Fundação Renova

Fundação Renova: Nossa caminhada até aqui

A Fundação Renova vem mobilizando técnicos e especialistas de diversas áreas de conhecimento, dezenas de entidades de atuação socioambiental e de conhecimento científico do Brasil e do mundo e soma hoje cerca de 7 mil pessoas (entre colaboradores próprios e parceiros) para, juntos, trabalhar no processo de reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, de Mariana à foz do rio Doce.

O modelo definido para reparar os impactos é resultado de um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado em março de 2016 por dezenas de entidades, entre órgãos da Federação, como IBAMA, ICMBio, ANA, órgãos estaduais e municipais, as empresas Samarco, Vale e BHP, representantes do comitê de bacias.

As ações de reparação englobam desde ações que visam reverter ou diminuir os impactos causados pelo rompimento, como o manejo do rejeito, a reconstrução das vilas e as indenizações, como programas que visam ressarcir a sociedade pelos danos gerais causados na vida das pessoas. Essas ações incluem restauração florestal, recuperação de nascentes e saneamento para os municípios ao longo do rio Doce, por exemplo.

Conheça nosso modelo, desafios e as principais ações realizadas até o momento, rumo à reparação ambiental, social e econômica das comunidades atingidas.

Deixe seu comentário