Comunidades de Linhares terão renda extra com cultivo integrado de peixes e hortaliças

Publicado em: 13/06/2022 Atividades aquícolas e pesqueiras

Parceria entre IFES e Fundação Renova ofereceu capacitação para mais de 160 pessoas em Areal, Povoação, Regência e Entre Rios

O projeto de aquaponia “Cultivando para Pescar” iniciou os testes de operações na comunidade de Areal, em Linhares (ES). A iniciativa possibilita o cultivo integrado de hortaliças e a criação de peixes. Além de Areal, as comunidades de Povoação, Regência e Entre Rios também estão em atendimento pelo projeto.

Desenvolvido pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – campus de Piúma/FACTO e tendo a Fundação Renova como responsável pelo repasse dos recursos, o projeto possibilitará uma fonte alternativa de renda para a população impactada pelo rompimento da barragem de Fundão (MG).

O sistema de aquaponia permite a integração da criação de organismos aquáticos (aquicultura) com o cultivo de hortaliças (hidroponia), por meio do aproveitamento da água e do efluente (resíduo) da aquicultura, utilizados como substrato para as plantas. Os peixes criados em tanques e alimentados com ração liberam dejetos ricos em nutrientes, que podem ser bombeados para outra parte do sistema, onde estão as hortaliças. Assim, as raízes das plantas, cultivadas em sistemas flutuantes, retiram os nutrientes e purificam a água, que retorna ao local onde são produzidos os peixes.

Nove tanques de aquaponia serão instalados em cada comunidade, totalizando 36. Até o momento, o sistema de Areal está em fase de testes, tendo sido concluído o da parte hidráulica. Com a conclusão dos testes hidráulicos do sistema, um teste de povoamento de peixes foi realizado em 18 de abril e vem sendo acompanhado pela equipe.

A próxima comunidade a ser concluída a montagem do sistema de aquaponia é a de Povoação, em paralelo com o início da montagem nas demais, Regência e Entre Rios.

“As comunidades terão a oportunidade de desenvolverem uma nova atividade produtiva e sustentável. Além disso, o projeto contribuirá também para a geração de renda, a seguridade alimentar e o fomento à economia local”, diz Arthur Lima, analista do Programa de Retomada das Atividades Aquícolas e Pesqueiras da Fundação Renova.

Capacitações

A oferta de cursos de capacitação aos participantes faz parte do projeto. Até o momento, 162 pessoas já participaram das capacitações nas quatro comunidades. Foram realizados os cursos de Piscicultura Superintensiva (quatro comunidades), Hidroponia (Entre Rios, Areal e Povoação) e Beneficiamento de Pescados (Areal).

Os cursos de Mecanização e automação do cultivo e Formação de custo e preço serão ministrados ainda neste ano pela equipe executora do Ifes/FACTO.

Etapas

Em Areal, após o início da fase de testes dos equipamentos, no mês de abril, as próximas etapas serão compostas pela montagem das estufas (sistema de produção das hortaliças). Neste sistema de aquaponia serão cultivados a tilápia e a alface, pela grande aceitação por parte dos consumidores.

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Assessoria de imprensa – Fundação Renova
imprensa@fundacaorenova.org