Fundação Renova

Projeto Raízes abre vagas para jovens ingressarem na jornada do empreendedorismo

Publicado em: 19/07/2023 Empreendedorismo, empreendedor, Projeto Raízes

Inscrições podem ser realizadas até 30/07; serão 150 vagas para jovens de 15 a 19 anos em Mariana e Governador Valadares, em Minas, e Linhares, no Espírito Santo 

 

O Projeto Raízes – Jornada do Empreendedor está com vagas abertas para jovens de 15 a 19 anos que desejam obter uma formação introdutória em empreendedorismo, com conteúdo de diferentes áreas do conhecimento, que complementam o ensino tradicional escolar. 

Ao todo, serão disponibilizadas 150 vagas para estudantes, até o dia 30 de julho, para Governador Valadares e Mariana, em Minas Gerais, e Linhares, no Espírito Santo. Serão selecionados 50 participantes por município.  

A iniciativa da Fundação Renova, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), visa capacitar jovens com perfil empreendedor, entusiastas em temáticas de tecnologia e negócios de impacto e inovação social, por meio de metodologias de desenvolvimento de negócios.  

“A formação introdutória em empreendedorismo visa proporcionar reflexões, oportunidades e ferramentas aos jovens que estão frequentando as escolas e estejam próximos de ingressar, muitas vezes pela primeira vez, no mercado de trabalho”, ressalta André Mapa, analista de Economia e Inovação da Fundação Renova. 

 

O projeto 

A grade de programação do curso é estruturada em dez módulos sequenciais, com 93 horas de duração, divididas entre atividades presenciais e online, que abordarão temáticas de Tecnologia e Inovação, Sustentabilidade, Comunicação, Finanças Pessoais, Empreendedorismo e outros. A previsão é de que o programa ocorra entre agosto/23 e março/24. 

Durante o percurso formativo e de capacitação, até cinco propostas dos estudantes, geradas por cada município, poderão receber um aporte financeiro de até R$ 10 mil a serem utilizados em mentorias e/ou outros serviços necessários para o desenvolvimento de ideias de inovação social. 

Cada jovem também contará com acompanhamento individualizado de uma psicóloga, que apoiará no desenvolvimento e aproveitamento do programa. Ao final da participação da formação, o aluno receberá um certificado de conclusão emitido pela Fundação Dom Cabral. 

 As inscrições para cada município estão disponíveis nos seguintes links: 

Serviço: 

Projeto Raízes- Jornada do Empreendedorismo 

Inscrições: Abertas até o dia 30 de julho

Público-alvo: jovens de 15 a 19 anos de Governador Valadares e Mariana (MG) e Linhares (ES) 

Edital do projeto: disponível clicando aqui  

  

Sobre a Fundação Renova  

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.  

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.  


Compartilhar: