Fundação Renova

14 – Programa de Apoio à Saúde Física e Mental da População Impactada

Objetivo do programa

Desenvolver atividades de apoio à saúde física e mental dos impactados e desenvolver estudo epidemiológico e toxicológico para identificar o perfil epidemiológico e sanitário retrospectivo, atual e prospectivo dos moradores de Mariana até a foz do Rio Doce, a fim de avaliar riscos e correlações decorrentes do rompimento.

 

Relatório de Consolidação das Avaliações de Riscos à Saúde Humana (ARSH)

O Relatório de Consolidação de Estudos de Avaliação de Riscoà Saúde Humana (ARSH) relativo aos estudos realizados pelas empresas Ambios e Tecnohidro em áreas rurais dos municípios de Mariana e Barra Longa (MG) não recomenda limitação de atividades agropecuárias ou de consumo de água (desde que tratada) nem remoção de moradores. Não há metais, decorrentes do rompimento da Barragem de Fundão, que representem risco toxicológico à saúde humana nas áreas de influência.

O Relatório de Consolidação dos Resultados das Avaliações de Riscos à Saúde Humana (ARSH), elaborado pela empresa norte-americana NewFields – uma das mais renomadas do setor de consultoria ambiental –, foi divulgado pela Fundação Renova no dia 17/12.

Segundo o estudo, foram identificadas concentrações de metais acima dos valores de referência de saúde em 4% das amostras coletadas nas regiões impactadas diretamente pela lama de rejeitos. Foi constatada a presença de 8 metais, sendo que 2 têm relação com o rompimento da barragem: ferro e manganês. Os demais metais – cobre, cobalto, selênio, cádmio, arsênio e alumínio – são encontrados na região, localizada no Quadrilátero Ferrífero.

A presença dos metais na concentração encontrada não é prejudicial à saúde e, por isso, não é possível associar diretamente a presença deles a doenças. Para atividades agropecuárias e o consumo do pescado, por exemplo, o relatório não recomenda limitação de atividade. Com o compromisso de assegurar a saúde física e mental tanto dos atingidos como de seus colaboradores, a Fundação Renova reitera que novos estudos complementares continuarão sendo feitos para refinar o conhecimento sobre as substâncias encontradas.

Acesse abaixo os estudos de saúde de Mariana e Barra Longa.

Apresentação: Relatório de Consolidação de Avaliação de Riscos à Saúde Humana (ARSH)

Parecer Técnico: Relatório de Consolidação dos Resultados das Avaliações de Risco à Saúde Humana contratadas pela Fundação Renova para a região de Mariana e Barra Longa

 

NEWFIELDS

Parecer Técnico: Avaliação do “Estudo de Avaliação de Risco à Saúde Humana em Localidades Atingidas pelo Rompimento da Barragem do Fundão – MG” executada pela Ambios Engenharia e Processos

Parecer TécnicoAvaliação do “RELATÓRIO TÉCNICO – AVALIAÇÃO DE RISCO À SAÚDE HUMANA METODOLOGIA MINISTÉRIO DA SAÚDE – MARIANA – MG” executado pela Tecnohidro

 

AMBIOS

ESTUDO DE AVALIAÇÃO DE RISCO À SAÚDE HUMANA EM LOCALIDADES ATINGIDAS PELO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DO FUNDÃO – MG

Anexo 1 TCLE

Anexo 2 Questionário individual

Anexo 3 Questionário profissionais de saúde

Anexo 4 Plano de amostragem Mariana

Anexo 5 Plano de amostragem Barra Longa

Anexo 6 Laudos Mariana

Anexo 7 Laudos Barra longa

Anexo 8 Tabelas calculo de exposição

Anexo 9 Acreditações laboratoriais

Anexo 10 – Escopo da Acreditação

 

TECNOHIDRO

RELATÓRIO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO DE RISCO À SAÚDE HUMANA METODOLOGIA MINISTÉRIO DA SAÚDE MARIANA – MG

Anexo 1 ART MG AR ATSDR

Anexo 2 Mapas de Localização de Amostragem

Anexo 3 Mapas Geoquímicos

Anexo 4 Mapas de Interpolação

Anexo 5 Tabelas Max Concentrações e UCL

Anexo 6 Dados de Entrada Monte Carlo

Anexo 7 Fichas Resumo SQI_Risco

Anexo 8 Mapas de Analise Espacial

Anexo 9 Riscos Pescado

Anexo 10 Mapa de Receptores

Anexo 11 Gráficos de Risco Acumulado por Endpoint

 

Saiba mais: Estudo realizado em Mariana e Barra Longa não recomenda limitações de atividades agropecuárias nem a remoção de moradores

Progresso do programa

Não houve progressos neste mês

Não houve progressos neste mês

Mariana:

Em 12/2023 foi realizado repasse financeiro para Mariana/MG para aquisição de medicamentos e materiais médicos referente ao ano de 2022.

Mariana

Desde o rompimento da Barragem de Fundão, o município de Mariana tem recebido apoio para atendimento à população atingida. A partir da primeira quinzena de janeiro/22, todos os profissionais atuantes pela empresa Contexto foram substituídos por profissionais contratados diretamente pela Prefeitura, com financiamento da Fundação Renova, conforme preconizado no Acordo Judicial homologado pela 2ª Vara Cível. Ao todo, como previsto no Plano de Trabalho, são 34 profissionais de saúde que atuam nos seguintes equipamentos municipais de saúde:
• Espaço Conviver, que presta serviços à população atingida na área de Saúde Mental, oferecendo atendimentos psicológicos e psiquiátricos especializados e acompanhamento psicossocial. O aluguel deste espaço é financiado pela Fundação Renova, que também financiou a compra de móveis e equipamentos para seu funcionamento adequado.
• CAPS e CAPSAD, nos quais os atendimentos são realizados por equipe multiprofissional que atua de forma interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas em sofrimento mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.
• UBS de Bento Rodrigues e Paracatu, onde são oferecidos atendimentos com Nutricionista, Fisioterapeuta, Odontóloga, Médico ESF, Médico Psiquiatra, Enfermeiro e Psicóloga. O objetivo desta Unidade de Saúde é atender até 80% dos problemas de saúde da população atingida, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais. Nesta UBS, assim como em outras UBS do Município, as famílias atingidas podem ter acesso a ações de promoção, prevenção e tratamento relacionadas a saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção a câncer, pré-natal e cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, fazer curativos, inalações, tomar vacinas, coletar amostras para exames laboratoriais, ter tratamento odontológico, receber medicação básica e ser encaminhado para atendimentos com especialistas.

A Fundação Renova também apoia o município de Mariana com 05 veículos para atendimento à população atingida, visando a reforçar o trabalho nas áreas de atenção primária, atenção especializada, saúde mental, vigilância em saúde, assistência farmacêutica, entre outros.

Desde o rompimento da Barragem de Fundão, o município de Mariana tem recebido apoio para atendimento à população atingida. A partir da primeira quinzena de janeiro/22, todos os profissionais atuantes pela empresa Contexto foram substituídos por profissionais contratados diretamente pela Prefeitura, com financiamento da Fundação Renova, conforme preconizado no Acordo Judicial homologado pela 2ª Vara Cível. Ao todo, como previsto no Plano de Trabalho, são 34 profissionais de saúde que atuam nos seguintes equipamentos municipais de saúde: • Espaço Conviver, que presta serviços à população atingida na área de Saúde Mental, oferecendo atendimentos psicológicos e psiquiátricos especializados e acompanhamento psicossocial. O aluguel deste espaço é financiado pela Fundação Renova, que também financiou a compra de móveis e equipamentos para seu funcionamento adequado. • CAPS e CAPSAD, nos quais os atendimentos são realizados por equipe multiprofissional que atua de forma interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas em sofrimento mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial. • UBS de Novo Bento Rodrigues e Paracatu, onde são oferecidos atendimentos com Nutricionista, Fisioterapeuta, Odontóloga, Médico ESF, Médico Psiquiatra, Enfermeiro e Psicóloga. O objetivo desta Unidade de Saúde é atender até 80% dos problemas de saúde da população atingida, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais. Nesta UBS, assim como em outras UBS do Município, as famílias atingidas podem ter acesso a ações de promoção, prevenção e tratamento relacionadas a saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção a câncer, pré-natal e cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, fazer curativos, inalações, tomar vacinas, coletar amostras para exames laboratoriais, ter tratamento odontológico, receber medicação básica e ser encaminhado para atendimentos com especialistas. A Fundação Renova também apoia o município de Mariana com 05 veículos para atendimento à população atingida, visando a reforçar o trabalho nas áreas de atenção primária, atenção especializada, saúde mental, vigilância em saúde, assistência farmacêutica, entre outros.

Desde o rompimento da Barragem de Fundão, o município de Mariana tem recebido apoio para atendimento à população atingida. A partir da primeira quinzena de janeiro/22, todos os profissionais atuantes pela empresa Contexto foram substituídos por profissionais contratados diretamente pela Prefeitura, com financiamento da Fundação Renova, conforme preconizado no Acordo Judicial homologado pela 2ª Vara Cível. Ao todo, como previsto no Plano de Trabalho, são 34 profissionais de saúde que atuam nos seguintes equipamentos municipais de saúde:
• Espaço Conviver, que presta serviços à população atingida na área de Saúde Mental, oferecendo atendimentos psicológicos e psiquiátricos especializados e acompanhamento psicossocial. O aluguel deste espaço é financiado pela Fundação Renova, que também financiou a compra de móveis e equipamentos para seu funcionamento adequado.
• CAPS e CAPSAD, nos quais os atendimentos são realizados por equipe multiprofissional que atua de forma interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas em sofrimento mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.
• UBS de Bento Rodrigues e Paracatu, onde são oferecidos atendimentos com Nutricionista, Fisioterapeuta, Odontóloga, Médico ESF, Médico Psiquiatra, Enfermeiro e Psicóloga. O objetivo desta Unidade de Saúde é atender até 80% dos problemas de saúde da população atingida, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais. Nesta UBS, assim como em outras UBS do Município, as famílias atingidas podem ter acesso a ações de promoção, prevenção e tratamento relacionadas a saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção a câncer, pré-natal e cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, fazer curativos, inalações, tomar vacinas, coletar amostras para exames laboratoriais, ter tratamento odontológico, receber medicação básica e ser encaminhado para atendimentos com especialistas.

A Fundação Renova também apoia o município de Mariana com 05 veículos para atendimento à população atingida, visando a reforçar o trabalho nas áreas de atenção primária, atenção especializada, saúde mental, vigilância em saúde, assistência farmacêutica, entre outros.

Desde o rompimento da Barragem de Fundão, o município de Mariana tem recebido apoio para atendimento à população atingida. A partir da primeira quinzena de janeiro/22, todos os profissionais atuantes pela empresa Contexto foram substituídos por profissionais contratados diretamente pela Prefeitura, com financiamento da Fundação Renova, conforme preconizado no Acordo Judicial homologado pela 2ª Vara Cível. Ao todo, como previsto no Plano de Trabalho, são 34 profissionais de saúde que atuam nos seguintes equipamentos municipais de saúde:
• Espaço Conviver, que presta serviços à população atingida na área de Saúde Mental, oferecendo atendimentos psicológicos e psiquiátricos especializados e acompanhamento psicossocial. O aluguel deste espaço é financiado pela Fundação Renova, que também financiou a compra de móveis e equipamentos para seu funcionamento adequado.
• CAPS e CAPSAD, nos quais os atendimentos são realizados por equipe multiprofissional que atua de forma interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas em sofrimento mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.
• UBS de Bento Rodrigues e Paracatu, onde são oferecidos atendimentos com Nutricionista, Fisioterapeuta, Odontóloga, Médico ESF, Médico Psiquiatra, Enfermeiro e Psicóloga. O objetivo desta Unidade de Saúde é atender até 80% dos problemas de saúde da população atingida, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais. Nesta UBS, assim como em outras UBS do Município, as famílias atingidas podem ter acesso a ações de promoção, prevenção e tratamento relacionadas a saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção a câncer, pré-natal e cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, fazer curativos, inalações, tomar vacinas, coletar amostras para exames laboratoriais, ter tratamento odontológico, receber medicação básica e ser encaminhado para atendimentos com especialistas.

A Fundação Renova também apoia o município de Mariana com 05 veículos para atendimento à população atingida, visando a reforçar o trabalho nas áreas de atenção primária, atenção especializada, saúde mental, vigilância em saúde, assistência farmacêutica, entre outros.

Desde o rompimento da Barragem de Fundão, o município de Mariana tem recebido apoio para atendimento à população atingida. A partir da primeira quinzena de janeiro/22, todos os profissionais atuantes pela empresa Contexto foram substituídos por profissionais contratados diretamente pela Prefeitura, com financiamento da Fundação Renova, conforme preconizado no Acordo Judicial homologado pela 2ª Vara Cível. Ao todo, como previsto no Plano de Trabalho, são 34 profissionais de saúde que atuam nos seguintes equipamentos municipais de saúde: • Espaço Conviver, que presta serviços à população atingida na área de Saúde Mental, oferecendo atendimentos psicológicos e psiquiátricos especializados e acompanhamento psicossocial. O aluguel deste espaço é financiado pela Fundação Renova, que também financiou a compra de móveis e equipamentos para seu funcionamento adequado. • CAPS e CAPSAD, nos quais os atendimentos são realizados por equipe multiprofissional que atua de forma interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas em sofrimento mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial. • UBS de Bento Rodrigues e Paracatu, onde são oferecidos atendimentos com Nutricionista, Fisioterapeuta, Odontóloga, Médico ESF, Médico Psiquiatra, Enfermeiro e Psicóloga. O objetivo desta Unidade de Saúde é atender até 80% dos problemas de saúde da população atingida, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais. Nesta UBS, assim como em outras UBS do Município, as famílias atingidas podem ter acesso a ações de promoção, prevenção e tratamento relacionadas a saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção a câncer, pré-natal e cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, fazer curativos, inalações, tomar vacinas, coletar amostras para exames laboratoriais, ter tratamento odontológico, receber medicação básica e ser encaminhado para atendimentos com especialistas. A Fundação Renova também apoia o município de Mariana com 05 veículos para atendimento à população atingida, visando a reforçar o trabalho nas áreas de atenção primária, atenção especializada, saúde mental, vigilância em saúde, assistência farmacêutica, entre outros.

Mariana

Desde o rompimento da Barragem de Fundão, o município de Mariana tem recebido apoio para atendimento à população atingida. A partir da primeira quinzena de janeiro/22, todos os profissionais atuantes pela empresa Contexto foram substituídos por profissionais contratados diretamente pela Prefeitura, com financiamento da Fundação Renova, conforme preconizado no Acordo Judicial homologado pela 2ª Vara Cível. Ao todo, como previsto no Plano de Trabalho, são 34 profissionais de saúde que atuam nos seguintes equipamentos municipais de saúde:
• Espaço Conviver, que presta serviços à população atingida na área de Saúde Mental, oferecendo atendimentos psicológicos e psiquiátricos especializados e acompanhamento psicossocial. O aluguel deste espaço é financiado pela Fundação Renova, que também financiou a compra de móveis e equipamentos para seu funcionamento adequado.
• CAPS e CAPSAD, nos quais os atendimentos são realizados por equipe multiprofissional que atua de forma interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas em sofrimento mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.
• UBS de Bento Rodrigues e Paracatu, onde são oferecidos atendimentos com Nutricionista, Fisioterapeuta, Odontóloga, Médico ESF, Médico Psiquiatra, Enfermeiro e Psicóloga. O objetivo desta Unidade de Saúde é atender até 80% dos problemas de saúde da população atingida, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais. Nesta UBS, assim como em outras UBS do Município, as famílias atingidas podem ter acesso a ações de promoção, prevenção e tratamento relacionadas a saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção a câncer, pré-natal e cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, fazer curativos, inalações, tomar vacinas, coletar amostras para exames laboratoriais, ter tratamento odontológico, receber medicação básica e ser encaminhado para atendimentos com especialistas.

A Fundação Renova também apoia o município de Mariana com 05 veículos para atendimento à população atingida, visando a reforçar o trabalho nas áreas de atenção primária, atenção especializada, saúde mental, vigilância em saúde, assistência farmacêutica, entre outros.

Mariana

Desde o rompimento da Barragem de Fundão, o município de Mariana tem recebido apoio para atendimento à população atingida. A partir da primeira quinzena de janeiro/22, todos os profissionais atuantes pela empresa Contexto foram substituídos por profissionais contratados diretamente pela Prefeitura, com financiamento da Fundação Renova, conforme preconizado no Acordo Judicial homologado pela 2ª Vara Cível. Ao todo, como previsto no Plano de Trabalho, são 34 profissionais de saúde que atuam nos seguintes equipamentos municipais de saúde:
Espaço Conviver, que presta serviços à população atingida na área de Saúde Mental, oferecendo atendimentos psicológicos e psiquiátricos especializados e acompanhamento psicossocial. O aluguel deste espaço é financiado pela Fundação Renova, que também financiou a compra de móveis e equipamentos para seu funcionamento adequado.
CAPS e CAPSAD, nos quais os atendimentos são realizados por equipe multiprofissional que atua de forma interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas em sofrimento mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.
UBS de Bento Rodrigues e Paracatu, onde são oferecidos atendimentos com Nutricionista, Fisioterapeuta, Odontóloga, Médico ESF, Médico Psiquiatra, Enfermeiro e Psicóloga. O objetivo desta Unidade de Saúde é atender até 80% dos problemas de saúde da população atingida, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais. Nesta UBS, assim como em outras UBS do Município, as famílias atingidas podem ter acesso a ações de promoção, prevenção e tratamento relacionadas a saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção a câncer, pré-natal e cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, fazer curativos, inalações, tomar vacinas, coletar amostras para exames laboratoriais, ter tratamento odontológico, receber medicação básica e ser encaminhado para atendimentos com especialistas.

A Fundação Renova também apoia o município de Mariana com 05 veículos para atendimento à população atingida, visando a reforçar o trabalho nas áreas de atenção primária, atenção especializada, saúde mental, vigilância em saúde, assistência farmacêutica, entre outros.

Depósito judicial para suplementação de RH em Mariana - 5º depósito.

Barra Longa

"Desde o rompimento da Barragem de Fundão, o município de Barra Longa tem recebido apoio ao SUS para atendimento à população atingida. Por meio de ACP homologada pela 12ª Vara para um período de 24 meses foram disponibilizados recursos financeiros para a contratação de 2 médicos plantonistas, 2 enfermeiros plantonistas, 2 técnicos de enfermagem, 1 médico psiquiatra, 1 psicólogo e, para o Departamento de Vigilância em Saúde, 2 profissionais de nível médio, 2 profissionais de nível técnico e 2 profissionais de nível superior.

A Secretaria de Saúde relatou o importante trabalho desenvolvido pelos profissionais da Vigilância em Saúde na atualização dos sistemas de informação do SUS (agravos de notificação, SIM, plataformas Covid-19, entre outros), monitoramento de dados do Sistema de monitoramento da qualidade da água para consumo humano (SISAGUA), fiscalização e orientação aos comerciantes e população referente medidas sanitárias a serem seguidas para combate ao COVID-19 e inspeção sanitária em estabelecimentos comerciais, dentre outras.

Para o apoio logístico, a Fundação Renova disponibilizou 02 veículos para a Secretaria Municipal de Saúde de Barra Longa, com os respectivos cartões-combustível, que são utilizados para o transporte de pacientes, atendimento à Estratégia da Saúde da Família, atendimento à equipe de Vigilância em Saúde para execuções de ações de prevenção, promoção e recuperação à saúde, entre outros.

A Fundação Renova também apoiou o município com o valor de R$ 175.000,00 (dois repasses anuais em 2020 e 2021) para complementação de exames e consultas especializadas, aquisição de material médico, insumos e medicamentos. Além disso, foram adquiridos 04 notebooks e 04 desktops e entregou Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e uniformes para o Departamento de Vigilância em Saúde.

O município de Barra Longa solicitou dilação de prazo da ACP com apresentação de plano de trabalho. O processo se encontra em análise pelo Jurídico da Fundação Renova."

Mariana

"Desde o rompimento da Barragem de Fundão, o município de Mariana tem recebido apoio para atendimento à população atingida. A partir da primeira quinzena de janeiro/22, todos os profissionais atuantes pela empresa Contexto foram substituídos por profissionais contratados diretamente pela Prefeitura, com financiamento da Fundação Renova, conforme preconizado no Acordo Judicial homologado pela 2ª Vara Cível. Ao todo, como previsto no Plano de Trabalho, são 34 profissionais de saúde que atuam nos seguintes equipamentos municipais de saúde:
• Espaço Conviver, que presta serviços à população atingida na área de Saúde Mental, oferecendo atendimentos psicológicos e psiquiátricos especializados e acompanhamento psicossocial. O aluguel deste espaço é financiado pela Fundação Renova, que também financiou a compra de móveis e equipamentos para seu funcionamento adequado.
• CAPS e CAPSAD, nos quais os atendimentos são realizados por equipe multiprofissional que atua de forma interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas em sofrimento mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.
• UBS de Bento Rodrigues e Paracatu, onde são oferecidos atendimentos com Nutricionista, Fisioterapeuta, Odontóloga, Médico ESF, Médico Psiquiatra, Enfermeiro e Psicóloga. O objetivo desta Unidade de Saúde é atender até 80% dos problemas de saúde da população atingida, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais. Nesta UBS, assim como em outras UBS do Município, as famílias atingidas podem ter acesso a ações de promoção, prevenção e tratamento relacionadas a saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção a câncer, pré-natal e cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, fazer curativos, inalações, tomar vacinas, coletar amostras para exames laboratoriais, ter tratamento odontológico, receber medicação básica e ser encaminhado para atendimentos com especialistas.

A Fundação Renova também apoia o município de Mariana com 05 veículos para atendimento à população atingida, visando a reforçar o trabalho nas áreas de atenção primária, atenção especializada, saúde mental, vigilância em saúde, assistência farmacêutica, entre outros."

Barra Longa

Desde o rompimento da Barragem de Fundão, o município de Barra Longa tem recebido apoio ao SUS para atendimento à população atingida. Atualmente, por meio de ACP homologada pela 12ª Vara, são disponibilizados recursos financeiros para a contratação de 2 médicos plantonistas, 2 enfermeiros plantonistas, 2 técnicos de enfermagem, 1 médico psiquiatra, 1 psicólogo e, para o Departamento de Vigilância em Saúde, 2 profissionais de nível médio, 2 profissionais de nível técnico e 2 profissionais de nível superior.

Neste relatório semestral, referente ao período de abril/22 a setembro/22, a Secretaria de Saúde reportou que os profissionais médicos e enfermeiros realizaram 5.759 consultas (média de 960 por mês) e 998 procedimentos clínicos como aferição de glicemia, pressão arterial, administração de insulina, medicação, retirada de pontos e curativos, coleta de amostras para testes COVID-19, entre outros (média de 166 procedimentos por mês) no Centro Assistencial de Saúde (CAS) 24h.

Os profissionais contratados também podem apoiar as ações desenvolvidas na Atenção Primária em Saúde (APS), por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF), que oferece serviços de promoção, prevenção e tratamento da saúde física e mental das comunidades tanto da área urbana quanto rural do Município.

No relatório supracitado, a Secretaria de Saúde relatou o importante trabalho desenvolvido pelos profissionais da Vigilância em Saúde na atualização dos sistemas de informação do SUS (agravos de notificação, SIM, plataformas Covid-19, entre outros), monitoramento de dados do Sistema de monitoramento da qualidade da água para consumo humano (SISAGUA), fiscalização e orientação aos comerciantes e população referente medidas sanitárias a serem seguidas para combate ao COVID-19 e inspeção sanitária em estabelecimentos comerciais, dentre outras.

Para o apoio logístico, a Fundação Renova disponibiliza 02 veículos para a Secretaria Municipal de Saúde de Barra Longa, com os respectivos cartões-combustível, que são utilizados para o transporte de pacientes, atendimento à Estratégia da Saúde da Família, atendimento à equipe de Vigilância em Saúde para execuções de ações de prevenção, promoção e recuperação à saúde, entre outros.

A Fundação Renova também apoia o município com o valor de R$ 175.000,00 (dois repasses anuais em 2020 e 2021) para complementação de exames e consultas especializadas, aquisição de material médico, insumos e medicamentos. Além disso, disponibilizou 04 notebooks e 04 desktops e entregou Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e uniformes para o Departamento de Vigilância em Saúde.

Mariana

Desde o rompimento da Barragem de Fundão, o município de Mariana tem recebido apoio para atendimento à população atingida. A partir da primeira quinzena de janeiro/22, todos os profissionais atuantes pela empresa Contexto foram substituídos por profissionais contratados diretamente pela Prefeitura, com financiamento da Fundação Renova, conforme preconizado no Acordo Judicial homologado pela 2ª Vara Cível. Ao todo, como previsto no Plano de Trabalho, são 34 profissionais de saúde que atuam nos seguintes equipamentos municipais de saúde:
• Espaço Conviver, que presta serviços à população atingida na área de Saúde Mental, oferecendo atendimentos psicológicos e psiquiátricos especializados e acompanhamento psicossocial. O aluguel deste espaço é financiado pela Fundação Renova, que também financiou a compra de móveis e equipamentos para seu funcionamento adequado.
• CAPS e CAPSAD, nos quais os atendimentos são realizados por equipe multiprofissional que atua de forma interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas em sofrimento mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.
• UBS de Bento Rodrigues e Paracatu, onde são oferecidos atendimentos com Nutricionista, Fisioterapeuta, Odontóloga, Médico ESF, Médico Psiquiatra, Enfermeiro e Psicóloga. O objetivo desta Unidade de Saúde é atender até 80% dos problemas de saúde da população atingida, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais. Nesta UBS, assim como em outras UBS do Município, as famílias atingidas podem ter acesso a ações de promoção, prevenção e tratamento relacionadas a saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção a câncer, pré-natal e cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, fazer curativos, inalações, tomar vacinas, coletar amostras para exames laboratoriais, ter tratamento odontológico, receber medicação básica e ser encaminhado para atendimentos com especialistas.

A Fundação Renova também apoia o município de Mariana com 05 veículos para atendimento à população atingida, visando a reforçar o trabalho nas áreas de atenção primária, atenção especializada, saúde mental, vigilância em saúde, assistência farmacêutica, entre outros.

Apresentação de 04 relatórios semanais sobre a Planilha COVID, Boletim Vacinal e Planilha de Óbitos e Novos casos dos municípios atingidos.
Finalização da capacitação “Capacitação de Médicos e Enfermeiros para identificação diagnóstica, monitoramento e acompanhamento de pacientes com exposição a metal pesado” para o município de Mariana/MG.

Apresentação de 04 relatórios semanais sobre a Planilha COVID, Boletim Vacinal e Planilha de Óbitos e Novos casos dos municípios atingidos.
Depósito judicial para suplementação de RH em Mariana - 4º depósito

Barra Longa

Desde o rompimento da Barragem de Fundão, o município de Barra Longa tem recebido apoio ao SUS para atendimento à população atingida. Atualmente, por meio de ACP homologada pela 12ª Vara, são disponibilizados recursos financeiros para a contratação de 2 médicos plantonistas, 2 enfermeiros plantonistas, 2 técnicos de enfermagem, 1 médico psiquiatra, 1 psicólogo e, para o Departamento de Vigilância em Saúde, 2 profissionais de nível médio, 2 profissionais de nível técnico e 2 profissionais de nível superior.

Neste relatório semestral, referente ao período de outubro/21 a abril/22, a Secretaria de Saúde reportou que os profissionais médicos e enfermeiros realizaram 4.709 consultas (média de 784 por mês) e 1059 procedimentos clínicos como aferição de glicemia, pressão arterial, administração de insulina, medicação, retirada de pontos e curativos, coleta de amostras para testes COVID-19, entre outros (média de 176 procedimentos por mês) no Centro Assistencial de Saúde (CAS) 24h.

Os profissionais contratados também podem apoiar as ações desenvolvidas na Atenção Primária em Saúde (APS), por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF), que oferece serviços de promoção, prevenção e tratamento da saúde física e mental das comunidades tanto da área urbana quanto rural do Município.

No relatório supracitado, a Secretaria de Saúde relatou o importante trabalho desenvolvido pelos profissionais da Vigilância em Saúde na atualização dos sistemas de informação do SUS (agravos de notificação, SIM, plataformas Covid-19, entre outros), monitoramento de dados do Sistema de monitoramento da qualidade da água para consumo humano (SISAGUA), fiscalização e orientação aos comerciantes e população referente medidas sanitárias a serem seguidas para combate ao COVID-19 e inspeção sanitária em estabelecimentos comerciais, dentre outras.

Para o apoio logístico, a Fundação Renova disponibiliza 02 veículos para a Secretaria Municipal de Saúde de Barra Longa, com os respectivos cartões-combustível, que são utilizados para o transporte de pacientes, atendimento à Estratégia da Saúde da Família, atendimento à equipe de Vigilância em Saúde para execuções de ações de prevenção, promoção e recuperação à saúde, entre outros.

A Fundação Renova também apoia o município com o valor de R$ 175.000,00 (dois repasses anuais em 2020 e 2021) para complementação de exames e consultas especializadas, aquisição de material médico, insumos e medicamentos. Além disso, disponibilizou 04 notebooks e 04 desktops e entregou Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e uniformes para o Departamento de Vigilância em Saúde.

Mariana

Desde o rompimento da Barragem de Fundão, o município de Mariana tem recebido apoio para atendimento à população atingida. A partir da primeira quinzena de janeiro/22, todos os profissionais atuantes pela empresa Contexto foram substituídos por profissionais contratados diretamente pela Prefeitura, com financiamento da Fundação Renova, conforme preconizado no Acordo Judicial homologado pela 2ª Vara Cível. Ao todo, como previsto no Plano de Trabalho, são 34 profissionais de saúde que atuam nos seguintes equipamentos municipais de saúde:
• Espaço Conviver, que presta serviços à população atingida na área de Saúde Mental, oferecendo atendimentos psicológicos e psiquiátricos especializados e acompanhamento psicossocial. O aluguel deste espaço é financiado pela Fundação Renova, que também financiou a compra de móveis e equipamentos para seu funcionamento adequado.
• CAPS e CAPSAD, nos quais os atendimentos são realizados por equipe multiprofissional que atua de forma interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas em sofrimento mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.
• UBS de Bento Rodrigues e Paracatu, onde são oferecidos atendimentos com Nutricionista, Fisioterapeuta, Odontóloga, Médico ESF, Médico Psiquiatra, Enfermeiro e Psicóloga. O objetivo desta Unidade de Saúde é atender até 80% dos problemas de saúde da população atingida, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais. Nesta UBS, assim como em outras UBS do Município, as famílias atingidas podem ter acesso a ações de promoção, prevenção e tratamento relacionadas a saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção a câncer, pré-natal e cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, fazer curativos, inalações, tomar vacinas, coletar amostras para exames laboratoriais, ter tratamento odontológico, receber medicação básica e ser encaminhado para atendimentos com especialistas.

A Fundação Renova também apoia o município de Mariana com 05 veículos para atendimento à população atingida, visando a reforçar o trabalho nas áreas de atenção primária, atenção especializada, saúde mental, vigilância em saúde, assistência farmacêutica, entre outros.

Barra Longa

Desde o rompimento da Barragem de Fundão, o município de Barra Longa tem recebido apoio ao SUS para atendimento à população atingida. Atualmente, por meio de ACP homologada pela 12ª Vara, são disponibilizados recursos financeiros para a contratação de 2 médicos plantonistas, 2 enfermeiros plantonistas, 2 técnicos de enfermagem, 1 médico psiquiatra, 1 psicólogo e, para o Departamento de Vigilância em Saúde, 2 profissionais de nível médio, 2 profissionais de nível técnico e 2 profissionais de nível superior.

Neste relatório semestral, referente ao período de outubro/21 a abril/22, a Secretaria de Saúde reportou que os profissionais médicos e enfermeiros realizaram 4.709 consultas (média de 784 por mês) e 1059 procedimentos clínicos como aferição de glicemia, pressão arterial, administração de insulina, medicação, retirada de pontos e curativos, coleta de amostras para testes COVID-19, entre outros (média de 176 procedimentos por mês) no Centro Assistencial de Saúde (CAS) 24h.

Os profissionais contratados também podem apoiar as ações desenvolvidas na Atenção Primária em Saúde (APS), por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF), que oferece serviços de promoção, prevenção e tratamento da saúde física e mental das comunidades tanto da área urbana quanto rural do Município.

No relatório supracitado, a Secretaria de Saúde relatou o importante trabalho desenvolvido pelos profissionais da Vigilância em Saúde na atualização dos sistemas de informação do SUS (agravos de notificação, SIM, plataformas Covid-19, entre outros), monitoramento de dados do Sistema de monitoramento da qualidade da água para consumo humano (SISAGUA), fiscalização e orientação aos comerciantes e população referente medidas sanitárias a serem seguidas para combate ao COVID-19 e inspeção sanitária em estabelecimentos comerciais, dentre outras.

Para o apoio logístico, a Fundação Renova disponibiliza 02 veículos para a Secretaria Municipal de Saúde de Barra Longa, com os respectivos cartões-combustível, que são utilizados para o transporte de pacientes, atendimento à Estratégia da Saúde da Família, atendimento à equipe de Vigilância em Saúde para execuções de ações de prevenção, promoção e recuperação à saúde, entre outros.

A Fundação Renova também apoia o município com o valor de R$ 175.000,00 (dois repasses anuais em 2020 e 2021) para complementação de exames e consultas especializadas, aquisição de material médico, insumos e medicamentos. Além disso, disponibilizou 04 notebooks e 04 desktops e entregou Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e uniformes para o Departamento de Vigilância em Saúde."

Mariana

"Desde o rompimento da Barragem de Fundão, o município de Mariana tem recebido apoio para atendimento à população atingida. A partir da primeira quinzena de janeiro/22, todos os profissionais atuantes pela empresa Contexto foram substituídos por profissionais contratados diretamente pela Prefeitura, com financiamento da Fundação Renova, conforme preconizado no Acordo Judicial homologado pela 2ª Vara Cível. Ao todo, como previsto no Plano de Trabalho, são 34 profissionais de saúde que atuam nos seguintes equipamentos municipais de saúde:
• Espaço Conviver, que presta serviços à população atingida na área de Saúde Mental, oferecendo atendimentos psicológicos e psiquiátricos especializados e acompanhamento psicossocial. O aluguel deste espaço é financiado pela Fundação Renova, que também financiou a compra de móveis e equipamentos para seu funcionamento adequado.
• CAPS e CAPSAD, nos quais os atendimentos são realizados por equipe multiprofissional que atua de forma interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas em sofrimento mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.
• UBS de Bento Rodrigues e Paracatu, onde são oferecidos atendimentos com Nutricionista, Fisioterapeuta, Odontóloga, Médico ESF, Médico Psiquiatra, Enfermeiro e Psicóloga. O objetivo desta Unidade de Saúde é atender até 80% dos problemas de saúde da população atingida, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais. Nesta UBS, assim como em outras UBS do Município, as famílias atingidas podem ter acesso a ações de promoção, prevenção e tratamento relacionadas a saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção a câncer, pré-natal e cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, fazer curativos, inalações, tomar vacinas, coletar amostras para exames laboratoriais, ter tratamento odontológico, receber medicação básica e ser encaminhado para atendimentos com especialistas.

A Fundação Renova também apoia o município de Mariana com 05 veículos para atendimento à população atingida, visando a reforçar o trabalho nas áreas de atenção primária, atenção especializada, saúde mental, vigilância em saúde, assistência farmacêutica, entre outros."

Finalização da capacitação “Diagnóstico, direcionamento e acompanhamento de intoxicação por metais” para os municípios da Calha do Rio Doce, com exceção de Mariana.
7º Repasse de recursos financeiros no valor de R$ 348.263,79 para contratação de recursos humanos na área de saúde em Barra Longa, em cumprimento à ACP.
Apresentação de 04 relatórios semanais sobre a Planilha COVID, Boletim Vacinal e Planilha de Óbitos e Novos casos dos municípios atingidos.

Barra Longa

Desde o rompimento da Barragem de Fundão, o município de Barra Longa tem recebido apoio ao SUS para atendimento à população atingida. Atualmente, por meio de ACP homologada pela 12ª Vara, são disponibilizados recursos financeiros para a contratação de 2 médicos plantonistas, 2 enfermeiros plantonistas, 2 técnicos de enfermagem, 1 médico psiquiatra, 1 psicólogo e, para o Departamento de Vigilância em Saúde, 2 profissionais de nível médio, 2 profissionais de nível técnico e 2 profissionais de nível superior.

Neste relatório semestral, referente ao período de outubro/21 a abril/22, a Secretaria de Saúde reportou que os profissionais médicos e enfermeiros realizaram 4.709 consultas (média de 784 por mês) e 1059 procedimentos clínicos como aferição de glicemia, pressão arterial, administração de insulina, medicação, retirada de pontos e curativos, coleta de amostras para testes COVID-19, entre outros (média de 176 procedimentos por mês) no Centro Assistencial de Saúde (CAS) 24h.

Os profissionais contratados também podem apoiar as ações desenvolvidas na Atenção Primária em Saúde (APS), por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF), que oferece serviços de promoção, prevenção e tratamento da saúde física e mental das comunidades tanto da área urbana quanto rural do Município.

No relatório supracitado, a Secretaria de Saúde relatou o importante trabalho desenvolvido pelos profissionais da Vigilância em Saúde na atualização dos sistemas de informação do SUS (agravos de notificação, SIM, plataformas Covid-19, entre outros), monitoramento de dados do Sistema de monitoramento da qualidade da água para consumo humano (SISAGUA), fiscalização e orientação aos comerciantes e população referente medidas sanitárias a serem seguidas para combate ao COVID-19 e inspeção sanitária em estabelecimentos comerciais, dentre outras.

Para o apoio logístico, a Fundação Renova disponibiliza 02 veículos para a Secretaria Municipal de Saúde de Barra Longa, com os respectivos cartões-combustível, que são utilizados para o transporte de pacientes, atendimento à Estratégia da Saúde da Família, atendimento à equipe de Vigilância em Saúde para execuções de ações de prevenção, promoção e recuperação à saúde, entre outros.

A Fundação Renova também apoia o município com o valor de R$ 175.000,00 (dois repasses anuais em 2020 e 2021) para complementação de exames e consultas especializadas, aquisição de material médico, insumos e medicamentos. Além disso, disponibilizou 04 notebooks e 04 desktops e entregou Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e uniformes para o Departamento de Vigilância em Saúde.

N/A

Finalização da capacitação “Direcionamento e Interpretação de Testes de Laboratório para avaliação de intoxicação por metais” para os municípios da Calha do Rio Doce, com exceção de Mariana.

Apresentação de 04 relatórios semanais sobre a Planilha COVID, Boletim Vacinal e Planilha de Óbitos e Novos casos dos municípios atingidos.

Mariana

Desde o rompimento da Barragem de Fundão, o município de Mariana tem recebido apoio para atendimento à população atingida. A partir da primeira quinzena de janeiro/22, todos os profissionais atuantes pela empresa Contexto foram substituídos por profissionais contratados diretamente pela Prefeitura, com financiamento da Fundação Renova, conforme preconizado no Acordo Judicial homologado pela 2ª Vara Cível. Ao todo, como previsto no Plano de Trabalho, são 34 profissionais de saúde que atuam nos seguintes equipamentos municipais de saúde:
• Espaço Conviver, que presta serviços à população atingida na área de Saúde Mental, oferecendo atendimentos psicológicos e psiquiátricos especializados e acompanhamento psicossocial. O aluguel deste espaço é financiado pela Fundação Renova, que também financiou a compra de móveis e equipamentos para seu funcionamento adequado.
• CAPS e CAPSAD, nos quais os atendimentos são realizados por equipe multiprofissional que atua de forma interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas em sofrimento mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.
• UBS de Bento Rodrigues e Paracatu, onde são oferecidos atendimentos com Nutricionista, Fisioterapeuta, Odontóloga, Médico ESF, Médico Psiquiatra, Enfermeiro e Psicóloga. O objetivo desta Unidade de Saúde é atender até 80% dos problemas de saúde da população atingida, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais. Nesta UBS, assim como em outras UBS do Município, as famílias atingidas podem ter acesso a ações de promoção, prevenção e tratamento relacionadas a saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção a câncer, pré-natal e cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, fazer curativos, inalações, tomar vacinas, coletar amostras para exames laboratoriais, ter tratamento odontológico, receber medicação básica e ser encaminhado para atendimentos com especialistas.

A Fundação Renova também apoia o município de Mariana com 05 veículos para atendimento à população atingida, visando a reforçar o trabalho nas áreas de atenção primária, atenção especializada, saúde mental, vigilância em saúde, assistência farmacêutica, entre outros.

Mariana

Desde o rompimento da Barragem de Fundão, o município de Mariana tem recebido apoio para atendimento à população atingida. A partir da primeira quinzena de janeiro/22, todos os profissionais atuantes pela empresa Contexto foram substituídos por profissionais contratados diretamente pela Prefeitura, com financiamento da Fundação Renova, conforme preconizado no Acordo Judicial homologado pela 2ª Vara Cível. Ao todo, como previsto no Plano de Trabalho, são 34 profissionais de saúde que atuam nos seguintes equipamentos municipais de saúde:
• Espaço Conviver, que presta serviços à população atingida na área de Saúde Mental, oferecendo atendimentos psicológicos e psiquiátricos especializados e acompanhamento psicossocial. O aluguel deste espaço é financiado pela Fundação Renova, que também financiou a compra de móveis e equipamentos para seu funcionamento adequado.
• CAPS e CAPSAD, nos quais os atendimentos são realizados por equipe multiprofissional que atua de forma interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas em sofrimento mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.
• UBS de Bento Rodrigues e Paracatu, onde são oferecidos atendimentos com Nutricionista, Fisioterapeuta, Odontóloga, Médico ESF, Médico Psiquiatra, Enfermeiro e Psicóloga. O objetivo desta Unidade de Saúde é atender até 80% dos problemas de saúde da população atingida, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais. Nesta UBS, assim como em outras UBS do Município, as famílias atingidas podem ter acesso a ações de promoção, prevenção e tratamento relacionadas a saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção a câncer, pré-natal e cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, fazer curativos, inalações, tomar vacinas, coletar amostras para exames laboratoriais, ter tratamento odontológico, receber medicação básica e ser encaminhado para atendimentos com especialistas.

A Fundação Renova também apoia o município de Mariana com 05 veículos para atendimento à população atingida, visando a reforçar o trabalho nas áreas de atenção primária, atenção especializada, saúde mental, vigilância em saúde, assistência farmacêutica, entre outros.

Barra Longa

Desde o rompimento da Barragem de Fundão, o município de Barra Longa tem recebido apoio ao SUS para atendimento à população atingida. Atualmente, por meio de ACP homologada pela 12ª Vara, são disponibilizados recursos financeiros para a contratação de 2 médicos plantonistas, 2 enfermeiros plantonistas, 2 técnicos de enfermagem, 1 médico psiquiatra, 1 psicólogo e, para o Departamento de Vigilância em Saúde, 2 profissionais de nível médio, 2 profissionais de nível técnico e 2 profissionais de nível superior.

Neste relatório semestral, referente ao período de outubro/21 a abril/22, a Secretaria de Saúde reportou que os profissionais médicos e enfermeiros realizaram 4.709 consultas (média de 784 por mês) e 1059 procedimentos clínicos como aferição de glicemia, pressão arterial, administração de insulina, medicação, retirada de pontos e curativos, coleta de amostras para testes COVID-19, entre outros (média de 176 procedimentos por mês) no Centro Assistencial de Saúde (CAS) 24h.

Os profissionais contratados também podem apoiar as ações desenvolvidas na Atenção Primária em Saúde (APS), por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF), que oferece serviços de promoção, prevenção e tratamento da saúde física e mental das comunidades tanto da área urbana quanto rural do Município.

No relatório supracitado, a Secretaria de Saúde relatou o importante trabalho desenvolvido pelos profissionais da Vigilância em Saúde na atualização dos sistemas de informação do SUS (agravos de notificação, SIM, plataformas Covid-19, entre outros), monitoramento de dados do Sistema de monitoramento da qualidade da água para consumo humano (SISAGUA), fiscalização e orientação aos comerciantes e população referente medidas sanitárias a serem seguidas para combate ao COVID-19 e inspeção sanitária em estabelecimentos comerciais, dentre outras.

Para o apoio logístico, a Fundação Renova disponibiliza 02 veículos para a Secretaria Municipal de Saúde de Barra Longa, com os respectivos cartões-combustível, que são utilizados para o transporte de pacientes, atendimento à Estratégia da Saúde da Família, atendimento à equipe de Vigilância em Saúde para execuções de ações de prevenção, promoção e recuperação à saúde, entre outros.

A Fundação Renova também apoia o município com o valor de R$ 175.000,00 (dois repasses anuais em 2020 e 2021) para complementação de exames e consultas especializadas, aquisição de material médico, insumos e medicamentos. Além disso, disponibilizou 04 notebooks e 04 desktops e entregou Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e uniformes para o Departamento de Vigilância em Saúde.

N/A

• Finalização da capacitação "Exame Físico para Identificação dos Sinais e Sintomas Relacionados à Exposição a Metais" para os municípios da Calha do Rio Doce, com exceção de Mariana.
Depósito judicial para suplementação de RH em Mariana - 3º depósito
Apresentação de 04 relatórios semanais sobre a Planilha COVID, Boletim Vacinal e Planilha de Óbitos e Novos casos dos municípios atingidos.

Barra Longa

Desde o rompimento da Barragem de Fundão, o município de Barra Longa tem recebido apoio ao SUS para atendimento à população atingida. Atualmente, por meio de ACP homologada pela 12ª Vara, são disponibilizados recursos financeiros para a contratação de 2 médicos plantonistas, 2 enfermeiros plantonistas, 2 técnicos de enfermagem, 1 médico psiquiatra, 1 psicólogo e, para o Departamento de Vigilância em Saúde, 2 profissionais de nível médio, 2 profissionais de nível técnico e 2 profissionais de nível superior.

No Relatório Semestral, referente ao período de abril a setembro/21, a Secretaria de Saúde reportou que os profissionais médicos e enfermeiros realizaram 3.629 consultas (média de 604 por mês) e 1.194 procedimentos clínicos como aferição de glicemia, pressão arterial, administração de insulina, medicação, retirada de pontos e curativos, coleta de amostras para teste Covid-19, entre outros (média de 199 procedimentos por mês) no Centro Assistencial de Saúde (CAS) 24h.

Os profissionais contratados também podem apoiar as ações desenvolvidas na Atenção Primária em Saúde (APS), por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF), que oferece serviços de promoção, prevenção e tratamento da saúde física e mental das comunidades tanto da área urbana quanto rural do Município.

Quanto ao atendimento em saúde mental, realizado tanto no CAS quanto na ESF, no Relatório Semestral referente ao período de outubro/20 a março/21, foram reportados em média 150 consultas mensais realizadas pelo médico psiquiatra e média de 94 atendimentos mensais pela profissional psicóloga. Nos autos da ACP, foi reportado que no período de abril a setembro/21, houve, em média, 97 consultas psiquiátricas por mês. No relatório mais recente, a Secretaria de Saúde continuou o relato do importante trabalho desenvolvido pelos profissionais da Vigilância em Saúde na atualização dos sistemas de informação do SUS (agravos de notificação, SIM, plataformas Covid-19, entre outros), monitoramento de dados do Sistema de monitoramento da qualidade da água para consumo humano (SISAGUA), fiscalização e orientação aos comerciantes e população referente medidas sanitárias a serem seguidas para combate ao COVID-19 e inspeção sanitária em estabelecimentos comerciais, dentre outras.

Para o apoio logístico, a Fundação Renova disponibiliza 02 veículos para a Secretaria Municipal de Saúde de Barra Longa, com os respectivos cartões-combustível, que são utilizados para o transporte de pacientes, atendimento à Estratégia da Saúde da Família, atendimento à equipe de Vigilância em Saúde para execuções de ações de prevenção, promoção e recuperação à saúde, entre outros.

Mariana

Desde o rompimento da Barragem de Fundão, o município de Mariana tem recebido apoio para atendimento à população atingida. Em janeiro, por meio de ACP homologada pela 2ª Vara Cível, a Fundação Renova manteve o financiamento, por meio da empresa Contexto, de 02 profissionais de saúde atuando no apoio e fortalecimento do SUS até o momento em que foi confirmada sua substituição por profissionais contratados pela Prefeitura. Desta forma, a partir da primeira quinzena de janeiro/22, todos os profissionais atuantes pela Contexto foram substituídos por profissionais contratados pela Prefeitura, conforme preconizado no Acordo. Estes profissionais atuam nos seguintes equipamentos municipais de saúde:
• Espaço Conviver, que presta serviços à população atingida na área de Saúde Mental, oferecendo atendimentos psicológicos e psiquiátricos especializados e acompanhamento psicossocial. O aluguel deste espaço é financiado pela Fundação Renova, que também financiou a compra de móveis e equipamentos para seu funcionamento adequado.
• CAPS e CAPSAD, nos quais os atendimentos são realizados por equipe multiprofissional que atua de forma interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas em sofrimento mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.
• UBS de Bento Rodrigues e Paracatu, onde são oferecidos atendimentos com Nutricionista, Fisioterapeuta, Odontóloga, Médico ESF, Médico Psiquiatra, Enfermeiro e Psicóloga. O objetivo desta Unidade de Saúde é atender até 80% dos problemas de saúde da população atingida, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais. Nesta UBS, assim como em outras UBS do Município, as famílias atingidas podem ter acesso a ações de promoção, prevenção e tratamento relacionadas a saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção a câncer, pré-natal e cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, fazer curativos, inalações, tomar vacinas, coletar amostras para exames laboratoriais, ter tratamento odontológico, receber medicação básica e ser encaminhado para atendimentos com especialistas.

Mariana – Saúde (02 profissionais atuando por meio da empresa Contexto):
Médico ESF – 1 (40h/semana) – Atuação: ESF Bento Rodrigues e Paracatu – desligamento em 10/01/2022;
Psicólogo – 1 (30h/semana) – Atuação: 1 no CAPS – desligamento em 12/01/2022.

A Fundação Renova também apoia o município de Mariana com 05 veículos, com os respectivos cartões-combustível para atendimento à população atingida, visando a reforçar o trabalho nas áreas de atenção primária, atenção especializada, saúde mental, vigilância em saúde, assistência farmacêutica, entre outros.

N/A

5º Repasse de recursos financeiros no valor de R$ 298.891,72 para contratação de recursos humanos na área de saúde em Barra Longa, em cumprimento à ACP.
Conclusão da sexta oficina de capacitação dos profissionais do SUS dos municípios da Calha com exceção de Mariana (capacitação exclusiva) - Princípios e Conceitos da Toxicologia de Metais Pesados.
Conclusão da sétima oficina de capacitação dos profissionais do SUS dos municípios da Calha com exceção de Mariana (capacitação exclusiva) - Princípios e Conceitos da Avaliação de Risco à Saúde Humana.
Finalização da capacitação "Levantamento do Histórico Completo de Exposição por Metais" para os municípios da Calha do Rio Doce, com exceção de Mariana.
Apresentação à Sala de Situação/Fundação Renova de 04 relatórios semanais sobre a Planilha COVID, Boletim Vacinal e Planilha de Óbitos e Novos casos dos municípios atingidos.
Finalização da capacitação "Sinais e Sintomas Relacionados à Intoxicação por Metais" para os municípios da Calha do Rio Doce, com exceção de Mariana.
Apresentação de 04 relatórios semanais sobre a Planilha COVID, Boletim Vacinal e Planilha de Óbitos e Novos casos dos municípios atingidos.
6º Repasse de recursos financeiros no valor de R$ 398.762,07 para contratação de recursos humanos na área de saúde em Barra Longa, em cumprimento à ACP.
Finalização da capacitação “Técnica em realização de exames para metal pesado” para o município de Mariana/MG.

Barra Longa

Desde o rompimento da Barragem de Fundão, o município de Barra Longa tem recebido apoio ao SUS para atendimento à população atingida. Atualmente, por meio de ACP homologada pela 12ª Vara, são disponibilizados recursos financeiros para a contratação de 2 médicos plantonistas, 2 enfermeiros plantonistas, 2 técnicos de enfermagem, 1 médico psiquiatra, 1 psicólogo e, para o Departamento de Vigilância em Saúde, 2 profissionais de nível médio, 2 profissionais de nível técnico e 2 profissionais de nível superior.

No relatório semestral apresentado pelo Município, referente ao período de outubro/21 a abril/22, a Secretaria de Saúde reportou que os profissionais médicos e enfermeiros realizaram 4.709 consultas (média de 784 por mês) e 1059 procedimentos clínicos como aferição de glicemia, pressão arterial, administração de insulina, medicação, retirada de pontos e curativos, coleta de amostras para testes COVID-19, entre outros (média de 176 procedimentos por mês) no Centro Assistencial de Saúde (CAS) 24h.

Os profissionais contratados também podem apoiar as ações desenvolvidas na Atenção Primária em Saúde (APS), por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF), que oferece serviços de promoção, prevenção e tratamento da saúde física e mental das comunidades tanto da área urbana quanto rural do Município.

No relatório supracitado, a Secretaria de Saúde relatou o importante trabalho desenvolvido pelos profissionais da Vigilância em Saúde na atualização dos sistemas de informação do SUS (agravos de notificação, SIM, plataformas Covid-19, entre outros), monitoramento de dados do Sistema de monitoramento da qualidade da água para consumo humano (SISAGUA), fiscalização e orientação aos comerciantes e população referente medidas sanitárias a serem seguidas para combate ao COVID-19 e inspeção sanitária em estabelecimentos comerciais, dentre outras.

Para o apoio logístico, a Fundação Renova disponibiliza 02 veículos para a Secretaria Municipal de Saúde de Barra Longa, com os respectivos cartões-combustível, que são utilizados para o transporte de pacientes, atendimento à Estratégia da Saúde da Família, atendimento à equipe de Vigilância em Saúde para execuções de ações de prevenção, promoção e recuperação à saúde, entre outros.

A Fundação Renova também apoia o município com o valor de R$ 175.000,00 (dois repasses anuais em 2020 e 2021) para complementação de exames e consultas especializadas, aquisição de material médico, insumos e medicamentos. Além disso, disponibilizou 04 notebooks e 04 desktops e entregou Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e uniformes para o Departamento de Vigilância em Saúde.

Mariana

Desde o rompimento da Barragem de Fundão, o município de Mariana tem recebido apoio para atendimento à população atingida. A partir da primeira quinzena de janeiro/22, todos os profissionais atuantes pela empresa Contexto foram substituídos por profissionais contratados diretamente pela Prefeitura, com financiamento da Fundação Renova, conforme preconizado no Acordo Judicial homologado pela 2ª Vara Cível. Ao todo, como previsto no Plano de Trabalho, são 34 profissionais de saúde que atuam nos seguintes equipamentos municipais de saúde:
• Espaço Conviver, que presta serviços à população atingida na área de Saúde Mental, oferecendo atendimentos psicológicos e psiquiátricos especializados e acompanhamento psicossocial. O aluguel deste espaço é financiado pela Fundação Renova, que também financiou a compra de móveis e equipamentos para seu funcionamento adequado.
• CAPS e CAPSAD, nos quais os atendimentos são realizados por equipe multiprofissional que atua de forma interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas em sofrimento mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.
• UBS de Bento Rodrigues e Paracatu, onde são oferecidos atendimentos com Nutricionista, Fisioterapeuta, Odontóloga, Médico ESF, Médico Psiquiatra, Enfermeiro e Psicóloga. O objetivo desta Unidade de Saúde é atender até 80% dos problemas de saúde da população atingida, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais. Nesta UBS, assim como em outras UBS do Município, as famílias atingidas podem ter acesso a ações de promoção, prevenção e tratamento relacionadas a saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção a câncer, pré-natal e cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, fazer curativos, inalações, tomar vacinas, coletar amostras para exames laboratoriais, ter tratamento odontológico, receber medicação básica e ser encaminhado para atendimentos com especialistas.

