Fundação Renova

Especialistas e órgãos ambientais discutem soluções para as atividades pesqueiras no Espírito Santo

Publicado em: 09/03/2017 Atividades aquícolas e pesqueiras

A retomada das atividades econômicas e produtivas ligadas à pesca nas comunidades impactadas pelo rompimento da barragem foi tema do II Painel Técnico sobre Atividades Aquícolas e Pesqueiras, realizado no Espírito Santo, no dia 7 de março. Seguindo o princípio da Fundação Renova de construção de soluções de maneira colaborativa e compartilhada, o evento contou com a participação de especialistas, pesquisadores e representantes de órgãos ambientais.

Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Ibama, Iema, Incaper, Idaf, Ufes e Ifes foram algumas das entidades que participaram do evento e mostraram um pouco de suas experiências na área. De acordo com o líder do Programa de Retomada das Atividades Aquícolas e Pesqueiras da Fundação Renova, Paulo Rocha, o painel é o primeiro passo para discutir ideias, levantar as potencialidades e criar soluções conjuntas para a implementação de ações nos próximos anos.

Durante o encontro, foram apresentados dados de pesquisas realizadas, experiências implementadas e projetos para o setor. Todo o processo também será discutido com pescadores, para atender às necessidades das comunidades de acordo com a vocação de cada região. Essas discussões e propostas são fundamentais para a elaboração do escopo do programa.

Na parte final do painel, os participantes tiveram a oportunidade de opinar sobre as alternativas apresentadas, sugerir propostas e definir encaminhamentos para balizar os trabalhos e agilizar a implementação de projetos nesses locais. Esse é o segundo evento da Fundação para discutir o tema. Em janeiro, também foi realizado um painel sobre pesca e aquicultura em Belo Horizonte (MG).


Compartilhar: