Manejo de Rejeito

Uma etapa importante do caminho da reparação envolve a busca de soluções para os rejeitos que se espalharam pelo rio Doce e afluentes. O Plano de Manejo de Rejeito, aprovado em junho de 2017 pela Câmara Técnica de Gestão de Rejeitos e Segurança Ambiental, propôs dividir a região atingida, que abrange 670 km, em 17 trechos. Cada um deles é avaliado de acordo com indicadores específicos.

• Soluções específicas para tratamento de rejeitos: menor impacto ao meio ambiente e às comunidades
  • Até o momento, foram definidas as ações para os trechos que correspondem ao traçado de Mariana até a divisa de Barra Longa
  • No trecho do rio Gualaxo do Norte, entre os córregos Camargo e Santarém, foi iniciado o processo de renaturalização (colocação de troncos no leito do rio)

Plano de Manejo de Rejeito

Grandes Temas Manejo de Rejeitos Diálogos Juliana Bedoya

UHE Risoleta Neves

Uma das áreas mais críticas é a região da Usina Hidrelétrica Risoleta Neves (Candonga). Ela teve um papel fundamental na retenção de 10,5 milhões m³ de rejeitos, impedindo que eles seguissem para a calha do rio Doce. A limpeza do reservatório é uma operação complexa, que foi iniciada em fevereiro de 2016. Dar à usina condições de retomar sua operação envolve soluções de engenharia inovadoras e inéditas.

• 3 barramentos metálicos foram construídos dentro do reservatório da usina – localizadas a 400 metros, cinco quilômetros e seis quilômetros da barragem de Candonga. As barreiras ficarão submersas após o enchimento do reservatório.
  • 959 mil m³ de material foram bombeados do reservatório da Usina.
    O bombeamento retira do reservatório o sedimento, que é formado por 80% de água e 20% de rejeito. Esse material é acomodado na Fazenda Floresta, localizada a 3 km da usina.

Recuperação das Áreas Degradadas

O processo de recuperação das áreas impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão envolveu, em um primeiro momento, a limpeza das calhas e a estabilização das margens dos rios Gualaxo do Norte e do Carmo, entre Mariana e Santa Cruz do Escalvado (MG). Para combater a erosão e evitar que a lama acumulada na parte externa dos rios caísse nas calhas, foram plantadas espécies nativas. Os afluentes que praticamente desapareceram da paisagem após o rompimento da barragem de Fundão tiveram que ser totalmente redesenhados com base em informações de geoprocessamento.

• Cerca de 800 hectares de plantio emergencial para controle de erosão.
  • 113 afluentes recuperados – pequenos rios que alimentam o alto do rio Doce.
  • 1.522 hectares de controle de erosão e reconformação de margens, por meio de obras de bioengenharia em planícies.
  • Caminhos de drenagem refeitos entre Mariana e Rio Doce (MG).
    Estudo liderado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) comprovou que a revegetação emergencial acelerou o aumento da diversidade de microrganismos no solo. Pesquisa vai embasar produção de mudas em viveiros na bacia do rio Doce.

Reparação Integrada de Propriedades Rurais

A Fundação Renova apoia os produtores rurais que foram impactados pela passagem do rejeito por meio da implantação de um modelo de produção econômica sustentável adequado à realidade local. Entre as ações têm destaque o fomento e o apoio à readequação ambiental dessas propriedades conforme preconizam as normativas da legislação brasileira.

PROPRIEDADES NA REGIÃO DO ALTO RIO DOCE

Localizadas em um trecho de 100 quilômetros entre a barragem de Fundão e a Usina Hidrelétrica Risoleta Neves, nos municípios de Mariana, Barra Longa, Ponte Nova, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado.

• Zoneamento Ambiental Produtivo (ZAP) da bacia do rio Gualaxo do Norte e da microbacia do rio do Carmo concluído
  • Propriedades diagnosticadas por meio do Indicador de Sustentabilidade em Agrossistemas (ISA) – mais de 4.000 índices avaliados
  • 180 propriedades rurais estão recebendo ações para promover a retomada de suas atividades agropecuárias.
  • Todas essas propriedades são elegíveis ao Plano de Adequação Socioeconômica e Ambiental (PASEA), que tem como objetivo promover a adequação ambiental, melhoria de estruturas rurais, entre outras medidas.
    O PASEA foi criado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e colocado em prática por meio da parceria da Fundação Renova com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG).
  • Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER):  mais de 2.500 horas realizadas a partir do segundo semestre de 2019 até o momento.

Outras 5 mil horas de ATER foram realizadas por equipes da Fundação Renova, entre janeiro de 2017 e agosto de 2019, em propriedades rurais atingidas. O objetivo é promover a conservação de recursos naturais, práticas de produção sustentável e apoio direto às famílias na gestão da propriedade e comercialização dos produtos, complementando a visão integrada dos PASEAs.