A Fundação Renova também apoia o município de Mariana com 05 veículos para atendimento à população atingida, visando a reforçar o trabalho nas áreas de atenção primária, atenção especializada, saúde mental, vigilância em saúde, assistência farmacêutica, entre outros.

N/A

Finalização da capacitação "Levantamento do Histórico Completo de Exposição por Metais" para os municípios da Calha do Rio Doce, com exceção de Mariana.
Apresentação à Sala de Situação/Fundação Renova de 04 relatórios semanais sobre a Planilha COVID, Boletim Vacinal e Planilha de Óbitos e Novos casos dos municípios atingidos.

Barra Longa

Desde o rompimento da Barragem de Fundão, o município de Barra Longa tem recebido apoio ao SUS para atendimento à população atingida. Atualmente, por meio de ACP homologada pela 12ª Vara, são disponibilizados recursos financeiros para a contratação de 2 médicos plantonistas, 2 enfermeiros plantonistas, 2 técnicos de enfermagem, 1 médico psiquiatra, 1 psicólogo e, para o Departamento de Vigilância em Saúde, 2 profissionais de nível médio, 2 profissionais de nível técnico e 2 profissionais de nível superior.

No dia 12/04/2022 foi realizada a terceira Reunião de Trabalho entre representantes da Fundação Renova e da Secretaria Municipal de Saúde de Barra Longa, em cumprimento a Cláusula Quinta da ACP 1024832-63.2020.4.01.3800. Após a reunião, a Secretária compartilhou o relatório semestral de atividades, conforme descrito no Plano de Trabalho anexo a ACP. Neste relatório semestral, referente ao período de outubro/21 a março/22, a Secretaria de Saúde reportou que os profissionais médicos e enfermeiros realizaram 4.709 consultas (média de 784 por mês) e 1.059 procedimentos clínicos como aferição de glicemia, pressão arterial, administração de insulina, medicação, retirada de pontos e curativos, coleta de amostras para teste Covid-19, entre outros (média de 176 procedimentos por mês) no Centro Assistencial de Saúde (CAS) 24h.

Os profissionais contratados também podem apoiar as ações desenvolvidas na Atenção Primária em Saúde (APS), por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF), que oferece serviços de promoção, prevenção e tratamento da saúde física e mental das comunidades tanto da área urbana quanto rural do Município.

Quanto ao atendimento em saúde mental, realizado tanto no CAS quanto na ESF, foram reportadas em média 640 consultas realizadas pelo médico psiquiatra nos últimos quatro meses. No relatório mais recente, a Secretaria de Saúde continuou o relato do importante trabalho desenvolvido pelos profissionais da Vigilância em Saúde na atualização dos sistemas de informação do SUS (agravos de notificação, SIM, plataformas Covid-19, entre outros), monitoramento de dados do Sistema de monitoramento da qualidade da água para consumo humano (SISAGUA), fiscalização e orientação aos comerciantes e população referente medidas sanitárias a serem seguidas para combate ao COVID-19 e inspeção sanitária em estabelecimentos comerciais, dentre outras.

Para o apoio logístico, a Fundação Renova disponibiliza 02 veículos para a Secretaria Municipal de Saúde de Barra Longa, com os respectivos cartões-combustível, que são utilizados para o transporte de pacientes, atendimento à Estratégia da Saúde da Família, atendimento à equipe de Vigilância em Saúde para execuções de ações de prevenção, promoção e recuperação à saúde, entre outros.

A Fundação Renova também apoia o município com R$ 175.000,00 (dois repasses anuais em 2020 e 2021) para complementação de exames e consultas especializadas, aquisição de material médico, insumos e medicamentos. Além disso, disponibilizou 04 notebooks e 04 desktops e entregou Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e uniformes para o Departamento de Vigilância em Saúde.

Mariana

Desde o rompimento da Barragem de Fundão, o município de Mariana tem recebido apoio para atendimento à população atingida. A partir da primeira quinzena de janeiro/22, todos os profissionais atuantes pela empresa Contexto foram substituídos por profissionais contratados diretamente pela Prefeitura, com financiamento da Fundação Renova, conforme preconizado no Acordo Judicial homologado pela 2ª Vara Cível. Ao todo, como previsto no Plano de Trabalho, são 34 profissionais de saúde que atuam nos seguintes equipamentos municipais de saúde:
• Espaço Conviver, que presta serviços à população atingida na área de Saúde Mental, oferecendo atendimentos psicológicos e psiquiátricos especializados e acompanhamento psicossocial. O aluguel deste espaço é financiado pela Fundação Renova, que também financiou a compra de móveis e equipamentos para seu funcionamento adequado.
• CAPS e CAPSAD, nos quais os atendimentos são realizados por equipe multiprofissional que atua de forma interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas em sofrimento mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.
• UBS de Bento Rodrigues e Paracatu, onde são oferecidos atendimentos com Nutricionista, Fisioterapeuta, Odontóloga, Médico ESF, Médico Psiquiatra, Enfermeiro e Psicóloga. O objetivo desta Unidade de Saúde é atender até 80% dos problemas de saúde da população atingida, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais. Nesta UBS, assim como em outras UBS do Município, as famílias atingidas podem ter acesso a ações de promoção, prevenção e tratamento relacionadas a saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção a câncer, pré-natal e cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, fazer curativos, inalações, tomar vacinas, coletar amostras para exames laboratoriais, ter tratamento odontológico, receber medicação básica e ser encaminhado para atendimentos com especialistas.

A Fundação Renova também apoia o município de Mariana com 05 veículos, com os respectivos cartões-combustível para atendimento à população atingida, visando a reforçar o trabalho nas áreas de atenção primária, atenção especializada, saúde mental, vigilância em saúde, assistência farmacêutica, entre outros.

N/A

Conclusão da sétima oficina de capacitação dos profissionais do SUS dos municípios da Calha com exceção de Mariana (capacitação exclusiva) - Princípios e Conceitos da Avaliação de Risco à Saúde Humana.

Barra Longa

Desde o rompimento da Barragem de Fundão, o município de Barra Longa tem recebido apoio ao SUS para atendimento à população atingida. Atualmente, por meio de ACP homologada pela 12ª Vara, são disponibilizados recursos financeiros para a contratação de 2 médicos plantonistas, 2 enfermeiros plantonistas, 2 técnicos de enfermagem, 1 médico psiquiatra, 1 psicólogo e, para o Departamento de Vigilância em Saúde, 2 profissionais de nível médio, 2 profissionais de nível técnico e 2 profissionais de nível superior. Em março/22 foi realizado o 5º depósito judicial trimestral para o financiamento destes profissionais.

No Relatório Semestral, referente ao período de abril a setembro/21, a Secretaria de Saúde reportou que os profissionais médicos e enfermeiros realizaram 3.629 consultas (média de 604 por mês) e 1.194 procedimentos clínicos como aferição de glicemia, pressão arterial, administração de insulina, medicação, retirada de pontos e curativos, coleta de amostras para teste Covid-19, entre outros (média de 199 procedimentos por mês) no Centro Assistencial de Saúde (CAS) 24h.

Os profissionais contratados também podem apoiar as ações desenvolvidas na Atenção Primária em Saúde (APS), por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF), que oferece serviços de promoção, prevenção e tratamento da saúde física e mental das comunidades tanto da área urbana quanto rural do Município.

Quanto ao atendimento em saúde mental, realizado tanto no CAS quanto na ESF, no Relatório Semestral referente ao período de outubro/20 a março/21, foram reportados em média 150 consultas mensais realizadas pelo médico psiquiatra e média de 94 atendimentos mensais pela profissional psicóloga. Nos autos da ACP, foi reportado que no período de abril a setembro/21, houve, em média, 97 consultas psiquiátricas por mês. No relatório mais recente, a Secretaria de Saúde continuou o relato do importante trabalho desenvolvido pelos profissionais da Vigilância em Saúde na atualização dos sistemas de informação do SUS (agravos de notificação, SIM, plataformas Covid-19, entre outros), monitoramento de dados do Sistema de monitoramento da qualidade da água para consumo humano (SISAGUA), fiscalização e orientação aos comerciantes e população referente medidas sanitárias a serem seguidas para combate ao COVID-19 e inspeção sanitária em estabelecimentos comerciais, dentre outras.

Para o apoio logístico, a Fundação Renova disponibiliza 02 veículos para a Secretaria Municipal de Saúde de Barra Longa, com os respectivos cartões-combustível, que são utilizados para o transporte de pacientes, atendimento à Estratégia da Saúde da Família, atendimento à equipe de Vigilância em Saúde para execuções de ações de prevenção, promoção e recuperação à saúde, entre outros.

A Fundação Renova também apoia o município com R$ 175.000,00 (dois repasses anuais em 2020 e 2021) para complementação de exames e consultas especializadas, aquisição de material médico, insumos e medicamentos. Além disso, disponibilizou 04 notebooks e 04 desktops e entregou Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e uniformes para o Departamento de Vigilância em Saúde.

Mariana

Desde o rompimento da Barragem de Fundão, o município de Mariana tem recebido apoio para atendimento à população atingida. A partir da primeira quinzena de janeiro/22, todos os profissionais atuantes pela empresa Contexto foram substituídos por profissionais contratados diretamente pela Prefeitura, com financiamento da Fundação Renova, conforme preconizado no Acordo Judicial homologado pela 2ª Vara Cível. Ao todo, como previsto no Plano de Trabalho, são 34 profissionais de saúde que atuam nos seguintes equipamentos municipais de saúde:
• Espaço Conviver, que presta serviços à população atingida na área de Saúde Mental, oferecendo atendimentos psicológicos e psiquiátricos especializados e acompanhamento psicossocial. O aluguel deste espaço é financiado pela Fundação Renova, que também financiou a compra de móveis e equipamentos para seu funcionamento adequado.
• CAPS e CAPSAD, nos quais os atendimentos são realizados por equipe multiprofissional que atua de forma interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas em sofrimento mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.
• UBS de Bento Rodrigues e Paracatu, onde são oferecidos atendimentos com Nutricionista, Fisioterapeuta, Odontóloga, Médico ESF, Médico Psiquiatra, Enfermeiro e Psicóloga. O objetivo desta Unidade de Saúde é atender até 80% dos problemas de saúde da população atingida, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais. Nesta UBS, assim como em outras UBS do Município, as famílias atingidas podem ter acesso a ações de promoção, prevenção e tratamento relacionadas a saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção a câncer, pré-natal e cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, fazer curativos, inalações, tomar vacinas, coletar amostras para exames laboratoriais, ter tratamento odontológico, receber medicação básica e ser encaminhado para atendimentos com especialistas.

A Fundação Renova também apoia o município de Mariana com 05 veículos, com os respectivos cartões-combustível para atendimento à população atingida, visando a reforçar o trabalho nas áreas de atenção primária, atenção especializada, saúde mental, vigilância em saúde, assistência farmacêutica, entre outros.

N/A

5º Repasse de recursos financeiros no valor de R$ 298.891,72 para contratação de recursos humanos na área de saúde em Barra Longa, em cumprimento à ACP.
Conclusão da sexta oficina de capacitação dos profissionais do SUS dos municípios da Calha com exceção de Mariana (capacitação exclusiva) - Princípios e Conceitos da Toxicologia de Metais Pesados.

Barra Longa

Desde o rompimento da Barragem de Fundão, o município de Barra Longa tem recebido apoio ao SUS para atendimento à população atingida. Atualmente, por meio de ACP homologada pela 12ª Vara, são disponibilizados recursos financeiros para a contratação de 2 médicos plantonistas, 2 enfermeiros plantonistas, 2 técnicos de enfermagem, 1 médico psiquiatra, 1 psicólogo e, para o Departamento de Vigilância em Saúde, 2 profissionais de nível médio, 2 profissionais de nível técnico e 2 profissionais de nível superior.

No Relatório Semestral, referente ao período de abril a setembro/21, a Secretaria de Saúde reportou que os profissionais médicos e enfermeiros realizaram 3.629 consultas (média de 604 por mês) e 1.194 procedimentos clínicos como aferição de glicemia, pressão arterial, administração de insulina, medicação, retirada de pontos e curativos, coleta de amostras para teste Covid-19, entre outros (média de 199 procedimentos por mês) no Centro Assistencial de Saúde (CAS) 24h.

Os profissionais contratados também podem apoiar as ações desenvolvidas na Atenção Primária em Saúde (APS), por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF), que oferece serviços de promoção, prevenção e tratamento da saúde física e mental das comunidades tanto da área urbana quanto rural do Município.

Quanto ao atendimento em saúde mental, realizado tanto no CAS quanto na ESF, no Relatório Semestral referente ao período de outubro/20 a março/21, foram reportados em média 150 consultas mensais realizadas pelo médico psiquiatra e média de 94 atendimentos mensais pela profissional psicóloga. Nos autos da ACP, foi reportado que no período de abril a setembro/21, houve, em média, 97 consultas psiquiátricas por mês. No relatório mais recente, a Secretaria de Saúde continuou o relato do importante trabalho desenvolvido pelos profissionais da Vigilância em Saúde na atualização dos sistemas de informação do SUS (agravos de notificação, SIM, plataformas Covid-19, entre outros), monitoramento de dados do Sistema de monitoramento da qualidade da água para consumo humano (SISAGUA), fiscalização e orientação aos comerciantes e população referente medidas sanitárias a serem seguidas para combate ao COVID-19 e inspeção sanitária em estabelecimentos comerciais, dentre outras.

Para o apoio logístico, a Fundação Renova disponibiliza 02 veículos para a Secretaria Municipal de Saúde de Barra Longa, com os respectivos cartões-combustível, que são utilizados para o transporte de pacientes, atendimento à Estratégia da Saúde da Família, atendimento à equipe de Vigilância em Saúde para execuções de ações de prevenção, promoção e recuperação à saúde, entre outros.

A Fundação Renova também apoia o município com R$ 175.000,00 (dois repasses anuais em 2020 e 2021) para complementação de exames e consultas especializadas, aquisição de material médico, insumos e medicamentos. Além disso, disponibilizou 04 notebooks e 04 desktops e entregou Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e uniformes para o Departamento de Vigilância em Saúde.

Mariana

Desde o rompimento da Barragem de Fundão, o município de Mariana tem recebido apoio para atendimento à população atingida. A partir da primeira quinzena de janeiro/22, todos os profissionais atuantes pela empresa Contexto foram substituídos por profissionais contratados diretamente pela Prefeitura, com financiamento da Fundação Renova, conforme preconizado no Acordo Judicial homologado pela 2ª Vara Cível. Ao todo, como previsto no Plano de Trabalho, são 34 profissionais de saúde que atuam nos seguintes equipamentos municipais de saúde:
• Espaço Conviver, que presta serviços à população atingida na área de Saúde Mental, oferecendo atendimentos psicológicos e psiquiátricos especializados e acompanhamento psicossocial. O aluguel deste espaço é financiado pela Fundação Renova, que também financiou a compra de móveis e equipamentos para seu funcionamento adequado.
• CAPS e CAPSAD, nos quais os atendimentos são realizados por equipe multiprofissional que atua de forma interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas em sofrimento mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.
• UBS de Bento Rodrigues e Paracatu, onde são oferecidos atendimentos com Nutricionista, Fisioterapeuta, Odontóloga, Médico ESF, Médico Psiquiatra, Enfermeiro e Psicóloga. O objetivo desta Unidade de Saúde é atender até 80% dos problemas de saúde da população atingida, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais. Nesta UBS, assim como em outras UBS do Município, as famílias atingidas podem ter acesso a ações de promoção, prevenção e tratamento relacionadas a saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção a câncer, pré-natal e cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, fazer curativos, inalações, tomar vacinas, coletar amostras para exames laboratoriais, ter tratamento odontológico, receber medicação básica e ser encaminhado para atendimentos com especialistas.

A Fundação Renova também apoia o município de Mariana com 05 veículos, com os respectivos cartões-combustível para atendimento à população atingida, visando a reforçar o trabalho nas áreas de atenção primária, atenção especializada, saúde mental, vigilância em saúde, assistência farmacêutica, entre outros.

Mariana

Desde o rompimento da Barragem de Fundão, o município de Mariana tem recebido apoio para atendimento à população atingida. Em janeiro, por meio de ACP homologada pela 2ª Vara Cível, a Fundação Renova manteve o financiamento, por meio da empresa Contexto, de 02 profissionais de saúde atuando no apoio e fortalecimento do SUS até o momento em que foi confirmada sua substituição por profissionais contratados pela Prefeitura. Desta forma, a partir da primeira quinzena de janeiro/22, todos os profissionais atuantes pela Contexto foram substituídos por profissionais contratados pela Prefeitura, conforme preconizado no Acordo. Estes profissionais atuam nos seguintes equipamentos municipais de saúde:
• Espaço Conviver, que presta serviços à população atingida na área de Saúde Mental, oferecendo atendimentos psicológicos e psiquiátricos especializados e acompanhamento psicossocial. O aluguel deste espaço é financiado pela Fundação Renova, que também financiou a compra de móveis e equipamentos para seu funcionamento adequado.
• CAPS e CAPSAD, nos quais os atendimentos são realizados por equipe multiprofissional que atua de forma interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas em sofrimento mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.
• UBS de Bento Rodrigues e Paracatu, onde são oferecidos atendimentos com Nutricionista, Fisioterapeuta, Odontóloga, Médico ESF, Médico Psiquiatra, Enfermeiro e Psicóloga. O objetivo desta Unidade de Saúde é atender até 80% dos problemas de saúde da população atingida, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais. Nesta UBS, assim como em outras UBS do Município, as famílias atingidas podem ter acesso a ações de promoção, prevenção e tratamento relacionadas a saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção a câncer, pré-natal e cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, fazer curativos, inalações, tomar vacinas, coletar amostras para exames laboratoriais, ter tratamento odontológico, receber medicação básica e ser encaminhado para atendimentos com especialistas.

Mariana – Saúde (02 profissionais atuando por meio da empresa Contexto):
Médico ESF – 1 (40h/semana) – Atuação: ESF Bento Rodrigues e Paracatu – desligamento em 10/01/2022;
Psicólogo – 1 (30h/semana) – Atuação: 1 no CAPS – desligamento em 12/01/2022.

A Fundação Renova também apoia o município de Mariana com 05 veículos, com os respectivos cartões-combustível para atendimento à população atingida, visando a reforçar o trabalho nas áreas de atenção primária, atenção especializada, saúde mental, vigilância em saúde, assistência farmacêutica, entre outros.

Barra Longa

Desde o rompimento da Barragem de Fundão, o município de Barra Longa tem recebido apoio ao SUS para atendimento à população atingida. Atualmente, por meio de ACP homologada pela 12ª Vara, são disponibilizados recursos financeiros para a contratação de 2 médicos plantonistas, 2 enfermeiros plantonistas, 2 técnicos de enfermagem, 1 médico psiquiatra, 1 psicólogo e, para o Departamento de Vigilância em Saúde, 2 profissionais de nível médio, 2 profissionais de nível técnico e 2 profissionais de nível superior.

