Indenizações

ENTENDA O PROGRAMA

A Fundação Renova vem trabalhando na construção de soluções indenizatórias para ressarcir os atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG).  Dezenas de milhares de pessoas, distribuídas por 39 municípios, sofreram impactos de natureza e intensidade diferentes. A Fundação Renova atua para concluir o processo de indenização, prevendo, por exemplo, acordos para diferentes categorias.

PROGRAMA DE INDENIZAÇÃO MEDIADA (PIM)

Os pagamentos aos atingidos pelos danos comprovados de suas atividades econômicas e pela falta de abastecimento de água potável após o rompimento da barragem são realizados pelo Programa de Indenização Mediada (PIM) da Fundação, um programa gratuito de adesão voluntária.

Dano Água: pagos às pessoas que ficaram sem abastecimento e sem distribuição de água por mais de 24 horas após o rompimento.

Dano Geral: para o ressarcimento de atingidos que tiveram danos morais e materiais, inclusive lucros cessantes, de suas atividades econômicas.

Matriz de danos de indenizações

Casos de difícil comprovação de danos

A Fundação Renova está pagando indenização para os casos de difícil comprovação de danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão. Os pagamentos acontecem por meio do Sistema Indenizatório Simplificado, implementado a partir de decisão da 12ª Vara Federal após petições apresentadas pelas Comissões de Atingidos de municípios atingidos. Já podem aderir os moradores das localidades que já tiveram as ações coletivas analisadas pela Justiça. O acesso deve ser realizado por advogados ou defensores públicos dos requerentes, de acordo com a sentença judicial.

A opção de ingressar no Programa de Indenização Mediada (PIM) da Fundação Renova não foi encerrado a partir de decisão da 12ª Vara Federal. O PIM conta com políticas reparatórias próprias para aqueles atingidos de categorias previamente reconhecidas que conseguem comprovar seus danos.

PORTAL DO ADVOGADO

Auxílio Financeiro Emergencial

A Fundação Renova paga um auxílio financeiro mensal às pessoas que sofreram impacto direto na sua atividade econômica ou produtiva.

Para saber mais sobre as ações de reparação executadas pela Fundação Renova, clique nos links abaixo.

DADOS DA REPARAÇÃO

PERGUNTAS FREQUENTES

REVISTA DOIS PONTOS

ESCRITÓRIOS

O Programa de Indenização Mediada tem escritórios chamados Centros de Indenização Mediada (CIM) para atendimento às comunidades atingidas. Os endereços dos escritórios em operação podem ser conferidos no mapa abaixo. Para dar continuidade ao processo de reparação financeira no momento de pandemia, a Fundação Renova adotou o serviço meio remoto, com uso de ferramentas que possibilitam o atendimento a distância. O atingido que preferir o atendimento presencial pode aguardar a reabertura do CIM, que ainda não tem data prevista.

Pedra Corrida

Avenida Francisco Silveira Filho, 349, - Pedra Corrida. Atendimento de segunda a sexta, das 8h30 às 17h48.

Tumiritinga

Avenida Tiradentes, nº. 90, Centro. Atendimento de segunda a sexta, das 8h30 às 17h48.

Governador Valadares

Rua Treze de Maio, 971, Nossa Senhora das Graças. Atendimento de segunda a sexta, das 8h30 às 17h48.

Mariana

Av. Manoel Leandro Correa, 267, Bairro Centro. Atendimento de segunda a sexta, das 8h30 às 17h48.

Rio Doce

Rua Coronel Bessa, 147/149, Centro. Atendimento de segunda a sexta, das 8h30 às 17h48.

Periquito

Av. Senador Getúlio de Carvalho, 56, Centro. Atendimento de segunda a sexta, das 8h30 às 17h48.

Galileia

Rua dos Operários, 1.011, Centro. Atendimento de segunda a sexta, das 8h30 às 17h48.

Ipatinga

Avenida Altina Gonçalves, 95 A, Iguaçu. Atendimento de segunda a sexta, das 8h30 às 17h48.

São José do Goiabal

Rua Monsenhor Horta, 60, Centro. Atendimento de segunda a sexta, das 8h30 às 17h48.