de 1977 (“FCPA”). Esta Política contém as informações que visam à prevenção e a redução do risco de corrupção e suborno relativo às atividades da Fundação.

Política de Interação com Agentes Públicos

O documento orienta e estabelece diretrizes para contato ou interação dos colaboradores da Fundação Renova com a administração pública nacional ou estrangeira, em sua esfera federal, estadual e municipal.

Fale conosco

A Fundação Renova preza pela transparência e confiança em seus relacionamentos. Por isso, incentiva que toda e qualquer conduta
que viole os princípios éticos e padrões de conduta, direitos humanos e/ou a legislação vigente sejam relatadas.

Canal Confidencial

O Canal Confidencial recebe relatos sobre temas corporativos relacionados às condutas de colaboradores, terceiros contratados e subcontratados que, por ventura, violem os princípios éticos e padrões de conduta, direitos humanos, infrações à legislação vigente e/ou descumprimento de obrigações da
Fundação Renova.

Os relatos são tratados de forma independente, sendo assegurado o sigilo absoluto e o tratamento adequado de cada situação.

Caso seja necessário registrar um relato, clique aqui ou entre em contato conosco pelo canalconfidencial@fundacaorenova.org ou 0800 721 0717 (atendimento das 7h às 19h, de segunda feira a sexta feira, exceto feriados. Após este horário e nos feriados, o atendimento será realizado por secretária eletrônica).

ouvidoria geral

A Ouvidoria é um canal exclusivo da Fundação Renova para a comunidade registrar e acompanhar reclamações e denúncias relacionadas às comunidades atingidas.

Caso seja necessário registrar uma manifestação na Ouvidoria, clique aqui ou entre em contato conosco pela ouvidoria@fundacaorenova.org ou pelo 0800 721 0717 (atendimento das 7h às 19h, de segunda feira a sexta feira. Após este horário, o atendimento será realizado por secretária eletrônica).