No Relatório Semestral, referente ao período de abril a setembro/21, a Secretaria de Saúde reportou que os profissionais médicos e enfermeiros realizaram 3.629 consultas (média de 604 por mês) e 1.194 procedimentos clínicos como aferição de glicemia, pressão arterial, administração de insulina, medicação, retirada de pontos e curativos, coleta de amostras para teste Covid-19, entre outros (média de 199 procedimentos por mês) no Centro Assistencial de Saúde (CAS) 24h.

Os profissionais contratados também podem apoiar as ações desenvolvidas na Atenção Primária em Saúde (APS), por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF), que oferece serviços de promoção, prevenção e tratamento da saúde física e mental das comunidades tanto da área urbana quanto rural do Município.

Quanto ao atendimento em saúde mental, realizado tanto no CAS quanto na ESF, no Relatório Semestral referente ao período de outubro/20 a março/21, foram reportados em média 150 consultas mensais realizadas pelo médico psiquiatra e média de 94 atendimentos mensais pela profissional psicóloga. Nos autos da ACP, foi reportado que no período de abril a setembro/21, houve, em média, 97 consultas psiquiátricas por mês. No relatório mais recente, a Secretaria de Saúde continuou o relato do importante trabalho desenvolvido pelos profissionais da Vigilância em Saúde na atualização dos sistemas de informação do SUS (agravos de notificação, SIM, plataformas Covid-19, entre outros), monitoramento de dados do Sistema de monitoramento da qualidade da água para consumo humano (SISAGUA), fiscalização e orientação aos comerciantes e população referente medidas sanitárias a serem seguidas para combate ao COVID-19 e inspeção sanitária em estabelecimentos comerciais, dentre outras.

Para o apoio logístico, a Fundação Renova disponibiliza 02 veículos para a Secretaria Municipal de Saúde de Barra Longa, com os respectivos cartões-combustível, que são utilizados para o transporte de pacientes, atendimento à Estratégia da Saúde da Família, atendimento à equipe de Vigilância em Saúde para execuções de ações de prevenção, promoção e recuperação à saúde, entre outros.

Mariana

Desde o rompimento da Barragem de Fundão, o município de Mariana tem recebido apoio para atendimento à população atingida. Em dezembro, por meio de ACP homologada pela 2ª Vara Cível, a Fundação Renova manteve o financiamento, por meio da empresa Contexto, de 02 profissionais de saúde atuando no apoio e fortalecimento do SUS. Estima-se que até a primeira quinzena de janeiro/22, todos os profissionais atuantes pela Contexto serão substituídos por profissionais contratados pela Prefeitura, conforme preconizado no Acordo. Estes profissionais atuam nos seguintes equipamentos municipais de saúde:
• Espaço Conviver, que presta serviços à população atingida na área de Saúde Mental, oferecendo atendimentos psicológicos e psiquiátricos especializados e acompanhamento psicossocial. O aluguel deste espaço é financiado pela Fundação Renova, que também financiou a compra de móveis e equipamentos para seu funcionamento adequado.
• CAPS e CAPSAD, nos quais os atendimentos são realizados por equipe multiprofissional que atua de forma interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas em sofrimento mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.
• UBS de Bento Rodrigues e Paracatu, onde são oferecidos atendimentos com Nutricionista, Fisioterapeuta, Odontóloga, Médico ESF, Médico Psiquiatra, Enfermeiro e Psicóloga. O objetivo desta Unidade de Saúde é atender até 80% dos problemas de saúde da população atingida, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais. Nesta UBS, assim como em outras UBS do Município, as famílias atingidas podem ter acesso a ações de promoção, prevenção e tratamento relacionadas a saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção a câncer, pré-natal e cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, fazer curativos, inalações, tomar vacinas, coletar amostras para exames laboratoriais, ter tratamento odontológico, receber medicação básica e ser encaminhado para atendimentos com especialistas.

Mariana – Saúde (02 profissionais atuando por meio da empresa Contexto no dia 15 de dezembro/21):
Médico ESF – 1 (40h/semana) – Atuação: ESF Bento Rodrigues e Paracatu;
Psicólogo – 1 (30h/semana) – Atuação: 1 no CAPS.

A Fundação Renova também apoia o município de Mariana com 05 veículos, com os respectivos cartões-combustível para atendimento à população atingida, visando a reforçar o trabalho nas áreas de atenção primária, atenção especializada, saúde mental, vigilância em saúde, assistência farmacêutica, entre outros.
Conclusão da segunda oficina de capacitação dos profissionais do SUS no município de Mariana – Saúde Mental.
Conclusão da terceira oficina de capacitação dos profissionais do SUS no município de Mariana – Farmacovigilância.
Conclusão da quinta oficina de capacitação dos profissionais do SUS dos municípios da Calha com exceção de Mariana (capacitação exclusiva) - Emergência em Desastres.
4º Repasse de recursos financeiros no valor de R$ 419.704,10 para contratação de recursos humanos na área de saúde em Barra Longa, em cumprimento à ACP.

Barra Longa

Desde o rompimento da Barragem de Fundão, o município de Barra Longa tem recebido apoio ao SUS para atendimento à população atingida. Atualmente, por meio de ACP homologada pela 12ª Vara, são disponibilizados recursos financeiros para a contratação de 4 médicos plantonistas, 2 enfermeiros plantonistas, 2 técnicos de enfermagem, 1 médico psiquiatra, 1 psicólogo e, para o Departamento de Vigilância em Saúde, 2 profissionais de nível médio, 2 profissionais de nível técnico e 2 profissionais de nível superior.

No Relatório Semestral, referente ao período de abril a setembro/21, a Secretaria de Saúde reportou que os profissionais médicos e enfermeiros realizaram 3.629 consultas (média de 604 por mês) e 1.194 procedimentos clínicos como aferição de glicemia, pressão arterial, administração de insulina, medicação, retirada de pontos e curativos, coleta de amostras para teste Covid-19, entre outros (média de 199 procedimentos por mês) no Centro Assistencial de Saúde (CAS) 24h.

Os profissionais contratados também podem apoiar as ações desenvolvidas na Atenção Primária em Saúde (APS), por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF), que oferece serviços de promoção, prevenção e tratamento da saúde física e mental das comunidades tanto da área urbana quanto rural do Município.

Quanto ao atendimento em saúde mental, realizado tanto no CAS quanto na ESF, no Relatório Semestral referente ao período de outubro/20 a março/21, foram reportados em média 150 consultas mensais realizadas pelo médico psiquiatra e média de 94 atendimentos mensais pela profissional psicóloga. Aguarda-se a atualização deste número de consultas no período de abril a setembro/21. No relatório mais recente, a Secretaria de Saúde continuou o relato do importante trabalho desenvolvido pelos profissionais da Vigilância em Saúde na atualização dos sistemas de informação do SUS (agravos de notificação, SIM, plataformas Covid-19, entre outros), monitoramento de dados do Sistema de monitoramento da qualidade da água para consumo humano (SISAGUA), fiscalização e orientação aos comerciantes e população referente medidas sanitárias a serem seguidas para combate ao COVID-19 e inspeção sanitária em estabelecimentos comerciais, dentre outras.

Para o apoio logístico, a Fundação Renova disponibiliza 02 veículos para a Secretaria Municipal de Saúde de Barra Longa, com os respectivos cartões-combustível, que são utilizados para o transporte de pacientes, atendimento à Estratégia da Saúde da Família, atendimento à equipe de Vigilância em Saúde para execuções de ações de prevenção, promoção e recuperação à saúde, entre outros.

A Fundação Renova também apoia o município com R$ 175.000,00 (dois repasses anuais em 2020 e 2021) para complementação de exames e consultas especializadas, aquisição de material médico, insumos e medicamentos. Além disso, disponibilizou 04 notebooks e 04 desktops e entregou Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e uniformes para o Departamento de Vigilância em Saúde.

Mariana

Desde o rompimento da Barragem de Fundão, o município de Mariana tem recebido apoio para atendimento à população atingida. Atualmente, por meio de ACP homologada pela 2ª Vara Cível, a Fundação Renova mantém o financiamento, por meio da empresa Contexto, de 04 profissionais de saúde atuando no apoio e fortalecimento do SUS. Nos meses de abril e maio de 2021, a Prefeitura de Mariana iniciou a contratação de parte dos profissionais que deverão substituir os atualmente contratados pela empresa Contexto. O restante vem sendo substituído após a contratação dos profissionais aprovados no processo seletivo homologado em julho e após a homologação de novo processo simplificado para preencher as vagas que ainda não puderam ser preenchidas pelo primeiro. Estes profissionais atuam nos seguintes equipamentos municipais de saúde:
• Espaço Conviver, que presta serviços à população atingida na área de Saúde Mental, oferecendo atendimentos psicológicos e psiquiátricos especializados e acompanhamento psicossocial. O aluguel deste espaço é financiado pela Fundação Renova, que também financiou a compra de móveis e equipamentos para seu funcionamento adequado.
• CAPS e CAPSAD, nos quais os atendimentos são realizados por equipe multiprofissional que atua de forma interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas em sofrimento mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.
• UBS de Bento Rodrigues e Paracatu, onde são oferecidos atendimentos com Nutricionista, Fisioterapeuta, Odontóloga, Médico ESF, Médico Psiquiatra, Enfermeiro e Psicóloga. O objetivo desta Unidade de Saúde é atender até 80% dos problemas de saúde da população atingida, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais. Nesta UBS, assim como em outras UBS do Município, as famílias atingidas podem ter acesso a ações de promoção, prevenção e tratamento relacionadas a saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção a câncer, pré-natal e cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, fazer curativos, inalações, tomar vacinas, coletar amostras para exames laboratoriais, ter tratamento odontológico, receber medicação básica e ser encaminhado para atendimentos com especialistas.

Mariana – Saúde (04 profissionais atuando por meio da empresa Contexto no dia 15 de novembro/21):
Médico ESF – 1 (40h/semana) – Atuação: ESF Bento Rodrigues e Paracatu;
Psicólogo – 3 (30h/semana) – Atuação: 1 no CAPS, 1 na ESF Bento Rodrigues e Paracatu e 1 no Conviver;

A Fundação Renova também apoia o município de Mariana com 05 veículos, com os respectivos cartões-combustível para atendimento à população atingida, visando a reforçar o trabalho nas áreas de atenção primária, atenção especializada, saúde mental, vigilância em saúde, assistência farmacêutica, entre outros.

N/A

Conclusão da primeira oficina de capacitação dos profissionais do SUS no município de Mariana – Bioestatística.

Barra Longa

2º repasse financeiro no valor de R$25.000,00 para complementação de exames e consultas especializadas nas áreas de cardiologia, dermatologia e pneumologia pela CISAMAPI.
2º repasse financeiro no valor de R$150.000,00 para assistência farmacêutica.
Realização da segunda Reunião de Trabalho referente à avaliação do cumprimento das Cláusulas do Acordo Judicial.
Desde o rompimento da Barragem de Fundão, o município de Barra Longa tem recebido apoio ao SUS para atendimento à população atingida. Atualmente, por meio de ACP homologada pela 12ª Vara, são disponibilizados recursos financeiros para a contratação de 4 médicos plantonistas, 2 enfermeiros plantonistas, 2 técnicos de enfermagem, 1 médico psiquiatra, 1 psicólogo e, para o Departamento de Vigilância em Saúde, 2 profissionais de nível médio, 2 profissionais de nível técnico e 2 profissionais de nível superior.

No Relatório Semestral, referente ao período de abril a setembro/21, a Secretaria de Saúde reportou que os profissionais médicos e enfermeiros realizaram 3.629 consultas (média de 604 por mês) e 1.194 procedimentos clínicos como aferição de glicemia, pressão arterial, administração de insulina, medicação, retirada de pontos e curativos, coleta de amostras para teste Covid-19, entre outros (média de 199 procedimentos por mês) no Centro Assistencial de Saúde (CAS) 24h.

Os profissionais contratados também podem apoiar as ações desenvolvidas na Atenção Primária em Saúde (APS), por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF), que oferece serviços de promoção, prevenção e tratamento da saúde física e mental das comunidades tanto da área urbana quanto rural do Município.

Quanto ao atendimento em saúde mental, realizado tanto no CAS quanto na ESF, no Relatório Semestral referente ao período de outubro/20 a março/21, foram reportados em média 150 consultas mensais realizadas pelo médico psiquiatra e média de 94 atendimentos mensais pela profissional psicóloga. Aguarda-se a atualização deste número de consultas no período de abril a setembro/21. No relatório mais recente, a Secretaria de Saúde continuou o relato do importante trabalho desenvolvido pelos profissionais da Vigilância em Saúde na atualização dos sistemas de informação do SUS (agravos de notificação, SIM, plataformas Covid-19, entre outros), monitoramento de dados do Sistema de monitoramento da qualidade da água para consumo humano (SISAGUA), fiscalização e orientação aos comerciantes e população referente medidas sanitárias a serem seguidas para combate ao COVID-19 e inspeção sanitária em estabelecimentos comerciais, dentre outras.

Para o apoio logístico, a Fundação Renova disponibiliza 02 veículos para a Secretaria Municipal de Saúde de Barra Longa, com os respectivos cartões-combustível, que são utilizados para o transporte de pacientes, atendimento à Estratégia da Saúde da Família, atendimento à equipe de Vigilância em Saúde para execuções de ações de prevenção, promoção e recuperação à saúde, entre outros.

A Fundação Renova também apoia o município com R$ 175.000,00 (dois repasses anuais em 2020 e 2021) para complementação de exames e consultas especializadas, aquisição de material médico, insumos e medicamentos. Além disso, disponibilizou 04 notebooks e 04 desktops e entregou Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e uniformes para o Departamento de Vigilância em Saúde.

Mariana

Desde o rompimento da Barragem de Fundão, o município de Mariana tem recebido apoio para atendimento à população atingida. Atualmente, por meio de ACP homologada pela 2ª Vara Cível, a Fundação Renova mantém o financiamento, por meio da empresa Contexto, de 08 profissionais de saúde atuando no apoio e fortalecimento do SUS. Nos meses de abril e maio de 2021, a Prefeitura de Mariana iniciou a contratação de parte dos profissionais que deverão substituir os atualmente contratados pela empresa Contexto. O restante vem sendo substituído após a contratação dos profissionais aprovados no processo seletivo homologado em julho e após a homologação de novo processo simplificado para preencher as vagas que ainda não puderam ser preenchidas pelo primeiro. Estes profissionais atuam nos seguintes equipamentos municipais de saúde:
• Espaço Conviver, que presta serviços à população atingida na área de Saúde Mental, oferecendo atendimentos psicológicos e psiquiátricos especializados e acompanhamento psicossocial. O aluguel deste espaço é financiado pela Fundação Renova, que também financiou a compra de móveis e equipamentos para seu funcionamento adequado.
• CAPS e CAPSAD, nos quais os atendimentos são realizados por equipe multiprofissional que atua de forma interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas em sofrimento mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.
• UBS de Bento Rodrigues e Paracatu, onde são oferecidos atendimentos com Nutricionista, Fisioterapeuta, Odontóloga, Médico ESF, Médico Psiquiatra, Enfermeiro e Psicóloga. O objetivo desta Unidade de Saúde é atender até 80% dos problemas de saúde da população atingida, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais. Nesta UBS, assim como em outras UBS do Município, as famílias atingidas podem ter acesso a ações de promoção, prevenção e tratamento relacionadas a saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção a câncer, pré-natal e cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, fazer curativos, inalações, tomar vacinas, coletar amostras para exames laboratoriais, ter tratamento odontológico, receber medicação básica e ser encaminhado para atendimentos com especialistas.

Mariana – Saúde (08 profissionais atuando por meio da empresa Contexto no dia 15 de outubro/21):
Médico ESF – 1 (40h/semana) – Atuação: ESF Bento Rodrigues e Paracatu;
Psicólogo – 6 (30h/semana) – Atuação: 3 no CAPS, 1 na ESF Bento Rodrigues e Paracatu, 1 no CREAS (cedida pela Saúde) e 1 no Conviver;
Terapeuta Ocupacional – 1 (30h/semana) – Atuação: 1 no CAPSij;

A Fundação Renova também apoia o município de Mariana com 05 veículos, com os respectivos cartões-combustível para atendimento à população atingida, visando a reforçar o trabalho nas áreas de atenção primária, atenção especializada, saúde mental, vigilância em saúde, assistência farmacêutica, entre outros.

Barra Longa

Desde o rompimento da Barragem de Fundão, o município de Barra Longa tem recebido apoio ao SUS para atendimento à população atingida. Atualmente, por meio de ACP homologada pela 12ª Vara, são disponibilizados recursos financeiros para a contratação de 4 médicos plantonistas, 2 enfermeiros plantonistas, 2 técnicos de enfermagem, 1 médico psiquiatra, 1 psicólogo e, para o Departamento de Vigilância em Saúde, 2 profissionais de nível médio, 2 profissionais de nível técnico e 2 profissionais de nível superior.

Os profissionais médicos e enfermeiros atuam realizando consultas e procedimentos clínicos no Centro Assistencial de Saúde (CAS) 24h, com média de 545 consultas e 218 procedimentos por mês.

Os profissionais contratados também podem apoiar as ações desenvolvidas na Atenção Primária em Saúde (APS), por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF), que oferece serviços de promoção, prevenção e tratamento da saúde física e mental das comunidades tanto da área urbana quanto rural do Município.

Quanto ao atendimento em saúde mental, realizado tanto no CAS quanto na ESF, foram reportados em média 150 consultas mensais realizadas pelo médico psiquiatra e média de 94 atendimentos mensais pela profissional psicóloga. A Secretaria de Saúde também relatou o importante trabalho desenvolvido pelos profissionais da Vigilância em Saúde na alimentação dos sistemas de informação do SUS (agravos de notificação, SIM, plataformas Covid-19, entre outros), monitoramento de dados do Sistema de monitoramento da qualidade da água para consumo humano (SISAGUA), fiscalização e orientação aos comerciantes e população referente medidas sanitárias a serem seguidas para combate ao COVID-19 e inspeção sanitária em estabelecimentos comerciais, dentre outras.

Para o apoio logístico, a Fundação Renova disponibiliza 02 veículos para a Secretaria Municipal de Saúde de Barra Longa, com os respectivos cartões-combustível, que são utilizados para o transporte de pacientes, atendimento à Estratégia da Saúde da Família, atendimento à equipe de Vigilância em Saúde para execuções de ações de prevenção, promoção e recuperação à saúde, entre outros.

A Fundação Renova disponibilizou 04 notebooks e 04 desktops.

