Projeto para fortalecimento de pequenas e médias empresas será lançado em Timóteo

Publicado em: 08/03/2023 Economia Local, Projeto + Gestão

Evento presencial e gratuito será realizado na quarta-feira (15), das 18h30 às 20h, para empresas locais

Pequenas e médias empresas locais de Timóteo, no Vale do Aço, que visam fortalecer a gestão do negócio e a competitividade no mercado, poderão participar de forma gratuita do projeto +Gestão da Fundação Renova. O lançamento será realizado na quarta-feira (15), das 18h30 às 20h, na Faculdade Única, na Avenida Acesita, 655, bairro Olaria.

Empresas interessadas em participar do evento podem se inscrever pelo link clicando aqui. As vagas são limitadas. Para participar do projeto, é preciso atender aos seguintes critérios de seleção: possuir Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ativo; estar sediada em uma das cidades comtempladas, e ter no mínimo 1 (um) ano de operação.

O + Gestão é um projeto que tem como objetivo promover a melhoria nos processos de gestão das empresas por meio de utilização de ferramentas como palestras, conteúdos e vídeos didáticos além de consultorias individuais. Nas etapas finais da capacitação, ocorrem os “Encontros de Negócios” para promover a aproximação entre as empresas e fechamento de novos negócios. Em seguida, é realizada a etapa de relatório final e a conclusão da capacitação.

As empresas são avaliadas sob a ótica das seguintes dimensões: Gestão da Qualidade e Produtividade; Segurança do Trabalho, Saúde, Meio Ambiente (SSMA) e Responsabilidade Social e Gestão Contábil, Tributária e Trabalhista.

“Inicialmente, o programa faz um diagnóstico municipal para entender as demandas e oportunidades locais, identificando empresas interessadas e empresas âncoras. Em seguida, são feitos o reconhecimento das fases em que cada empresa se encontra e a identificação dos pontos fracos e fortes de cada uma delas. Assim, é possível realizar uma intervenção customizada por empresa, por meio de capacitações e consultorias individuais”, explica o coordenador de Contratação e Empreendedorismo Local da Fundação Renova, Roberto Ruggeri Ferreira.

Com o apoio da DVF Consultoria, o projeto abrange os estados de Minas Gerais e Espírito Santo e, em 2023, terá disponíveis 120 vagas para capacitar empresas nos municípios de Mariana, Barra Longa, Ipatinga e Timóteo e região, em Minas Gerais, e Linhares, Colatina, Aracruz e região no Espírito Santo.

Resultados em 2022

Em 2022, o projeto +Gestão certificou 113 empresas em Minas Gerais e Espírito Santo (67 empresas em MG e 46 empresas no ES).

Na análise do diagnóstico final em comparação do diagnóstico inicial, os principais resultado foram:

31% das empresas tiveram crescimento entre 0 e 50%

26% das empresas tiveram crescimento entre 50 e 100%

43% das empresas tiveram crescimento acima de 100%

Lançamento do projeto +Gestão

Data: 15/03/2023
Horário: 18h30 às 20h
Local:  Faculdade Única (Av. Acesita, 655 – Olaria)
Inscrição: Clique no link
Público: Pequenas e médias empresas locais de Timóteo

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Assessoria de imprensa – Fundação Renova
imprensa@fundacaorenova.org