PRODUÇÃO E CONSERVAÇÃO

• Cerca de 160 hectares impactados pelo rompimento da barragem de Fundão são passíveis de plantio de cultura agrícola e serão recuperados.
  • Mais de 800 hectares de áreas que não sofreram impactos serão requalificados, ampliando-se a cadeia de sustentabilidade econômica e ambiental da região.
  • 21 propriedades foram selecionadas como fazendas-modelo de silvicultura de espécies nativas, manejo de pastagem ecológica e sistemas agroflorestais.
  • 25 Unidades Demonstrativas serão implantadas.
  • 317 infraestruturas rurais simples concluídas, entre currais, chiqueiros e galinheiros.
  • Mais de 380 barraginhas construídas para armazenar água da chuva.
  • 40 mil toneladas de silagem entregues para produtores rurais impactados.
  • 211 nascentes cercadas e 49 nascentes com plantio florestal realizado.

A melhoria genética do rebanho bovino das propriedades rurais atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão está entre os trabalhos executados pela Fundação Renova. Conhecida como Renova Rebanho, a iniciativa tem como objetivo aumentar a produção de leite, aliando a tecnologia da inseminação artificial com técnicas de manejo. Até o momento, foram registrados 447 nascimentos de bezerros.

PROPRIEDADES NAS REGIÕES DO MÉDIO E BAIXO RIO DOCE

Localizadas no trecho após a Usina Hidrelétrica Risoleta Neves até Linhares (ES), na região da foz do Rio Doce.

• 280 famílias em assentamentos rurais nos municípios de Tumiritinga e Periquito, em Minas Gerais, e Linhares, no Espírito Santo estão recebendo ações de assistência técnica
  • 257 propriedades diagnosticadas por meio do Indicador de Sustentabilidade em Agrossistemas (ISA).
  • Mais de 7 mil horas realizadas de Assistência Técnica e Extensão Social (ATES).
    Modalidade de assistência adaptada ao arranjo familiar dos assentados da reforma agrária.
  • Outras 711 propriedades rurais nas regiões do médio e baixo Rio Doce receberão ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).

Restauração Florestal

A recuperação de nascentes e Áreas de Preservação Permanente (APPs) e de recarga hídrica faz parte das ações integradas para a revitalização da bacia hidrográfica do rio Doce. Uma das principais metas é promover a melhoria nas condições de infiltração de água no solo nas áreas de drenagem e nascentes.

• 40 mil hectares de APPs receberão processo de restauro em dez anos, sendo 10 mil hectares com plantio direto de, aproximadamente, 20 milhões de mudas.
  • Aproximadamente 800 hectares estão em fase de implantação do restauro nos municípios de Governador Valadares, Coimbra, Periquito e Galileia, em Minas Gerais; e Colatina, Marilândia e Pancas, no Espírito Santo.
  • Cerca de 800 mil mudas de espécies de Mata Atlântica serão utilizadas nesta etapa.
  • Mais de 680 produtores rurais participam da iniciativa.
    O programa de restauração florestal é considerado um dos maiores já realizados numa bacia hidrográfica no mundo e terá investimentos na casa de R$ 1,2 bilhão.
  • 5 mil nascentes irão passar por processo de recuperação em dez anos, sendo 10 mil hectares com plantio direto de, aproximadamente, 20 milhões de mudas
  • Mais mil nascentes já estão protegidas e em processo de restauração.
  • 1 milhão de mudas foram produzidas para uso na recuperação dessas nascentes.
  • Mais de 720 propriedades rurais são parceiras nas ações de recuperação florestal.
  • Outras 500 nascentes estão no escopo do terceiro ano dessa frente de trabalho, em propriedades nas cidades de Sabinópolis, Virginópolis, Guanhães, Governador Valadares e Ponte Nova, em Minas Gerais, e Marilândia, Colatina e Linhares, no Espírito Santo.
    Parceria com o Centro de Formação Francisca Veras, organização de Governador Valadares formada por famílias assentadas e mediadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), possibilitará a restauração florestal de 180 hectares de Áreas de Preservação Permanente e de Recarga Hídrica em quatro assentamentos mineiros, situados em Santa Maria do Suaçuí, Periquito, Campanário e Jampruca.

Pagamento por Serviços Ambientais (PSA): R$ 209 milhões pagos a produtores, até o momento, por se comprometerem a permitir o restauro de nascentes, APPs, ARHs, mananciais ou fontes de água em suas propriedades.

Para saber mais:

Grandes Diálogos Raquel Biderman Parceria entre MST-MG e Fundação Renova pela recuperação ambiental Restauração Florestal: conheça os esforços para alinhar conservação e produção na bacia do rio Doce

Gestão Hídrica

O rio Doce é hoje o mais monitorado do Brasil. Em 31 de julho de 2017, foi implementado o Programa de Monitoramento Quali-Quantitativo Sistemático (PMQQS), que tem duração de dez anos e faz um monitoramento extensivo e detalhado dos cursos d’água impactados.

• Mais de 3 milhões de dados gerados pelo programa de monitoramento por ano
  • 650 quilômetros de monitoramento de rios e lagoas, mais 230 quilômetros de monitoramento ao longo das zonas costeira e estuarina
  • 92 pontos de monitoramento distribuídos no rio Doce e na zona costeira indicam que a água bruta do Rio Doce pode ser consumida após tratada
  • Entre esses pontos estão 22 estações automáticas, que geram informações em tempo real
  • 80 parâmetros físicos, químicos e biológicos são analisados na água e 40 nos sedimentos
  • Mais de 300 pontos de monitoramento de água para consumo humano em 30 municípios
  • Em 2020 está previsto um orçamento de R$ 48 milhões para ações de continuidade dos programas de monitoramento de água e sedimentos da bacia do rio doce e zona costeira e estuarina.

Cinco órgãos participam desse trabalho, por meio de um Grupo Técnico de Acompanhamento: Agência Nacional de Águas (ANA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e Agência Estadual de Recursos Hídricos do Espírito Santo (Agerh).

Grandes Temas Água Jornada pela Recuperação

Biodiversidade

A Fundação Renova atua em duas frentes nas ações de biodiversidade, ambas com foco no monitoramento e elaboração de estudos relacionados aos impactos do rompimento da barragem de Fundão – são os estudos da flora e da fauna terrestres e da biota aquática do rio Doce e o monitoramento marinho. Do resultado desse trabalho conjunto, serão estabelecidas as diretrizes para preservação do ecossistema ao longo do rio Doce no trecho impactado, na foz e na zona costeira, conclusões acerca do consumo de pescado na alimentação humana e sobre a liberação da pesca de espécies nativas sem ameaça à continuidade da fauna local, entre outras.

• Mais de 30 instituições de ensino, de pesquisa, empresas e ONGs são parceiras da Fundação Renova nesses projetos
  • Cerca de 800 profissionais trabalham nessas frentes

Fauna e flora terrestres

• Monitoramento vai detectar os níveis de metais residuais em vertebrados e invertebrados, na flora terrestre, nas ilhas fluviais e no solo ao longo do rio Doce.

Biota aquática e marinha

• Cerca de 250 pontos de monitoramento.
  • Aproximadamente 600 profissionais.
  • Mais de 43 mil amostras de água, sedimentos, animais e vegetais no primeiro ano de desenvolvimento dos projetos de monitoramento.
  • Parcerias com a Fundação Espírito-Santense de Tecnologia (FEST) , Rede Rio Doce Mar, Sociedade de Investigações Florestais (SIF) e Universidade Federal de Viçosa para monitoramento da biodiversidade aquática no Espírito Santo e em Minas Gerais.
  • Parceria com a Fundação Biodiversitas para a avaliação do estado de conservação de peixes e invertebrados aquáticos nativos do rio Doce.
  • Parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) para realizar Chamada de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para monitoramento da biodiversidade de ambientes aquáticos de Minas Gerais em áreas impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão.

Projeto em parceria entre as fundações Renova e Pro-Tamar monitora as condições das tartarugas marinhas em uma área que abrange 159 km de praias do Espírito Santo. Ocorrências de desova são rigorosamente registrados para identificar qualquer alteração no padrão reprodutivo do animal, que se tornou símbolo de preservação na região. O estudo é realizado durante todo o ano e reforçado na fase de desova das tartarugas, de setembro a março.

Impactos em Unidades de Conservação

• 40 Unidades de Conservação (UCs) podem ter sido direta ou indiretamente afetadas pelo rompimento da barragem.
  • Os estudos de avaliação de impactos foram concluídos para 6 Unidades de Conservação avaliadas e seguem em andamento para as demais.

A Fundação Renova custeará ações para consolidação do Parque Estadual do Rio Doce (MG) e do Refúgio de Vida Silvestre de Santa Cruz (ES), além da construção da sede, elaboração e execução do Plano de Manejo da nova Área de Proteção Ambiental na foz do rio Doce (ES), que ainda será criada pelo poder público.

Recuperação da Fauna Silvestre

Outra frente de trabalho atuará na construção e aparelhamento de dois Centros de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS), um em Minas Gerais e outro no Espírito Santo. Após as entregas, a Fundação Renova deverá assegurar recursos para a manutenção dos dois CETRAS por um período de três anos.

Para saber mais:

Biodiversidade Aquática: entenda como é feito o monitoramento na foz do rio Doce e entorno