Mariana

Desde o rompimento da Barragem de Fundão, o município de Mariana tem recebido apoio para atendimento à população atingida. Atualmente, por meio de ACP homologada pela 2ª Vara Cível, a Fundação Renova mantém o financiamento, por meio da empresa Contexto, de 10 profissionais de saúde atuando no apoio e fortalecimento do SUS. Nos meses de abril e maio de 2021, a Prefeitura de Mariana iniciou a contratação de parte dos profissionais que deverão substituir os atualmente contratados pela empresa Contexto. O restante deverá ser substituído após a contratação dos profissionais aprovados no processo seletivo homologado em julho e após a realização de novo processo simplificado, em andamento, para preencher as vagas que ainda não puderam ser preenchidas pelo primeiro. Estes profissionais atuam nos seguintes equipamentos municipais de saúde:
• Espaço Conviver, que presta serviços à população atingida na área de Saúde Mental, oferecendo atendimentos psicológicos e psiquiátricos especializados e acompanhamento psicossocial. O aluguel deste espaço é financiado pela Fundação Renova, que também financiou a compra de móveis e equipamentos para seu funcionamento adequado.
• CAPS e CAPSAD, nos quais os atendimentos são realizados por equipe multiprofissional que atua de forma interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas em sofrimento mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.
• UBS de Bento Rodrigues e Paracatu, onde são oferecidos atendimentos com Nutricionista, Fisioterapeuta, Odontóloga, Médico ESF, Médico Psiquiatra, Enfermeiro e Psicóloga. O objetivo desta Unidade de Saúde é atender até 80% dos problemas de saúde da população atingida, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais. Nesta UBS, assim como em outras UBS do Município, as famílias atingidas podem ter acesso a ações de promoção, prevenção e tratamento relacionadas a saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção a câncer, pré-natal e cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, fazer curativos, inalações, tomar vacinas, coletar amostras para exames laboratoriais, ter tratamento odontológico, receber medicação básica e ser encaminhado para atendimentos com especialistas.

Mariana – Saúde (10 profissionais atuando por meio da empresa Contexto no dia 15 de setembro/21):
Médico ESF – 1 (40h/semana) – Atuação: ESF Bento Rodrigues e Paracatu;
Psicólogo – 6 (30h/semana) – Atuação: 3 no CAPS, 1 na ESF Bento Rodrigues e Paracatu, 1 no CREAS (cedida pela Saúde) e 1 no Conviver;
Terapeuta Ocupacional – 1 (30h/semana) – Atuação: 1 no CAPSij;
Analista de Saúde – 2 (30h/semana) – Atuação: 2 no Conviver.

A Fundação Renova também apoia o município de Mariana com 05 veículos, com os respectivos cartões-combustível para atendimento à população atingida, visando a reforçar o trabalho nas áreas de atenção primária, atenção especializada, saúde mental, vigilância em saúde, assistência farmacêutica, entre outros.

Barra Longa

3º Repasse de recursos financeiros no valor de R$ 434.125,06 para contratação de recursos humanos na área de saúde em Barra Longa, em cumprimento à ACP.

Conclusão da 3ª Oficina de capacitação dos profissionais do SUS - Vigilância em Saúde.

Barra Longa

Desde o rompimento da Barragem de Fundão, o município de Barra Longa tem recebido apoio ao SUS para atendimento à população atingida. Atualmente, por meio de ACP homologada pela 12ª Vara, são disponibilizados recursos financeiros para a contratação de 4 médicos plantonistas, 2 enfermeiros plantonistas, 2 técnicos de enfermagem, 1 médico psiquiatra, 1 psicólogo e, para o Departamento de Vigilância em Saúde, 2 profissionais de nível médio, 2 profissionais de nível técnico e 2 profissionais de nível superior. Para o apoio logístico, a Fundação Renova disponibiliza 02 veículos para a Secretaria Municipal de Saúde de Barra Longa com os respectivos cartões-combustível.

Os profissionais médicos e enfermeiros atuam realizando consultas e procedimentos clínicos no Centro Assistencial de Saúde (CAS) 24h, com média de 545 consultas e 218 procedimentos por mês.

Os profissionais contratados também podem apoiar as ações desenvolvidas na Atenção Primária em Saúde (APS), por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF), que oferece serviços de promoção, prevenção e tratamento da saúde física e mental das comunidades tanto da área urbana quanto rural do Município.

Quanto ao atendimento em saúde mental, realizado tanto no CAS quanto na ESF, foram reportados em média 150 consultas mensais realizadas pelo médico psiquiatra e média de 94 atendimentos mensais pela profissional psicóloga. A Secretaria de Saúde também relatou o importante trabalho desenvolvido pelos profissionais da Vigilância em Saúde na alimentação dos sistemas de informação do SUS (agravos de notificação, SIM, plataformas Covid-19, entre outros), monitoramento de dados do Sistema de monitoramento da qualidade da água para consumo humano (SISAGUA), fiscalização e orientação aos comerciantes e população referente medidas sanitárias a serem seguidas para combate ao COVID-19 e inspeção sanitária em estabelecimentos comerciais, dentre outras.

Os veículos disponibilizados pela Fundação Renova são utilizados para o transporte de pacientes, atendimento à Estratégia da Saúde da Família, atendimento à equipe de Vigilância em Saúde para execuções de ações de prevenção, promoção e recuperação à saúde, entre outros.

A Fundação Renova também apoia o município com R$ 175.000,00 (dois repasses anuais em 2020 e 2021) para complementação de exames e consultas especializadas, aquisição de material médico, insumos e medicamentos. Além disso, disponibilizou 04 notebooks e 04 desktops para o Departamento de Vigilância em Saúde.

No dia 19 de agosto, foram entregues calças, coletes, camisetas e kits de combate à Dengue, Chikungunya e Zika para o Departamento de Vigilância em Saúde, em cumprimento à ACP.

Mariana

Desde o rompimento da Barragem de Fundão, o município de Mariana tem recebido apoio para atendimento à população atingida. Atualmente, por meio de ACP homologada pela 2ª Vara Cível, a Fundação Renova mantém o financiamento, por meio da empresa Contexto, de 10 profissionais de saúde atuando no apoio e fortalecimento do SUS. Nos meses de abril e maio de 2021, a Prefeitura de Mariana iniciou a contratação de parte dos profissionais que deverão substituir os atualmente contratados pela empresa Contexto. O restante deverá ser substituído após a contratação dos profissionais aprovados no processo seletivo homologado em julho e após a realização de novo processo simplificado para preencher as vagas que ainda não puderam ser preenchidas pelo primeiro. Estes profissionais atuam nos seguintes equipamentos municipais de saúde:
• Espaço Conviver, que presta serviços à população atingida na área de Saúde Mental, oferecendo atendimentos psicológicos e psiquiátricos especializados e acompanhamento psicossocial. O aluguel deste espaço é financiado pela Fundação Renova, que também financiou a compra de móveis e equipamentos para seu funcionamento adequado.
• CAPS e CAPSAD, nos quais os atendimentos são realizados por equipe multiprofissional que atua de forma interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas em sofrimento mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.
• UBS de Bento Rodrigues e Paracatu, onde são oferecidos atendimentos com Nutricionista, Fisioterapeuta, Odontóloga, Médico ESF, Médico Psiquiatra, Enfermeiro e Psicóloga. O objetivo desta Unidade de Saúde é atender até 80% dos problemas de saúde da população atingida, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais. Nesta UBS, assim como em outras UBS do Município, as famílias atingidas podem ter acesso a ações de promoção, prevenção e tratamento relacionadas a saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção a câncer, pré-natal e cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, fazer curativos, inalações, tomar vacinas, coletar amostras para exames laboratoriais, ter tratamento odontológico, receber medicação básica e ser encaminhado para atendimentos com especialistas.

Mariana – Saúde (10 profissionais atuando por meio da empresa Contexto no dia 15 de agosto/21):
Médico ESF – 1 (40h/semana) – Atuação: ESF Bento Rodrigues e Paracatu;
Psicólogo – 6 (30h/semana) – Atuação: 3 no CAPS, 1 na ESF Bento Rodrigues e Paracatu, 1 no CREAS (cedida pela Saúde) e 1 no Conviver;
Terapeuta Ocupacional – 1 (30h/semana) – Atuação: 1 no CAPSij;
Analista de Saúde – 2 (30h/semana) – Atuação: 2 no Conviver.

Conclusão da 1ª Oficina de capacitação dos profissionais do SUS – Gestão da Informação em Saúde
Conclusão da 2ª Oficina de capacitação dos profissionais do SUS – Comunicação de Risco em Saúde
2º Repasse de recursos financeiros no valor de R$ 1.589.000 para contratação de recursos humanos na área da saúde em Mariana, em cumprimento à ACP

Barra Longa

Desde o rompimento da Barragem de Fundão o município de Barra Longa vem recebendo apoio ao SUS para atendimento à população atingida. Atualmente, por meio de ACP homologada pela 12ª Vara, são disponibilizados recursos financeiros para a contratação de 4 médicos plantonistas, 2 enfermeiros plantonistas, 2 técnicos de enfermagem, 1 médico psiquiatra, 1 psicólogo e, para o Departamento de Vigilância em Saúde, 2 profissionais de nível médio, 2 profissionais de nível técnico e 2 profissionais de nível superior. Para o apoio logístico, a Fundação Renova disponibiliza 02 veículos para a Secretaria Municipal de Saúde de Barra Longa com os respectivos cartões-combustível.

Os profissionais médicos e enfermeiros atuam realizando consultas e procedimentos médicos no Centro Assistencial de Saúde (CAS) 24h, com média de 545 consultas e 218 procedimentos por mês.

Quanto ao atendimento em saúde mental, foram reportados em média 150 consultas mensais realizadas pelo médico psiquiatra e média de 94 atendimentos mensais pela profissional psicóloga. A Secretaria de Saúde também relatou o importante trabalho desenvolvido pelos profissionais da Vigilância em Saúde na alimentação dos sistemas de informação do SUS (agravos de notificação, SIM, plataformas Covid-19, entre outros), monitoramento de dados do Sistema de monitoramento da qualidade da água para consumo humano (SISAGUA), fiscalização e orientação aos comerciantes e população referente medidas sanitárias a serem seguidas para combate ao COVID-19 e inspeção sanitária em estabelecimentos comerciais, dentre outras.

Os veículos disponibilizados pela Fundação Renova têm sido utilizados para a transporte de pacientes, atendimento no transporte da Estratégia da Saúde da Família, transporte da equipe de Vigilância em Saúde para execuções de ações de prevenção, promoção e recuperação à saúde, entre outros.

A Fundação Renova também apoia o município com R$ 175.000,00 (dois repasses anuais em 2020 e 2021) para complementação de exames e consultas especializados, aquisição de material médico, insumos e medicamentos. Além disso, disponibilizou 04 notebooks e 04 desktops para o Departamento de Vigilância em Saúde.

Mariana

Desde o rompimento da Barragem de Fundão o município de Mariana vem recebendo apoio para atendimento à população atingida. Atualmente, por meio de ACP homologado pela 2ª Vara Cível, a Fundação Renova mantém o financiamento, por meio da empresa Contexto, de 16 profissionais de saúde atuando no fortalecimento do SUS. Nos meses de abril e maio de 2021, a Prefeitura de Mariana iniciou a contratação de parte dos profissionais que deverão substituir os atualmente contratados pela empresa Contexto. O restante deverá ser substituído após a contratação dos profissionais aprovado no processo seletivo homologado em julho e após a realização de novo processo simplificado para preencher as vagas que ainda não puderam ser preenchidas pelo primeiro. Estes profissionais atuam nos seguintes equipamentos municipais de saúde:
• Espaço Conviver, que presta serviços à população atingida na área de Saúde Mental, oferecendo atendimentos psicológicos e psiquiátricos especializados e acompanhamento psicossocial. O aluguel deste espaço é financiado pela Fundação Renova, que também financiou a compra de móveis e equipamentos para seu funcionamento adequado.
• CAPS e CAPSAD, nos quais os atendimentos são realizados por equipe multiprofissional que atua de forma interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.
• UBS de Bento Rodrigues e Paracatu, na qual são oferecidos atendimentos com Nutricionista, Fisioterapeuta, Odontóloga, Médico ESF, Médico Psiquiatra, Enfermeiro e Psicóloga. O objetivo desta Unidade de Saúde é atender até 80% dos problemas de saúde da população atingida, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais. Nesta UBS, assim como em outras UBS do Município, as famílias atingidas podem ter acesso a ações de promoção, prevenção e tratamento relacionadas a saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção a câncer, pré-natal e cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, fazer curativos, inalações, tomar vacinas, coletar exames laboratoriais, ter tratamento odontológico, receber medicação básica e ser encaminhado para atendimentos com especialistas.

Mariana – Saúde (16 profissionais atuando por meio da empresa Contexto no dia 15 de julho/21):
Médico Psiquiatra – 1 (20h/semana) – Atuação: ESF Bento Rodrigues e Paracatu;
Médico ESF – 1 (40h/semana) – Atuação: ESF Bento Rodrigues e Paracatu;
Enfermeiro – 2 (40h/semana) – Atuação: 1 ESF Bento Rodrigues e Paracatu e 1 no CAPSAD;
Psicólogo – 9 (30h/semana) – Atuação: 5 no CAPS, 1 no CAPSAD, 1 na ESF Bento Rodrigues e Paracatu, 1 no CREAS (cedida pela Saúde) e 1 no Conviver;
Terapeuta Ocupacional – 1 (30h/semana) – Atuação: 1 no CAPSij;
Analista de Saúde – 2 (30h/semana) – Atuação: 2 no Conviver.

Barra Longa

Para a entrega das EPIs de acordo com o disposto na ACP, foram entregues repelentes, protetores solares, botinas, chapéus e perneiras para o Departamento de Vigilância em Saúde

Início da capacitação dos profissionais do SUS.

Mariana

Desde o rompimento da Barragem de Fundão o município de Mariana vem recebendo apoio para atendimento à população atingida. Atualmente, por meio de ACP homologado pela 2ª Vara Cível, a Fundação Renova mantém o financiamento, por meio da empresa Contexto, de 16 profissionais de saúde atuando no fortalecimento do SUS. Nos meses de abril e maio de 2021, a Prefeitura de Mariana iniciou a contratação de parte dos profissionais que deverão substituir os atualmente contratados pela empresa Contexto. O restante deverá ser substituído após homologação do processo seletivo que está em andamento, que está prevista para o mês de julho. Estes profissionais atuam nos seguintes equipamentos municipais de saúde:
• Espaço Conviver, que presta serviços à população atingida na área de Saúde Mental, oferecendo atendimentos psicológicos e psiquiátricos especializados e acompanhamento psicossocial. O aluguel deste espaço é financiado pela Fundação Renova, que também financiou a compra de móveis e equipamentos para seu funcionamento adequado.
• CAPS e CAPSAD, nos quais os atendimentos são realizados por equipe multiprofissional que atua de forma interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.
• UBS de Bento Rodrigues e Paracatu, na qual são oferecidos atendimentos com Nutricionista, Fisioterapeuta, Odontóloga, Médico ESF, Médico Psiquiatra, Enfermeiro e Psicóloga. O objetivo desta Unidade de Saúde é atender até 80% dos problemas de saúde da população atingida, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais. Nesta UBS, assim como em outras UBS do Município, as famílias atingidas podem ter acesso a ações de promoção, prevenção e tratamento relacionadas a saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção a câncer, pré-natal e cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, fazer curativos, inalações, tomar vacinas, coletar exames laboratoriais, ter tratamento odontológico, receber medicação básica e ser encaminhado para atendimentos com especialistas.

Mariana – Saúde (16 profissionais atuando por meio da empresa Contexto no dia 15 de junho/21):
Médico Psiquiatra – 1 (20h/semana) – Atuação: ESF Bento Rodrigues e Paracatu;
Médico ESF – 1 (40h/semana) – Atuação: ESF Bento Rodrigues e Paracatu;
Enfermeiro – 2 (40h/semana) – Atuação: 1 ESF Bento Rodrigues e Paracatu e 1 no CAPSAD;
Psicólogo – 8 (30h/semana) – Atuação: 4 no CAPS, 1 no CAPSAD, 1 na ESF Bento Rodrigues e Paracatu, 1 no CREAS e 1 no Conviver;
Terapeuta Ocupacional – 2 (30h/semana) – Atuação: 1 no CAPS e 1 no CAPSij;
Analista de Saúde – 2 (30h/semana) – Atuação: 2 no Conviver.

A Fundação Renova também apoia o município de Mariana com 05 veículos, com os respectivos cartões-combustível para atendimento à população atingida, visando reforçar o trabalho das áreas de atenção primária, atenção especializada, saúde mental, vigilância em saúde, assistência farmacêutica, execuções de ações de prevenção, promoção e recuperação à saúde, entre outros.

Barra Longa

Desde o rompimento da Barragem de Fundão o município de Barra Longa vem recebendo apoio ao SUS para atendimento à população atingida. Atualmente, por meio de ACP homologada pela 12ª Vara, são disponibilizados recursos financeiros para a contratação de 4 médicos plantonistas, 2 enfermeiros plantonistas, 2 técnicos de enfermagem, 1 médico psiquiatra, 1 psicólogo e, para o Departamento de Vigilância em Saúde, 2 profissionais de nível médio, 2 profissionais de nível técnico e 2 profissionais de nível superior. Para o apoio logístico, a Fundação Renova disponibiliza 02 veículos para a Secretaria Municipal de Saúde de Barra Longa com os respectivos cartões-combustível.

Os profissionais médicos e enfermeiros atuam realizando consultas e procedimentos médicos no Centro Assistencial de Saúde (CAS) 24h, com média de 545 consultas e 218 procedimentos por mês.

Quanto ao atendimento em saúde mental, foram reportados em média 150 consultas mensais realizadas pelo médico psiquiatra e média de 94 atendimentos mensais pela profissional psicóloga. A Secretaria de Saúde também relatou o importante trabalho desenvolvido pelos profissionais da Vigilância em Saúde na alimentação dos sistemas de informação do SUS (agravos de notificação, SIM, plataformas Covid-19, entre outros), monitoramento de dados do Sistema de monitoramento da qualidade da água para consumo humano (SISAGUA), fiscalização e orientação aos comerciantes e população referente medidas sanitárias a serem seguidas para combate ao COVID-19 e inspeção sanitária em estabelecimentos comerciais, dentre outras.

Os veículos disponibilizados pela Fundação Renova têm sido utilizados para a transporte de pacientes, atendimento no transporte da Estratégia da Saúde da Família, transporte da equipe de Vigilância em Saúde para execuções de ações de prevenção, promoção e recuperação à saúde, entre outros.

A Fundação Renova também apoia o município com R$ 175.000,00 (dois repasses anuais em 2020 e 2021) para complementação de exames e consultas especializados, aquisição de material médico, insumos e medicamentos. Além disso, disponibilizou 04 notebooks e 04 desktops para o Departamento de Vigilância em Saúde.

