Fundo Diversifica Mariana amplia atuação para fomentar empresas no município

Publicado em: 20/06/2023 Economia Local

Novas modalidades têm o objetivo de promover o desenvolvimento econômico local, assim como fortalecer e atrair negócios

O Fundo Diversifica Mariana oferece agora três modalidades, que têm como objetivo atrair negócios de diferentes portes e segmentos para a município, assim como diminuir a dependência da atividade minerária. Além da linha que já estava em curso, que é a Equalização de juros, foram disponibilizadas duas novas: o Fundo Garantidor e o Financiamento. O aporte da Fundação Renova é de R$ 55 milhões em linhas de crédito.

O Fundo Diversifica Mariana foi lançado em 2018 pela Fundação Renova e é operacionalizado pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Para ter acesso ao Fundo Diversifica Mariana, as empresas podem entrar em contato com o correspondente bancário do BDMG local por meio do site www.bdmg.mg.gov.br

De acordo com a coordenadora de Economia e Inovação da Fundação Renova, Ana Lage, o Fundo Diversifica Mariana é uma ferramenta de crédito com condições facilitadas que visa contribuir para o desenvolvimento das empresas do município e apoiar a diversificação econômica local.

“A disponibilização de um fundo exclusivo apoia o município na atração de novos empreendimentos e na consolidação de empresas locais, tendo em vista que crédito é essencial tanto para financiar o capital de giro quanto aos grandes investimentos”, afirma.

Saiba mais sobre as modalidades do Fundo Diversifica:

• O Fundo Garantidor, que tem o objetivo de contribuir para a superação de dificuldades constatadas por empresas em apresentar garantias nas operações de crédito para se instalarem ou reposicionarem no município.
  • O Financiamento, que facilita o acesso a recursos para financiamento e capital de giro das empresas com potencial de crescimento na cidade, com limites de crédito maiores e taxas de juros menores.
  • A Equalização de Juros, em que os recursos são destinados para o equilíbrio das taxas de juros pagas pelas empresas na tomada de crédito.

Quem pode participar

O Diversifica Mariana possui um Comitê Gestor, composto por representantes da Fundação Renova, do BDMG e do governo de Minas Gerais. Podem ser beneficiárias pessoas jurídicas de todos os portes, cujos projetos de investimento tenham sido enquadrados pelo Comitê Gestor. Podem participar projetos de implantação, modernização, expansão e relocalização, que apresentem os seguintes requisitos obrigatórios: que sejam localizados em Mariana e que não façam parte, de forma exclusiva, da indústria minerária.

Entre os requisitos desejáveis estão a utilização predominantemente de mão de obra local e apresentação de características de sustentabilidade ambiental, entre outros.

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.