Fundação Renova

Atendimento de solicitações de cadastro para identificação de danos causados pelo rompimento da barragem será mantido

Publicado em: 06/03/2018

Cadastro de Impactados

O cadastro é pré-requisito para o atendimento em parte das ações reparatórias, inclusive a indenização, quando aplicável

Pessoas que se consideram atingidas diretamente pelo rompimento da barragem de Fundão, com exceção para a região de Mariana, e que fizeram a solicitação do cadastro integrado a partir do dia 2 de janeiro de 2018, começarão a ser atendidas no dia 1º de julho de 2018. A decisão foi tomada em conjunto com a Câmara Técnica de Organização Social e Auxílio Financeiro e visa garantir que todas as famílias atingidas sejam reconhecidas pela Fundação Renova.

Durante a análise dos pedidos, a Renova vai considerar danos diretos em bens materiais ou em atividades econômicas; perda (por morte ou por desaparecimento) de familiares com graus de parentesco diversos ou de pessoas com as quais coabitavam e/ou mantinham relação de dependência econômica; perda de fontes de renda (de trabalho ou de subsistência das quais há dependência econômica) em virtude da ruptura do vínculo com áreas atingidas; perda comprovada de áreas de exercício da atividade pesqueira e dos recursos e extrativos, inviabilizando a atividade extrativa ou produtiva; perda da capacidade produtiva ou da viabilidade de uso de bem imóvel ou de parte dele, entre outros.

Após a avaliação de quem deve participar do programa de cadastro, a Renova vai realizar visitas às propriedades para marcar um ponto de GPS (latitude e longitude das localidades); entrevistas; liberação do formulário preenchido; entrega do formulário para validação das famílias e encaminhamento de cada caso aos programas de reparação.

O atendimento às famílias é individualizado e pode variar desde a indenização e o recebimento do auxílio-financeiro até ações coletivas voltadas para os diferentes setores impactados.

Este conteúdo foi útil para você?

8 comentários

    Bom dia meu nome é Adilson moro em Tumiritinga mg ate hoje não recebi indenização nem auxílio financeiro to passando por necessidade alimentos agua alimentos e outro pesso quer pode mim ajuda com alimentos banco Itaú agência 5795 conta 079697 conta corrente nome Adilson martins de Souza quer Deus abençoe a todos obrigado

    Responder

    Olá, Adilsonmartins. Estamos trabalhando para reparar aqueles que têm direito à compensação financeira. Todas as informações e o esclarecimento de dúvidas sobre seu processo são fornecidas por meio dos nossos Canais de Relacionamento, uma vez que prezamos pela confidencialidade das informações dos atingidos, que são sigilosas e não podem ser informadas em redes sociais públicas. Entre em contato pelo telefone 0800 031 2303, no Centro de Informações e Atendimento (CIA) da sua região e também no Fale Conosco, em nosso site: https://www.fundacaorenova.org/fale-conosco/.

    Responder

    Fiz uma solicitação de cadastro em 10/01/2018,até hoje não tive nenhum resposta,gostaria de saber quando esse contato vai ser feito,ou se não vai mais acontecer e se já pode voltar às atividades da pesca normalmente.

    Responder

    Olá, Eliane. Estamos trabalhando para reparar todos aqueles que têm direito à compensação financeira. As políticas do Programa de Indenização Mediada (PIM) são construídas coletivamente e levando em consideração as necessidades e particularidades dos atingidos. Todas as informações e o esclarecimento de dúvidas são fornecidas por meio dos nossos Canais de Relacionamento: telefone 0800 031 2303, no Centro de Informações e Atendimento (CIA) da sua região e também no Fale Conosco, em nosso site: https://www.fundacaorenova.org/fale-conosco/. Mantemos nosso compromisso na condução dos programas previstos para os atingidos, incluindo os pagamentos de indenizações, enquanto for necessário.

    Responder

    Meu nome Ideonis Fernandes Felipe desde de 2016 fiz o cadastro em meu nome e meu esposo fazendo bico com eletricista pois não tinha como trabalhar com peixes e mariscos ficamos os dois a mercê de toda aquela situação catastrófica pois necessitamos do verão e outros consequências das quais tudo
    Foi prejudicado em tudo inclusivo da pesca e venho sempre cobrando da samarco e nuca obtive resposta desde da quele tempo vem pedindo misericórdia a empresa devido a situação de saúde como ainda contínuo em tratamento tudo está registrado espero assim diz o atendente que passava a situação ao setor de ação social da empresa e até hoje não fui contemplada nem mesmos esses novos processos recentes dos quais todos aqueles que ja receberam e estao recebendo o que podem faxer para me ajudar já que todos estão sendo ajudado. Por gentileza não esqueça do meu pedido me responda
    (27)99879 3218.
    Ideonis@outlook.com
    Att: Ideonis Fernandes Felipe

    Responder

    Olá, Ideonis. Trabalhamos para reparar todos aqueles que têm direito à compensação financeira. Cada caso é analisado individualmente, por meio dos programas criados para cuidar dos processos de ressarcimento.
    Para preservar os seus dados pessoais e a confidencialidade das informações que são sigilosas e não podem ser compartilhadas por aqui, recomendamos que você entre em contato com um dos nossos canais de relacionamento.
    Assim, com a ajuda de um profissional treinado, você poderá receber as informações sobre o andamento da sua demanda.
    Fale pelo telefone 0800 031 2303 ou em nosso site, acessando o Fale Conosco: https://www.fundacaorenova.org/fale-conosco/.

    Responder

    Onde posso fazer o cadastro

    Responder

    Olá, Patricia. Conforme decisão de 30 de outubro de 2021, a 12ª Vara de Justiça Federal determinou que as solicitações/manifestações de cadastros fossem admitidas pela Fundação Renova até 31 de dezembro de 2021, findo o qual considera-se definitivamente encerrada essa fase preliminar.
    As manifestações serão atendidas por ordem de registro até dezembro de 2023.
    Para mais informações, recomendamos que entre em contato com um dos nossos Canais de Relacionamento.
    Fale pelo telefone 0800 031 2303 ou em nosso site, acessando o Fale Conosco: https://www.fundacaorenova.org/fale-conosco/.

    Responder

Deixe seu comentário