Barra Longa

Desde o rompimento da Barragem de Fundão o município de Barra Longa vem recebendo apoio ao SUS para atendimento à população atingida. Atualmente, por meio de ACP homologada pela 12ª Vara, são disponibilizados recursos financeiros para a contratação de 4 médicos plantonistas, 2 enfermeiros plantonistas, 2 técnicos de enfermagem, 1 médico psiquiatra, 1 psicólogo e, para o Departamento de Vigilância em Saúde, 2 profissionais de nível médio, 2 profissionais de nível técnico e 2 profissionais de nível superior. Para o apoio logístico, a Fundação Renova disponibiliza 02 veículos para a Secretaria Municipal de Saúde de Barra Longa com os respectivos cartões-combustível.

Os profissionais médicos e enfermeiros atuam realizando consultas e procedimentos médicos no Centro Assistencial de Saúde (CAS) 24h, com média de 545 consultas e 218 procedimentos por mês.

Quanto ao atendimento em saúde mental, foram reportados em média 150 consultas mensais realizadas pelo médico psiquiatra e média de 94 atendimentos mensais pela profissional psicóloga. A Secretaria de Saúde também relatou o importante trabalho desenvolvido pelos profissionais da Vigilância em Saúde na alimentação dos sistemas de informação do SUS (agravos de notificação, SIM, plataformas Covid-19, entre outros), monitoramento de dados do Sistema de monitoramento da qualidade da água para consumo humano (SISAGUA), fiscalização e orientação aos comerciantes e população referente medidas sanitárias a serem seguidas para combate ao COVID-19 e inspeção sanitária em estabelecimentos comerciais, dentre outras.

Os veículos disponibilizados pela Fundação Renova têm sido utilizados para a transporte de pacientes, atendimento no transporte da Estratégia da Saúde da Família, transporte da equipe de Vigilância em Saúde para execuções de ações de prevenção, promoção e recuperação à saúde, entre outros.

A Fundação Renova também apoia o município com R$ 175.000,00 (dois repasses anuais em 2020 e 2021) para complementação de exames e consultas especializados, aquisição de material médico, insumos e medicamentos. Além disso, disponibilizou 04 notebooks e 04 desktops para o Departamento de Vigilância em Saúde.

Mariana

Desde o rompimento da Barragem de Fundão o município de Mariana vem recebendo apoio para atendimento à população atingida. Atualmente, por meio de ACP homologado pela 2ª Vara Cível, a Fundação Renova mantém o financiamento, por meio da empresa Contexto, de 17 profissionais de saúde atuando no fortalecimento do SUS. Estes profissionais atuam nos seguintes equipamentos municipais de saúde:
• Espaço Conviver, que presta serviços à população atingida na área de Saúde Mental, oferecendo atendimentos psicológicos e psiquiátricos especializados e acompanhamento psicossocial. O aluguel deste espaço é financiado pela Fundação Renova, que também financiou a compra de móveis e equipamentos para seu funcionamento adequado.
• CAPS e CAPSAD, nos quais os atendimentos são realizados por equipe multiprofissional que atua de forma interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.
• UBS de Bento Rodrigues e Paracatu, na qual são oferecidos atendimentos com Nutricionista, Fisioterapeuta, Odontóloga, Médico ESF, Médico Psiquiatra, Enfermeiro e Psicóloga. O objetivo desta Unidade de Saúde é atender até 80% dos problemas de saúde da população atingida, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais. Nesta UBS, assim como em outras UBS do Município, as famílias atingidas podem ter acesso a ações de promoção, prevenção e tratamento relacionadas a saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção a câncer, pré-natal e cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, fazer curativos, inalações, tomar vacinas, coletar exames laboratoriais, ter tratamento odontológico, receber medicação básica e ser encaminhado para atendimentos com especialistas.

Mariana – Saúde (17 profissionais atuando por meio da empresa Contexto no dia 15 de maio/21):
Médico Psiquiatra – 1 (20h/semana) – Atuação: ESF Bento Rodrigues e Paracatu;
Médico ESF – 1 (40h/semana) – Atuação: ESF Bento Rodrigues e Paracatu;
Enfermeiro – 2 (40h/semana) – Atuação: 1 ESF Bento Rodrigues e Paracatu e 1 no CAPSAD;
Odontóloga – 1 (30h/semana) – Atuação: ESF Bento Rodrigues e Paracatu;
Psicólogo – 8 (30h/semana) – Atuação: 4 no CAPS, 1 no CAPSAD, 1 na ESF Bento Rodrigues e Paracatu, 1 no CREAS e 1 no Conviver;
Terapeuta Ocupacional – 2 (30h/semana) – Atuação: 1 no CAPS e 1 no CAPSij;
Analista de Saúde – 2 (30h/semana) – Atuação: 2 no Conviver.

A Fundação Renova também apoia o município de Mariana com 05 veículos, com os respectivos cartões-combustível para atendimento à população atingida, visando reforçar o trabalho das áreas de atenção primária, atenção especializada, saúde mental, vigilância em saúde, assistência farmacêutica, execuções de ações de prevenção, promoção e recuperação à saúde, entre outros.

Outros

Assinatura dos Acordos de Cooperação com 100% dos municípios atingidos para realização do Programa de Capacitação para os profissionais do SUS. Mariana e Barra Longa não precisam assinar o acordo de cooperação, haja vista que a capacitação está definida em ACP.

Não houve fatos relevantes no mês de abril.

A Prefeitura de Barra Longa, a partir do dia 09/03/21, assumiu a contratação de todos os cargos profissionais anteriormente disponibilizados pela empresa Contexto. Deste modo, o contrato da Fundação Renova com a Contexto será encerrado e o financiamento dos profissionais para Barra Longa continuará exclusivamente por meio de repasse financeiro, como definido no Acordo homologado na Ação nº 1024832-63.2020.4.01.3800.

Conclusão do aditivo do contrato de aluguel do espaço Conviver em Mariana

Não houve fatos relevantes no mês de fevereiro.

Finalização do processo concorrencial para contratação da empresa responsável pela
execução do Programa de Capacitações dos profissionais que atuam no SUS dos
municípios considerados impactados pelo TTAC.

1º Repasse de recursos financeiros no valor de R$751.502,40 para realização do
processo seletivo simplificado e contratação de recursos humanos para a área de
saúde em Barra Longa, em cumprimento à ACP.

Entrega de 2 veículos com cartão combustível. Em cumprimento a ACP (Ação Civil Pública) - Barra Longa – MG.

Entrega de 4 computadores e 4 notebooks. Em cumprimento a ACP (Ação Civil Pública) – Barra Longa – MG."

Suspensão da publicação do Edital da FAPES a pedido da CT-Saúde.

Decisão judicial aprovou alteração de lista de recursos humanos do Acordo Judicial de Barra Longa a pedido do município.

Aditivo de prazo do Convênio com a FAPES para lançamento do Edital dos estudos. O processo sofreu atraso, pois a FAPES pediu suspensão temporária das atividades devido à pandemia do Covid-19. As atividades já foram retomadas. Previsão de publicação do edital para 30 de novembro de 2020

Homologação judicial pela 12ª vara federal do plano de ação em saúde a ser desenvolvido no município de Barra Longa/ MG.
Disponibilização dos Estudos de Avaliação de Risco à saúde humana (ARSH) realizados no município de Linhares/ ES para o CIF Ministério Público Federal e SESA/ES.

• Recebimento de nova proposta do cronograma do processo do edital dos estudos epidemiológicos e toxicológicos em parceira com a FAPES/FAPEMIG.

• Início de mais um aditivo do contrato da Contexto, que fornece suplementação de profissionais de saúde para os municípios de Mariana/MG e Barra Longa/MG, até 30/09/2020.

• Conclusão do aditivo do contrato da Contexto, que fornece suplementação de profissionais de saúde para os municípios de Mariana (MG) e Barra Longa (MG). A partir do dia 01/07/2020, começa novo aditivo contratual, sem interrupção do serviço prestado.

• Conclusão das obras e entrega do Centro de atenção psicossocial infanto-juvenil (CAPSIJ) de Mariana/MG.
• Conclusão do 4º ciclo da ação de controle de vetores (mosquitos) em atendimento ao Plano de contingência e estiagem para o barramento do rio Pequeno, em Linhares/ES e Sooretama/ES. Esta ação está relacionada ao cumprimento das deliberações do CIF nº. 180, 220 e 266.

• Retomada das obras do Centro de atenção psicossocial infanto-juvenil (CAPSIJ) de Mariana/MG, respeitando as normas de segurança à partir da diretriz de cuidados com os colaboradores devido à COVID-19.
• Pedido de suspensão temporária do edital para contratação dos estudos epidemiológicos e toxicológico por parte da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES).

• Paralisação temporária das obras do Centro de Atenção Psicossocial InfantoJuvenil (CAPSIJ) de Mariana/MG, por diretriz para isolamento devido à COVID-19.
• Início do processo de judicialização do plano de ação em saúde do município de Barra Longa/MG.

• Assinatura do termo de cooperação técnica com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), para contratação dos estudos epidemiológicos e toxicológicos.

• Abertura e suspensão do processo seletivo conduzido pelo município de Mariana/MG, para a contratação de profissionais de saúde e proteção social.

Finalização do primeiro aditivo do contrato para suplementação de mão de obra nos municípios de Mariana e Barra Longa pelo fornecedor Contexto e conclusão do processo de novo aditamento deste contrato.
Apresentação pública dos resultados finais dos estudos de ARSH nas áreas rurais de Mariana e Barra Longa, em conformidade com o plano de comunicação elaborado junto ao Governo do Estado de Minas Gerais.
A elaboração da 2ª fase do estudo de Análise de Risco à Saúde Humana não foi concluída. Causa: mudança de estratégia quanto à condução do estudo. Contramedida: Incorporação e expansão do estudo através do GAISMA (Gestão Ambiental Integrada em Saúde e Meio Ambiente), conduzido pelo PG023 — Manejo de Rejeitos. Com isso, a 2ª fase do ARSH será executada dentro deste novo estudo, a partir da nova estratégia.
O início dos estudos epidemiológicos e toxicológicos (estudo epidemiológico descritivo, o estudo toxicológico, estudo sobre a saúde do trabalhador e o estudo de seguimento da população exposta e potencialmente exposta) não ocorreu. Causa: redefinição da estratégia de contratação dos estudos epidemiológicos e toxicológicos por parte da CT-Saúde. Contramedida: Definição de que os estudos serão realizados através de celebração de Termo de Cooperação Técnica junto às instituições FAPES/FAPEMIG.

• Oficialização da entrega da obra do Ponto de Atenção Primária à Saúde de Ponte do Gama, no município de Mariana, através do Termo de Recebimento.
• Envio do ofício para CT-Saúde sobre o plano de Barra Longa, com o detalhamento da proposta de contratação de RH, por meio de Entidade Social.
• Realização de reunião com o GT Planejamento para ajustes no documento de Definição do Programa. O documento será atualizado de acordo com as discussões realizadas e retornará ao GT.
• Análise e envio do parecer sobre o Plano de Ações de Saúde de Belo Oriente, enviado pelo município através da CT-Saúde.
• Apresentação dos resultados finais dos estudos de ARSH nas áreas de Mariana e Barra Longa, conduzido pelas empresas Technohidro e Ambios (esta última se recusou a participar), através de relatório consolidado para a Secretaria de Estado de Saúde-MG, Ministério da Saúde, CT-Saúde e experts do Ministério Público Federal (FGV, AECOM e Ramboll).
• Envio de ofícios com a proposta de modelo de contratação de RH através de Entidade Social para os municípios que são afetados pela Lei de Responsabilidade Fiscal, para a CT-Saúde e outros órgãos competentes
• No mês de outubro foram aprovados os projetos de engenharia e licenciamento para reforma/construção do CAPSIJ (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil) no município de Mariana, com consequente início das obras.
• O processo de aditamento do contrato com o fornecedor Contexto (Aditivo 2) para suplementação da mão de obra nos municípios de Mariana e Barra Longa não foi concluído. Causa: Atraso nos trâmites processuais da Fundação Renova. Contramedida: Realizar acompanhamento das fases seguintes para cumprimento dos novos prazos acordados e finalização do processo de suprimentos.

• Encerramento do contrato emergencial de disponibilização de veículos para atendimento a Mariana e entrega de veículos ao município através da nova contratação realizada. Atendimento através da nova contratação realizada para o município de Mariana.
• Conclusão da mobilização das equipes dedicadas para apoio na execução de medidas mitigatórias, de acordo com o Plano de Reparação dos municípios da Calha do Rio Doce. Treinamentos introdutórios marcaram o início da execução das atividades.
• Atraso na assinatura do acordo de cooperação com o município de Barra Longa, e consequente atraso no início da suplementação de mão de obra. O município alega estar no limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, não podendo receber repasse de recursos para contratação direta ou indireta de profissionais. A Fundação Renova propõe que o novo modelo a ser adotado seja através da contratação de uma Entidade Social. O novo prazo para assinatura do acordo de cooperação com o município será em dezembro/2019.
• Atraso na aprovação dos projetos de engenharia e licenciamento para reforma/construção do Centro de Atenção Psicossocial para Infância e Juventude – CAPSIJ, em Mariana. Em 30/08/19, os projetos revisados atendendo às considerações propostas pelos órgãos responsáveis foram protocolados junto à Prefeitura de Mariana. O equipamento público fez então solicitações para adequação do documento, e este já foi modificado e protocolado. A nova previsão para início das obras é em novembro/2019.

• Concluída a implantação da sistemática de recebimento dos relatórios de monitoramento da qualidade da água para consumo humano.
• Revisão do documento da “Definição do Programa Saúde” pela Fundação Renova e encaminhamento deste para o CIF.
• Conclusão do processo de suprimentos para locação de veículos (novo contrato).
• Reunião junto aos municípios de Linhares e Sooretama (ES) para avaliação do 2º ciclo de ações do Plano de Controle de Vetores, relacionado ao Plano de Contingência, atendendo à Deliberação 220, item 1: aprovar o parecer acerca do Plano de Contingência — ações de remoção em Linhares e Patrimônio da Lagoa (Sooretama), conforme a Nota Técnica n° 10/2018/CTSaúde.
• Reunião de alinhamento do Programa de Saúde Física e Mental do impactados junto os municípios de Linhares, Regência e São Mateus (ES) e apresentação dos estudos toxicológicos realizados pela Universidade de São Paulo (USP - Ribeirão Preto).
• Atraso no encerramento do contrato emergencial de disponibilização de veículos para atender ao município de Mariana, visto que a disponibilização dos veículos conforme o novo contrato ocorrerá somente em outubro/19.
• Atraso na aprovação dos projetos de engenharia e licenciamento para reforma/construção do Centro de Atenção Psicossocial para Infância e Juventude (CAPSIJ) em Mariana (MG). Em 30/08/19, os projetos revisados atendendo às considerações propostas pelos órgãos responsáveis foram protocolados junto à Prefeitura de Mariana.
• Atraso na assinatura do termo de parceria com o município de Barra Longa (MG) e consequente atraso no início do repasse de verba para suplementação de mão de obra em Barra Longa. O município alega estar no limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, não podendo receber recursos para contratação direta ou indireta de profissionais. O modelo a ser utilizado para a suplementação de mão de obra está sendo reavaliado para que o processo seja iniciado.

• Cronograma para o início da obra do Centro de Atenção Psicossocial para Infância e Juventude (CAPSIJ) em Mariana revisado, conforme Deliberação do CIF 189.
• Concluída a contratação das equipes de território que atuarão apoiando na execução das medidas mitigatórias (apoio a Proteção Social e Saúde) junto aos municípios atingidos.
• Visita aos municípios de Colatina, Baixo Guandu e Linhares (ES).
• Instalação de uma grade adicional na unidade de Atenção Primária à Saúde da localidade de Ponte do Gama em Mariana (item não contemplado no escopo da recuperação feita pela Fundação Renova), conforme solicitação do Secretário Municipal de Saúde de Mariana.
• Atraso na aprovação dos projetos de engenharia e licenciamento para reforma/construção do Centro de Atenção Psicossocial para Infância e Juventude (CAPSIJ) em Mariana. Em 30/08/19, os projetos atendendo às revisões propostas pelos órgãos responsáveis foram protocolados junto à Prefeitura de Mariana.
• Atraso no início do repasse de verba para suplementação de mão de obra em Barra Longa. O município alega estar no limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, não podendo receber recursos para contratação direta ou indireta de profissionais. O modelo a ser utilizado para a suplementação de mão de obra está sendo reavaliado junto à CT-Saúde e o município para que o processo seja iniciado.
• A implantação da sistemática para recebimento dos relatórios de monitoramento da qualidade da água para consumo humano está em fase de validação dos prazos de recebimento junto ao Programa de Monitoramento da Bacia do Rio Doce.

• Versão atualizada do documento de Definição do Programa Saúde encaminhada para Câmara Técnica (CT Saúde), que ainda não se manifestou a respeito. Em 25/07/2019, a Fundação Renova enviou ofício para o Comitê Interfederativo (CIF) comunicando que aguardava retorno da Câmara Técnica.
• Relatórios (parciais e final) da 1ª fase do Estudo de Avaliação de Risco à Saúde Humana (ARSH) recebidos e submetidos às avaliações necessárias (Peer Review).
• A unidade de Atenção Primária à Saúde da localidade de Ponte do Gama em Mariana foi recuperada e disponibilizado ao município (obras concluídas em 31/05/19). Como o município não deu aceite no imóvel, um ofício foi encaminhado para a Secretaria Municipal de Saúde de Mariana informando a disponibilização do imóvel. O secretário visitou o local e solicitou a instalação de uma grade adicional, um item não contemplado no escopo da recuperação feita pela Fundação Renova.
• Mobiliário/Equipamentos entregues para o espaço CONVIVER em Mariana.
• Visita aos Municípios Bom Jesus do Galho, Córrego Novo, São Pedro dos Ferros e Raul Soares.
• O Termo do Convênio a ser celebrado entre FAPES/FAPEMIG e Fundação Renova foi elaborado e o plano de trabalho está em elaboração pela Fundação Renova e FAPES/FAPEMIG. Apesar da elaboração do termo do convênio ter sido concluída no prazo, ele ainda não foi assinado. A Câmara técnica solicitou que os Estados de MG e ES sejam incluídos como intervenientes no convênio com a FAPES/FAPEMIG, no entanto, desde maio/19, não apresentaram os pareceres jurídicos estaduais com as atribuições inerentes aos estados, fato que está comprometendo as atribuições da Fundação Renova.
• A contratação e mobilização das equipes de território que atuarão apoiando na execução das medidas mitigatórias (apoio a Saúde e Proteção Social) junto aos municípios atingidos não foi concluída. A Fundação Renova solicitará novas propostas técnicas para os fornecedores participantes para que o processo de suprimentos seja concluído.

