Relato de Atividades

Uma história contada por muitas vozes

Como contar a história da reparação dos impactos do rompimento da barragem de Fundão? Como tornar o processo de relato mais acessível a todos os públicos? Como trazer as diferentes verdades de diferentes pessoas? Como materializar essa história emocionante e de tanto trabalho? Esses foram alguns dos questionamentos que nos fizemos ao receber a missão de construir nosso primeiro relato de atividades.

Decidimos retratar da forma mais realista possível o atual estágio do processo de recuperação dos impactos do rompimento da Barragem de Fundão. Adotamos uma abordagem que envolveu uma escuta atenta e um diálogo profundo com as pessoas. Também procuramos apresentar com representação gráfica alguns assuntos complexos para facilitar a compreensão de todos. Aliamos a um projeto gráfico inspirado em ícones regionais, para gerar conexão com a realidade retratada, tornar a leitura mais fluida e as mensagens mais compreensíveis.

Sobre o Relato

Bento Rodrigues, primeira localidade impactada pelo rompimento da Barragem de Fundão por Ricardo Correa

Nossas informações se concentram nas atividades já assumidas pela Fundação Renova a partir de sua criação, sem aprofundar nas ações emergenciais, que foram conduzidas pela Samarco, imediatamente após o rompimento. Os dados financeiros englobam o período de tempo entre a criação da Fundação, em 30 de junho de 2016, e o dia 31 de dezembro. Já a descrição dos 42 programas, que serão apresentados a seguir, traz informações atualizadas até março de 2017, uma vez que uma série deles ainda se encontra em fase de definição de ações e de aprovação dentro do sistema de governança da Fundação.

Esse relato representa o que acreditamos – verdade, trabalho, envolvimento e construção conjunta. Afinal, essa história não é nossa, e sim de cada um que a viveu.

Nossos agradecimentos a todos os que contribuíram.

Boa leitura!

Roberto Silva Waack