Renova Esclarece: Informações sobre cadastro no Auxílio Financeiro Emergencial (AFE) em Santa Cruz do Escalvado

Publicado em: 21/11/2018

Renova Esclarece

A Fundação Renova esclarece que são FALSAS as informações sobre a necessidade de alteração de cadastro (mudança de endereço, declaração de novas perdas, inclusão e exclusão de membros na família ou o que informalmente a comunidade chama de “desmembramento”) para ter direito a novo Auxílio Financeiro Emergencial (AFE).

O instrumento do Cadastro, com seus diferentes blocos de perguntas, já permite a compreensão dos danos materiais sofridos pelo rompimento da barragem de Fundão nos níveis de propriedades, famílias e indivíduos nela residentes, mesmo que em um único cadastro. Portanto, os Programas de Indenização Mediada (PIM) e de Auxílio Financeiro Emergencial (AFE) analisam a comprovação dos danos autodeclarados no cadastro e consideram os impactos sofridos nesses três níveis: propriedades, famílias e indivíduos. Consequentemente, o “desmembramento” de cadastro não gera aumento da indenização ou novas concessões de auxílio financeiro.

Da mesma forma, eventuais alterações na composição das famílias após o rompimento também não alteram os impactos considerados pelo PIM e pelo AFE, posto que esses programas visam reparar os danos morais e materiais decorrentes do rompimento, os quais não sofrem alterações com eventuais mudanças na composição familiar.

Sendo assim, qualquer pedido de atualização de dados cadastrais ou comunicação de alteração da composição familiar pode ser realizado nos canais de relacionamento da Fundação Renova, que farão o registro no ato do contato. Tais atualizações, entretanto, não resultarão em nova Indenização e/ou novo Auxílio Financeiro Emergencial.

Este conteúdo foi útil para você?

6 comentários

Bom dia. Estou no cadastro do meu filho, mas fiz entrevista separado da dele, me disseram que eu ia receber um benefício ele outro. Porque nós não moramos na mesma casa, ele já recebeu o dele eu até hoje esperando. Sem nenhuma resposta. Obrigada

Responder

Olá, Nilza. Todas as informações e o esclarecimento de dúvidas sobre o seu processo são fornecidas por meio dos nossos Canais de Relacionamento, uma vez que prezamos pela confidencialidade das informações dos atingidos, que são sigilosas e não podem ser informadas em redes sociais públicas. Entre em contato pelo telefone 0800 031 2303, no Centro de Informações e Atendimento (CIA) da sua região e também no Fale Conosco, em nosso site: https://www.fundacaorenova.org/fale-conosco/.

Responder

sou jonas pescador comçeiçāo da barra bairro barreira estou quase 3 anos esperando ser intrevistrado no meu bairro a maioria ja foi.
    os filhos tem direito a idenizasāo

Responder

Olá, Jonas. Estamos trabalhando para reparar todos aqueles que têm direito à compensação financeira. Todas as informações e o esclarecimento de dúvidas sobre o seu processo são fornecidas por meio dos nossos Canais de Relacionamento, uma vez que prezamos pela confidencialidade das informações dos atingidos, que são sigilosas e não podem ser informadas em redes sociais públicas. Entre em contato pelo telefone 0800 031 2303, no Centro de Informações e Atendimento (CIA) da sua região e também no Fale Conosco, em nosso site: https://www.fundacaorenova.org/fale-conosco/.

Responder

Eu posso me cadastrar no auxílio financeiro?

Responder

Olá, Vilcimar. Estamos trabalhando para reparar todos aqueles que têm direito à compensação financeira. Pedimos para que entre em contato pelos nossos Canais de Relacionamento, por meio deles, é possível acompanhar as demandas que foram abertas e formalizadas. Entre em contato pelo telefone 0800 031 2303 e no Fale Conosco, em nosso site: https://www.fundacaorenova.org/fale-conosco.
    Além disso, reforçamos que prezamos pela confidencialidade, por isso não é possível passar dados sobre os processos por aqui, nas redes sociais.