• Início da segunda etapa do controle de vetores em Linhares e Sooretama (execução de aplicação de larvicida biológico e inseticida “Ultra Baixo Volume” —UBV — para controle dos vetores e larvas).
• Estudo da Ambios protocolado na Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais.
• Visitas técnicas aos municípios de Alpercata, Aracruz, Baixo Guandu, Belo Oriente, Colatina, Fundão, Galileia, Governador Valadares, Marilândia, Naque, Resplendor, Sooretama e Tumiritinga, para apresentação do programa e abertura de diálogo sobre impactos na saúde devido ao rompimento da barragem.
• O projeto estrutural do Centro de Atenção Psicossocial para Infância e Juventude (CAPSij) de Mariana foi protocolado na Secretaria de Obras em maio/19. Até o momento, a Fundação Renova não obteve retorno da Secretaria sobre a aprovação deste projeto.
• As obras para recuperação da unidade de Atenção Primária à Saúde, na localidade de Ponte do Gama, foram concluídas em maio/19. No entanto, o município ainda não formalizou o aceite da entrega do imóvel recuperado.
• O termo do convênio foi elaborado conjuntamente entre FAPES/FAPEMIG, Fundação Renova e CT Saúde e o plano de trabalho está em elaboração pela Fundação Renova e FAPES/FAPEMIG. Apesar da elaboração do termo do convênio sido concluída no prazo, este ainda não foi assinado. A Câmara Técnica solicitou que os estados de Minas Gerais e Espírito Santo sejam incluídos como intervenientes no convênio com a FAPES/FAPEMIG, no entanto, desde maio/19, não apresentaram os pareceres jurídicos estaduais com as atribuições inerentes aos estados, fato que está comprometendo as atribuições da Fundação Renova.
• Atraso na validação do documento da Definição do Programa Saúde pela CT Saúde, visto que a CT demanda que no escopo do documento seja previsto o financiamento do SUS independentemente de correlação com o rompimento, fato que está comprometendo a execução das atribuições da Fundação Renova.
• Atraso no início do repasse de verba para suplementação de mão de obra em Barra Longa. O município alega estar no limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, não podendo receber recursos para contratação direta ou indireta de profissionais. O modelo a ser utilizado para a suplementação de mão de obra está sendo reavaliado junto ao município para que o processo seja iniciado.

• Primeira fase do estudo de Análise de Risco à Saúde Humana (ARSH) protocolado na Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais.
• Projeto para construção/reforma do CAPSij de Mariana protocolado na Secretaria de Obras do município de Mariana.
• Entrega dos veículos locados à Secretaria de Saúde de Mariana para atendimento ao município, conforme item do Acordo Judicial da ACP Mariana.
• Repassada verba para a realização do processo de contratação de mão de obra pelo município de Mariana, para suplementação da equipe de Saúde, conforme item do Acordo Judicial da ACP Mariana.
• Realizadas visitas aos municípios impactados (São José do Goiabal, Sem Peixe, Rio Casca, Caratinga, Fernandes Tourinho, Dionísio, Marliéria e Bugre) para apresentação do programa de Saúde e identificação de danos causados pelo rompimento da barragem.

• Assinado acordo judicial da ACP Mariana.
• Alugado o imóvel para o funcionamento do Conviver — atenção especializada em saúde mental para os atingidos de Mariana (município só aceitará o recebimento quando chegarem os móveis/equipamentos).

Iniciado processo para aluguel de espaço para o Conviver, atenção especializada em saúde mental para os atingidos de Mariana.
Entrega da obra de reforma do Centro Comunitário/Ponto de apoio à Saúde do distrito de Ponte do Gama, em Mariana. Entrega da UBS provisória, de Bento Rodrigues e Paracatu, reformada para o município de Mariana.

Continuidade da reforma do telhado da Unidade Básica de Saúde.
Contratação da empresa para controle de pragas, relacionado ao barramento da lagoa Juparanã e rio Pequeno, em conjunto com a vigilância ambiental de Linhares.
CAPSij: projeto básico aprovado pela equipe de saúde do município. Renova aguarda a retificação do registro do imóvel por parte do município, que está incorreto em suas medidas.

Início da reforma do telhado da Unidade Básica de Saúde (UBS) que atende à comunidade de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, em Mariana.
Discussão e elaboração do plano de controle de pragas, relacionado à abertura do barramento da lagoa Juparanã e rio Pequeno, em conjunto com a vigilância ambiental de Linhares.
Apresentação do projeto básico elaborado para a reforma do CAPSIJ para equipes de Vigilância Sanitária e Secretaria de Obras de Mariana.

Discussão do plano de controle de vetores a ser elaborado em virtude da abertura do barramento da lagoa Juparanã e rio Pequeno, junto com a equipe de vigilância ambiental do município de Linhares.
Reestruturação do escopo do programa de Saúde, a partir de uma nova ótica de ações conjuntas com os demais programas da Fundação Renova.
Atendimento à ação civil pública, com discussão das ações do programa de Saúde no município de Mariana, durante reunião com o Ministério Público do estado de MG.
Elaboração do Plano de Contingência de Saúde para os atingidos pela abertura do barramento da lagoa Juparanã e rio Pequeno, nos municípios de Linhares e Sooretama.
Avaliação do 2º relatório parcial do Estudo de Análise de Risco à Saúde Humana.

Revisão da definição do programa, com interfaces com outros programas, critérios de saída e desenho de estratégias mais efetivas.

Ajustes de cláusulas e responsabilidades com fundações de pesquisa (FAPES e FAPEMIG) para cooperação técnica em desenvolvimento de estudos de saúde.

Apresentação e aprovação do projeto conceitual de reforma e construção do CAPSIJ de Mariana, junto ao município.

Análise da manifestação recebida no canal de comunicação da Fundação Renova, relativa à ocorrência de casos de febre maculosa no município de Santa Cruz do Escalvado.

Apresentação do projeto conceitual elaborado para a reforma do imóvel onde será implementado o CAPSIJ, do município de Mariana.

Revisão do escopo do programa e planejamento das ações para a oficina de levantamento da árvore de problemas e elaboração de quadro lógico, para a complementação do documento de Definição do Programa.
Comunicação ao município de Barra Longa sobre a disponibilização da ambulância financiada pelo programa de Saúde e Segurança (ambulância destinada às obras no município, partilhada com o setor de Saúde).
Emissão do primeiro relatório parcial da empresa Ambios sobre o estudo de ARSH.
Apresentação da INFO sobre o Plano de Reparação em Saúde do Município de Mariana ao Conselho Curador.
Revisão Orçamentária do Programa, incluindo as novas demandas dos planos municipais e estaduais de Reparação em Saúde.

Discussão com o Ministério Público sobre o atendimento de saúde das pessoas envolvidas no estudo elaborado pelo Instituto de Saúde e Sustentabilidade – ISS; Acompanhamento das ações para a reforma do CAPSIJ do município de Mariana, em atendimento à deliberação 189 do CIF; Integrar o Estudo de Análise de Risco à Saúde Humana com os programas que fazem interface com o programa de Saúde da FR; Elaboração de estratégias de trabalho do programa de Saúde com pesquisadores, relacionados à oficina diagnóstico de Saúde nos municípios, Estudo de Saúde Mental e análise de nexo-causal dos riscos à Saúde Humana pelo rompimento.

Apresentado o Estudo de Avaliação de Risco à Saúde Humana (ARSH) aos programas da Fundação Renova que fazem interface com o programa de Saúde.

Iniciado o Estudo de Análise de Risco à Saúde Humana (ARSH).

Reestruturado o Plano de Atendimento de Saúde do município de Mariana, de acordo com a orientação do Conselho Curador.

Iniciadas as reuniões com os gestores municipais de saúde do estado do Espírito Santo, visando identificar possíveis alterações no perfil epidemiológico das comunidades atingidas.

O programa apresentou, à Câmara Técnica de Saúde, o formato de contratação via edital para o estudo epidemiológico.

Além disso, está em desenvolvimento o painel do Businees Inteligence (BI), que reúne as informações do programa de Saúde e de outras iniciativas da Fundação que realizarão estudos apontando dados aplicáveis na saúde da população impactada.

Também foi contratada a empresa que realizará o estudo de Análise de Risco a Saúde Humana.

Outra iniciativa que merece destaque é a comunicação, durante encontro com a Secretaria de Saúde de Barra Longa, dos resultados das análises da água no município.

Foi feito, ainda, acompanhamento das estratégias de atendimento à saúde da população de Barra Longa relacionadas aos resultados dos exames feitos pelo Instituto de Saúde e Sustentabilidade (ISS). Esse trabalho será executado pelo Sistema Único de Saúde. O acompanhamento começou a ser feito no Hospital das Clínicas de Belo Horizonte (MG).

No período foi realizado fórum com secretários municipais e estaduais de Saúde do Espírito Santo para definição da estratégia de elaboração de um Plano de Trabalho conjunto com os municípios impactados do estado.

Além disso, foram coletadas 10 amostras de água da torneira de moradores do município, com o objetivo de verificar a qualidade da água distribuída na cidade.

Esta ação está relacionada aos exames de 11 moradores, divulgados pelo Instituto de Saúde e Sustentabilidade, que constataram algum nível de níquel no sangue.

As ações que definem este programa foram analisadas e ajustadas a partir de parecer emitido pela Câmara Técnica de Saúde.

Foi elaborado, juntamente com a Secretaria de Saúde de Barra Longa e do estado de Minas Gerais, um fluxo de atendimento à população para casos de intoxicação, conforme apontado pelo Instituto de Saúde e Sustentabilidade. Também foi realizada reunião com a Câmara dos Vereadores no município, onde foram respondidos os questionamentos sobre intoxicação da população dessa região.

Foi implantado, ainda, o Fórum Estadual de Diálogo, no estado do Espírito Santo, para acompanhamento das ações deste programa.

O Instituto Saúde e Sustentabilidade da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), apresentou os resultados das análises sobre a situação da saúde mental da população de Barra Longa (MG).

A Fundação Renova entregou o relatório bibliográfico sobre doenças vetoriais. Foram solicitados ajustes, como acréscimo de algumas doenças regionais, que serão entregues em um novo prazo.

Também foram realizadas visitas às Unidades Básicas de Saúde do município de Barra Longa e definida, junto ao município, a estratégia de atendimento e fluxo de encaminhamento e o uso da ambulância. Além disso, foi discutida a contratação de médico pelo município.

No mês de fevereiro foram iniciados os estudos de avaliação dos riscos potenciais à saúde humana, relacionados à qualidade do ar de Barra Longa (MG).

O programa elaborou o relatório mensal e entregou o relatório com levantamento de dados de morbidade e mortalidade (de 2005 a 2016) para a Câmara Técnica de Saúde.

Também foi entregue o levantamento do perfil dos serviços de saúde disponíveis nas 40 localidades impactadas. Foi definido o fluxo de encaminhamento de casos de saúde entre Fundação Renova e o município de Mariana.

Para a elaboração da primeira fase do estudo de saúde mental, foi contratada a instituição de pesquisa que ficará responsável pelo trabalho.

Teve início o estudo de revisão bibliográfica sobre doenças vetoriais. Também foi aberto o processo de contratação para os estudos Descritivo e de Avaliação de Risco à Saúde Humana.

Em novembro, o Termo de Referência do estudo epidemiológico e toxicológico foi reformulado seguindo as bases mínimas elaboradas pela Câmara Técnica de Saúde.

O relatório que é enviado para a CT Saúde foi adaptado para atender o modelo padrão estabelecido pela Deliberação 73.

O programa realizou levantamento de dados pretéritos de morbimortalidade e do perfil dos serviços de saúde disponíveis nos municípios listados no TTAC, através de dados disponíveis no DataSus.

Foram enviados para a aprovação da Câmara Técnica de Saúde os escopos dos estudos em andamento e o termo de referência do estudo de avaliação de risco à saúde humana.

Identificação dos pesquisadores para a elaboração de estudos preliminares (relatórios bibliográficos) de Saúde Mental, Doenças Vetoriais, Toxicologia Humana, Poluição de ar de Barra Longa e seu impacto da saúde da população e Morbidade e Mortalidade como base de dados. Os processos de contratação foram iniciados.

Apoio à equipe do Programa de Manejo de Rejeitos – PG 23 para elaboração do escopo de análise e monitoramento da qualidade do ar de Barra Longa (MG), com foco no controle da saúde da população.

Foi feito um levantamento dos tipos de serviços de saúde disponíveis nos 40 municípios atingidos. Além disso, a equipe do programa tem colaborado e alinhado com outros programas da Fundação Renova para o estudo de análise de risco à saúde humana.

A Renova apoiou duas iniciativas em Barra Longa (MG) para promover a saúde física e mental no município: o Projeto para Geração de Trabalho e Renda em Saúde Mental, voltado para as mulheres, e a habilitação e credenciamento da unidade de Pronto Atendimento 24 horas.

Com o objetivo de manter a qualidade no atendimento na área de saúde para a população atingida, foi realizado um alinhamento com a Secretaria de Saúde de Barra Longa e a contratação de profissionais de saúde para o município.

Além disso, reuniões com as universidades Federal de Ouro Preto (UFOP), Federal de Minas Gerais (UFMG) e de Campinas (Unicamp) discutiram a possibilidade de parcerias e estudos que visam promover o entendimento e o consecutivo desenvolvimento do contexto socioeconômico da região.

Realização do projeto de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, que promove a socialização e o bem-estar de mulheres de 25 a 60 anos. O trabalho é uma parceria entre a Fundação Renova, poder público e a sociedade civil. As oficinas serão semanais, com temas a serem definidos em conjunto com o público.

No dia 04 de maio, foi realizada uma oficina de trabalho em Belo Horizonte (MG), com o objetivo de alinhar estratégias e expectativas para a realização do estudo epidemiológico nos territórios impactados pelo rompimento da barragem de Fundão. Na ocasião, foi apresentado o termo de referência do estudo, que está sob análise da Câmara Técnica de Saúde. Participaram especialistas e interessados da área, que também discutiram temas como monitoramento da poeira em Barra Longa (MG) e toxicologia.

Realizadas duas reuniões com os secretários municipais de Saúde de Barra Longa e de Mariana (MG) sobre a execução do plano de apoio à saúde física e mental, especificamente sobre a contratação de profissionais que atenderão a população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em abril de 2017, as oficinas de gestor público na área de Proteção Social ocorreram nos municípios de Naque, Belo Oriente, Fernandes Tourinho, Periquito, Iapu, Sobrália, Alpercata, Governador Valadares, Tumiritinga, Galiléia, Conselheiro Pena, Resplendor, Itueta, Aimorés, Baixo Guandu, Colatina, Marilândia, Linhares e Aracruz. A ação tem como objetivo levantar dados da área de saúde para subsidiar a implementação de uma ação coordenada e intersetorial entre o poder público e a Fundação Renova.

Também foram realizadas reuniões com os secretários de saúde de Barra Longa e de Mariana (MG), para discussões sobre a execução do plano de apoio à saúde física e mental, bem como sobre atendimento à população por meio de oferta de serviços no SUS.

Entrega da Unidade Básica de Saúde, em Mariana (MG), para atender as comunidades de Bento Rodrigues e Paracatu. Além disso, foi realizada, no município, uma reunião com a equipe dos serviços socioassistenciais para a apresentação do Plano de Contingência de Chuva do Município (Defesa Civil), associado ao Plano de Contingência de Chuvas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania.

Realizada oficina de gestor público na área de saúde para levantar subsídios para implementação de uma ação coordenada e intersetorial entre o poder público e a Fundação Renova à população impactada, a partir da escuta dos municípios de Mariana e Barra Longa (MG).

Realizada reunião com o secretário de saúde de Barra Longa para análise dos estudos da pesquisa realizada pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade, pesquisadores responsáveis Evangelina da Motta Pacheco Alves de Araujo Vormittag e Maria Aparecida de Oliveira.

Entregue à Camara Técnica de Saúde o termo de referência dos estudos de saúde para início das discussões.

Em Barra Longa (MG), segue em andamento o apoio técnico na gestão da saúde municipal, por meio de consultorias especializadas em saúde coletiva e mental. Foram concluídos o Relatório Diagnóstico de Saúde do município, o Protocolo de Atenção em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas e o Painel de Indicadores e Metas em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas. Além disso, foram realizadas oficinas de treinamento para as equipes de saúde sobre as ações de combate à febre amarela. Em Mariana (MG), foi inaugurado a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) provisória para as comunidades de Bento Rodrigues e Paracatu (MG).

Em Mariana (MG), foi entregue, no dia 20 de janeiro, a Unidade Básica de Saúde (UBS) provisória, que atenderá as comunidades de Bento Rodrigues (MG) e Paracatu (MG). Em Barra Longa (MG), segue em andamento o apoio técnico na gestão da saúde municipal, por meio de consultorias especializadas em saúde coletiva e mental. Em relação ao estudo epidemiológico e toxicológico, instituições acadêmicas, profissionais de renome internacional na área e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) estão sendo consideradas para engajamento na condução dos trabalhos.

Em Mariana (MG), está em andamento a reforma no imóvel que será a Unidade Básica de Saúde (UBS) provisória das comunidades de Bento Rodrigues (MG) e Paracatu (MG), com previsão de entrega para 13 de janeiro de 2017. Em Barra Longa (MG), segue o apoio técnico na gestão da saúde municipal, por meio de consultorias especializadas em saúde coletiva e mental. No período de 28 de novembro a 09 de dezembro de 2016, foram realizados cinco cursos/oficinas de treinamento para as equipes de saúde envolvidas com o tema da saúde mental, álcool e outras drogas. Em relação ao estudo epidemiológico e toxicológico, instituições acadêmicas, profissionais de renome internacional na área e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) estão sendo consideradas para engajamento na condução dos trabalhos.

Está em andamento a reforma do imóvel que será a Unidade Básica de Saúde provisória das comunidades de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, em Minas Gerais. Em Barra Longa (MG), também segue em andamento a gestão da saúde municipal, por meio de consultorias especializadas em saúde coletiva e mental. A Fundação Renova aguarda avaliação do Memorando de Entendimento (MoU), pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para formalização da parceria na condução dos estudos epidemiológicos e toxicológicos.

Teve início a reforma do imóvel que será a Unidade Básica de Saúde provisória das comunidades de Bento Rodrigues e Paracatu. A previsão de entrega é dezembro de 2016. Em Mariana e Barra Longa, foi feita a gestão dos planos acordados com a Secretaria de Saúde, Secretaria de Desenvolvimento e Ministério Público.

Em Mariana e Barra Longa, foi feita a gestão dos planos acordados com a Secretaria de Saúde, Secretaria de Desenvolvimento e Ministério Público.


Compartilhar:

Fotos e vídeos do programa

Tenha acesso a fotos e vídeos sobre este programa da Fundação Renova.

Notícias sobre o programa

Acesse aqui todas as notícias relacionadas a este programa da Fundação Renova.

Deixe seu comentário