Esclarecimento sobre a captação de água em Resplendor

Publicado em: 14/12/2016

Renova Esclarece

A Fundação Renova esclarece que, após as últimas chuvas que atingiram o município de Resplendor (MG) e as consequentes cheias dos rios, todos os equipamentos para captação de água que estavam instalados no Rio Santaninha foram desligados e transferidos, imediatamente, para outro ponto deste rio, assim que a equipe técnica verificou o ocorrido.

Outra medida tomada para garantir o abastecimento de água para a população foi o aumento do número de caminhões pipas, que, de maneira estruturada, estão buscando água no rio Manhuaçu, assim como já vinha ocorrendo, mantendo o abastecimento da Estação de Tratamento de Água (ETA) do município. Cabe ressaltar que em nenhum momento houve desabastecimento de água na cidade. Além disso, a Fundação tem trabalhado intensamente para buscar novas alternativas de captação de água em Resplendor que assegurem o abastecimento para a população a longo prazo.

A Fundação Renova reforça que se estruturou para atuar preventivamente em situações de emergência para minimizar possíveis consequências mapeadas para o período chuvoso em parceria com órgãos ambientais, poder público, Defesas Civis e comunidades. Para tal, foram implantadas centrais de monitoramento com ligação direta à Defesa Civil, instituição responsável por direcionar as iniciativas de preservação e restabelecimento social em situações emergenciais, e aos órgãos de meio ambiente permitindo decisões ágeis e mais eficientes ao levar informação à sociedade.