Nossa história é recomeço. Vem do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, nossa razão de existir. Dessa grande tragédia, surgiram três grandes desafios: escala, tempo e conhecimento. Não há parâmetros, referências ou respostas fáceis. Essa é a realidade da Fundação Renova.

Acreditamos que nenhum desafio pode ser vencido sem o auxílio de uma palavra: juntos. O diálogo nos une e viabiliza a construção coletiva do futuro. No encontro, cada parte se torna mais forte. Nosso papel, de alguma maneira, é esse: promover o encontro e as conexões. De passado, presente e futuro. De pessoas, iniciativas e instituições. De competências, vontades e visões. Todos convergindo para um mesmo lugar, que nos move e nos dá sentido. Dos encontros, certamente, nascerão as soluções que, muitas vezes, ninguém imagina possíveis.

Entre o desejo e a meta, nossa jornada será feita de:

• Capacidade de enfrentar as adversidades e mudar de rota, sempre que isso se fizer necessário.
  • Conflitos de ideias e pontos de discordância, porque diante da complexidade não existe apenas uma única resposta possível.
  • Entre as diversas possibilidades, espaço para errar e acertar. E entre um e outro, a humildade do aprendizado.

Nossa palavra tem força de compromisso. Conosco, com as comunidades e com a sociedade. Por isso, todo verbo se torna ação. E toda ação acontece em um espaço de tempo e de vida.

Pessoas e comunidades, nos comprometemos a reconhecer, cuidar e respeitar. Onde for necessário reconstruir e prover infraestrutura, iremos inovar, desenvolver e preservar. A terra e a água seguirão o único caminho possível: o de restaurar, produzir e conservar.

E cada passo será dado com respeito às diversidades, com abertura para ouvir e falar, com transparência para mostrar e integridade em cada agir.

Que nossos erros sirvam de lição para o que pode ser evitado. Nossos acertos de inspiração para muito mais que possa ser realizado.

E nossas conquistas, que serão de toda a sociedade, não signifiquem linha de chegada, mas um novo começo, porque a vida é continuidade.

Uma fundação só nasce se houver uma razão única de existir: cumprir uma missão de interesse da sociedade. E não há propósito de interesse comum se não houver pessoas compartilhando uma mesma vontade. Por isso, a Fundação Renova estará sempre de portas abertas para quem quiser fazer, o agora, o futuro. Juntos.