Jovens de Regência apresentam vídeos on-line que contam histórias da comunidade

Publicado em: 16/07/2021 Regência

Ação é resultado de projeto selecionado no Edital Doce e a exibição será neste sábado (17), acompanhada de banda e grupo de congo

O Projeto Identidade Regência realizará, no próximo sábado (17), uma apresentação on-line e ao vivo de trabalhos audiovisuais desenvolvidos por cerca de 30 jovens da comunidade de Regência, no município de Linhares (ES).

A iniciativa faz parte de um dos projetos selecionados pelo Edital Doce da Fundação Renova, que foi realizada pelo proponente Cainã Morelatto e desenvolvida pela MM Projetos Culturais. De maio a julho, os alunos participaram de oficinas de produção de conteúdo para documentários e videoclipes e puderam realizar os trabalhos que serão transmitidos pelo canal do projeto no Youtube (aqui).

Na programação, está prevista a exibição do documentário “Memórias de Regência Augusta”, que faz um resgate das histórias de Vila de Regência ao retratar as recordações de três personagens tradicionais da comunidade: o senhor Nestor, um dos ex-pescadores mais antigos de Regência; Grimaldo Firmino, mestre de congo da comunidade; e Bibil Satiro, ex-diretora teatral que há 30 anos vive e atua como produtora em Regência, desenvolvendo projetos de cunho social, ambiental e cultural.

Além do documentário, será exibido o videoclipe “Vilarejo”, que conta a história de um cachorro que se perde na Vila de Regência. Tanto o documentário como o videoclipe foram roteirizados e produzidos pelos alunos durante as oficinas do projeto.

Os espectadores também poderão conferir a apresentação do grupo de Congo São Benedito e o show da banda linharense Cainã e a Vizinhança do Espelho.

Para a transmissão do evento, a equipe técnica foi reduzida, a fim de evitar a aglomeração, e todos os profissionais envolvidos também foram testados para a Covid-19.

Fomento à cultura

Criado pela Fundação Renova para fomentar e apoiar projetos de cultura, turismo, esporte e lazer nas regiões atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, em Minas Gerais e no Espírito Santo, o Edital Doce está destinando R$ 13,5 milhões para 228 projetos. Até o momento, 92 já iniciaram as ações planejadas em diversas comunidades, beneficiando diretamente cerca de 63 mil pessoas e gerando 500 postos de trabalho.

“O projeto é de grande importância para fomentar a cultura local e envolver a comunidade. O público que estiver acompanhando poderá também conhecer um pouco mais sobre a histórica Vila de Regência”, diz Érika Carvalho, analista do Programa de Educação e Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Fundação Renova.

Projeto Identidade Regência

Dia: 17/06

Horário: a partir das 17h

Link: https://www.youtube.com/c/IdentidadeReg%C3%AAncia

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Assessoria de imprensa – Fundação Renova

imprensa@fundacaorenova.org