Terreno de Lucila é escolhido pelos moradores para reconstrução de Paracatu de Baixo

Publicado em: 03/09/2016

Reconstrução

Votação é parte do processo de reassentamento das áreas impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão

Representantes de 103 famílias moradoras de Paracatu de Baixo elegeram hoje, 03 de setembro, o local onde será reconstruído o distrito impactado pelo rompimento da barragem de Fundão. Com 65% dos votos, Lucila foi o terreno escolhido. Os critérios para a votação foram definidos em conjunto com os moradores e representantes do Ministério Público.

Assim como aconteceu para as comunidades de Bento Rodrigues e Gesteira, os moradores visitaram os terrenos mapeados, assistiram ao vídeo em 3D com os estudos técnicos e receberam cartilhas com informações sobre qualidade do solo, água, geologia, vegetação, cavidades e outros estudos. A exposição de maquetes de cada terreno possibilitou uma visão comparativa das diferentes áreas, além de visitas guiadas aos terrenos pré-qualificados.

Lucila possui 84,8 hectares e fica próximo ao antigo distrito, atendendo a um dos sete critérios estabelecidos previamente pela comunidade. Os outros seis são: abastecimento de água, disponibilidade de energia, facilidade de acessos, manutenção da vizinhança de Paracatu, relevo-topografia adequado e acesso a transporte público.

Moradores de Paracatu de Baixo elegem terreno para reconstrução do distrito impactado

Moradores de Paracatu de Baixo (MG) elegem terreno para reconstrução do distrito impactado. | Foto: Fernando Helbert

O próximo passo será a realização do levantamento de expectativas com as famílias para a definição de como será o projeto urbanístico da nova comunidade. Neste caso, serão definidas, por exemplo, a localização de escola, posto de saúde, campo de futebol e tamanho das vias, além de detalhes da estrutura e características de acabamento das casas. O levantamento é o marco inicial para elaboração do projeto urbanístico da nova comunidade. “A escolha do terreno em Paracatu conclui uma etapa importante no processo de reconstrução dos distritos impactados pelo rompimento da barragem. Como aconteceu antes em Bento Rodrigues e Gesteira, são os futuros moradores que irão decidir onde ficarão suas novas casas, da forma mais democrática possível”, afirma Álvaro Pereira, líder dos programas de reconstrução das comunidades.

Os programas de reconstrução dos distritos diretamente impactados pelo rompimento da barragem de Fundão estão sendo assumidos pela Fundação Renova, organização autônoma e independente, que responderá por todos os programas socioeconômicos e socioambientais previstos no Termo de Transação de Ajustamento de Conduta (TTAC) assinado entre Samarco, Vale e BHP Billiton e os governos federal, de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Este conteúdo foi útil para você?