Fundação Renova destinou R$ 1,84 bilhão em indenizações a cerca de 320 mil pessoas

Publicado em: 28/10/2019

Renova Esclarece

A Fundação Renova esclarece que destinou, até 31 de agosto, R$ 1,84 bilhão em indenizações e auxílios financeiros emergenciais para cerca de 320 mil pessoas. Foram pagas 9.120 indenizações e 1.905 antecipações de indenização em razão dos danos gerais sofridos, alcançando mais de 31 mil pessoas. Das propostas apresentadas, 98,6% foram aceitas. A Fundação também indenizou mais de 264 mil pessoas por danos decorrentes da suspensão temporária, por mais de 24 horas ininterruptas, no abastecimento de água.

A partir da entrega dos dossiês produzidos pela Cáritas, assessoria técnica que apoia os atingidos, as famílias de Mariana estão negociando as indenizações por danos materiais e dano moral. Até 31 de agosto de 2019, das 882 famílias cadastradas, 354 iniciaram as negociações com o Programa de Indenização Mediada (PIM), da Fundação Renova, e 200 negociações foram concluídas. Até o momento, 377 dossiês foram entregues pela Cáritas.

O programa de auxílio financeiro emergencial, por sua vez, assiste atualmente 13.673 titulares, alcançando mais de 31.184 pessoas atingidas. Estas famílias recebem mensalmente o valor correspondente a um salário mínimo vigente, acrescido de 20% por dependente, além do montante equivalente a uma cesta básica do DIEESE, valor este que pode variar mensalmente e tem diferenciação por Estado.

Dano Água

264.216 indenizações pagas (98% das propostas aceitas)

R$ 270,7 milhões em pagamentos

Dano Geral

9.120 processos de indenização pagos, alcançando 31.117 pessoas 1.905 antecipações (pescadores profissionais, areeiros e impactados do turismo)

R$ 542,4 milhões em pagamentos

Auxílio Financeiro Emergencial

13.673 titulares ativos

31.184 pessoas atendidas, desse total 17.511 dependentes R$ 1,02 bilhão pagos em Auxílio Financeiro Emergencial

Quanto aos pescadores, a Fundação Renova informa que, até o dia 31 de agosto de 2019, cerca de 8,6 mil pescadores no Espírito Santo e em Minas Gerais foram reconhecidos como tendo direito ao Auxílio Financeiro Emergencial (AFE) e ao Programa de Indenização Mediada (PIM).

ESPÍRITO SANTO

•       4,5 mil pescadores
  •       Total AFE – R$ 350 milhões
  •       Total PIM – R$ 257 milhões

MINAS GERAIS

•       4,1 mil pescadores
  •       Total AFE – R$ 320 milhões
  •       Total PIM – R$ 102 milhões

Este conteúdo foi útil para você?

7 comentários

Boa noite, não entendo porque a renova faz publicações,mas não paga existia campanha 1 que fez cadastro em 2016 e aprovado , até hot não resolveram a mi

Responder

Boa noite onde está meus direitos de atingido esperando desde 2016 até hoje nada

Responder

Olá, Antonio. Estamos trabalhando para reparar aqueles que têm direito à compensação financeira. Todas as informações e o esclarecimento de dúvidas sobre seu processo são fornecidas por meio dos nossos Canais de Relacionamento, uma vez que prezamos pela confidencialidade das informações dos atingidos, que são sigilosas e não podem ser informadas em redes sociais públicas. Entre em contato pelo telefone 0800 031 2303, no Centro de Informações e Atendimento (CIA) da sua região e também no Fale Conosco, em nosso site: https://www.fundacaorenova.org/fale-conosco/.

Responder

A renova está deixando muito a desejar, me deu a elegibilidade do auxilio financeiro a um ano e nunca me depositou nenhum valor, ligo toda semana e não me dão um porque e nem uma nova data para pagamento, falam que entraram em contato mas neste tempo todo nunca recebi uma ligação, tenho crianças pequenas e pais com saúde frágil.
    Onde fica a parte de auxilio financeiro “emergencial “?

Responder

A renova está deixando muito a desejar, me deu a elegibilidade do auxilio financeiro a um ano e nunca me depositou nenhum valor, ligo toda semana e não me dão um porque e nem uma nova data para meu pagamento.
    Onde fica a parte de auxilio financeiro “emergencial “?

Responder

Olá, Crislene. Nós compreendemos as considerações feitas e estamos trabalhando ativamente para tornar o retorno aos seus questionamentos mais eficaz e rápido. Cabe à Fundação Renova ouvir, entender essa percepção e se empenhar para melhorar o seu processo de relacionamento. É papel dos Canais de Atendimento te acolher e eles estão à disposição para que você possa registrar suas demandas e acompanhar o tratamento de suas solicitações por meio de um histórico gerado pelos números de protocolo. Por isso, pedimos que entre em contato por do telefone 0800 031 2303 ou compareça ao Centro de Informações e Atendimento (CIA) da sua região. Você também pode enviar dúvidas e pedidos de informações pelo Fale Conosco, em nosso site: https://www.fundacaorenova.org/fale-conosco/.

Responder

Até hoje não recebemos , nem um tipo de ajuda financeira da Renova , mesmo dando entrada no processo e tendo provas consolidadas dos danos que eu e minha família tivemos . Anos depois ainda estamos respondendo a entrevistas em um processo lento e demorado .