Famílias da zona rural de Mariana visitam escritório da Fundação Renova

Publicado em: 23/05/2017

Reconstrução

O encontro foi uma oportunidade de apresentar aos impactados a equipe que trabalha no processo de reparação

Neste mês de maio, famílias da região rural de Mariana e Barra Longa, em Minas Gerais, fizeram uma visita ao escritório São Pedro, da Fundação Renova, que fica em Mariana. Todas as famílias vivem em propriedades afastadas e que foram impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão.

A visita foi uma oportunidade para apresentar a equipe da Renova, que atua em prol do processo de reparação, e, também, de criar um ambiente que gere conhecimento sobre o processo de reconstrução, proporcionando momentos de troca e que fortaleçam a confiança entre a equipe e as famílias.

“Sempre somos recebidos nas casas das pessoas. Dessa vez, convidamos as famílias para conhecerem o nosso local de trabalho e a dimensão da equipe envolvida no processo de reparação”, explica Bruna Tropia, da equipe de Diálogo. A expectativa é que todas tenham a oportunidade de ir à Renova e conhecer um pouco mais dos processos da instituição.

Famílias da zona rural de Mariana e Barra Longa conhecem o escritório da Fundação Renova.| Foto: Divulgação

Até o momento, quatro famílias conheceram o escritório, todas residentes em propriedades rurais que foram destruídas em função do rompimento de Fundão. Tratam-se de propriedades mapeadas nesse sentido que, a princípio, terão seu processo de reparação tratado independente dos três grandes reassentamentos coletivos previstos (Bento, Paracatu e Gesteira). As famílias atendidas nesse momento, são aquelas que demonstraram interesse em reconstruir suas propriedades na mesma propriedade de origem e o planejamento é que todas elas tenham a oportunidade de ir à Renova e conhecer um pouco mais dos nossos processos.

“As pessoas ficam ansiosas por ver os resultados das nossas ações e isso é normal. Ainda assim, alguns processos são mais burocráticos, dependem da contratação de diversos fornecedores, da liberação de órgãos ambientais e, até mesmo, da compra de materiais. Quando as famílias interagem com o nosso local de trabalho, entendem melhor como funciona a nossa rotina. É uma forma de gerar confiança no processo em relação à execução dos compromissos que firmamos e fortalecermos nossos laços”, destaca Bruna.

Este conteúdo foi útil para você?