Projetos apoiados pelo programa de Formação de Lideranças Jovens fazem a diferença em suas comunidades

Publicado em: 28/06/2022

Formação Lideranças Jovens

Instituições recebem recursos para ações de revitalização ambiental, social, econômica e cultural na bacia do rio Doce

As cinco instituições parceiras do programa de Formação de Lideranças Jovens começaram a receber os recursos para a execução de 58 projetos. Com apoio da Fundação Renova, cerca de R$1milhão será destinado para ações de revitalização ambiental, social, econômica e cultural em 41 municípios. O objetivo é mobilizar e engajar jovens de 15 a 29 anos no processo de reparação da bacia do rio Doce. Clique e conheça os projetos selecionados em Minas Gerais e no Espírito Santo.

A ação é desenvolvida em parceria com o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD) Fundação Geraldo Perlingeiro Abreu; Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS) Associação Mineira das Escolas Famílias Agrícolas (AMEFA); e Lumiar Ambiental. Divididas em cinco áreas, cada instituição elaborou um projeto de atuação. O propósito foi criar oportunidades, por meio de processos educativos para promoção da participação juvenil e aumento das possibilidades de atuação no desenvolvimento local, questões sociais e socioambientais. O projeto também contribui para o fortalecimento da rede de atores e ações que trabalham com o protagonismo jovem, fomentando práticas para a revitalização da região.

Estes são os projetos desenvolvidos pelas instituições parceiras e os municípios contemplados:

Associação Mineira das Escolas Famílias Agrícolas (AMEFA)

• Projeto Passaporte da Revitalização
  • Municípios: Resplendor, Itueta e Aimorés, em Minas Gerais; e Baixo Guandu, Colatina e Marilândia, no Espírito Santo.

Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD)

• Projeto Jupiter
  • Municípios: Mariana, Barra Longa, Ponte Nova, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado, em Minas Gerais.

Apoiado pelo CPCD, o projeto Renascer para Sobreviver na Comunidade de Bananal, em Barra Longa (MG), contou com a participação de mais de 300 pessoas e atuou na nascente de Cima, responsável pelo abastecimento da comunidade há mais de 50 anos.

Fundação Geraldo Perlingeiro Abreu

• Projeto Raízes e Asas do Rio Doce
  • Municípios: Bom Jesus do Galho, Bugre, Caratinga, Córrego Novo, Dionísio, Fernandes Tourinho, Iapu, Ipaba, Ipatinga, Marliéria, Pingo D’Água, Raul Soares, Rio Casca, Santana do Paraíso, São Domingos do Prata, São José do Goiabal, São Pedro dos Ferros, Sem-Peixe, Sobrália e Timóteo, em Minas Gerais.

O distrito de São João do Jacutinga, em Caratinga (MG), recebeu o projeto Praça: o Coração da Comunidade. Com apoio da Fundação Geraldo Perlingeiro Abreu, a comunidade transformou o principal ponto de encontro dos moradores em um espaço permanente de convívio social.

Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS)

• Projeto Liderança Jovem Rio Doce
  • Municípios: Belo Oriente, Naque, Periquito, Governador Valadares, Alpercata, Tumiritinga, Galiléia e Conselheiro Pena, em Minas Gerais.

Entre as ações apoiadas pelo CIEDS, está o projeto Unidos pelo Meio Ambiente, realizado em Barra do Cuieté, distrito de Conselheiro Pena, em Minas Gerais. A iniciativa mobilizou 20 jovens e promoveu a conscientização por meio de cursos de educação ambiental, oficinas de grafite e de construção de fossa séptica.

Lumiar Ambiental

• Projeto Lótus
  • Municípios: Aracruz e Linhares, no Espírito Santo.

Histórico

Em 2020, a Fundação Renova anunciou o Agenda Juventudes, com o objetivo de reunir iniciativas de mobilização e o engajamento de jovens da bacia do rio Doce.

No primeiro semestre de 2021, cursos formativos foram oferecidos para  cerca de 1.200 jovens. As aulas incluíam  aspectos históricos, socioeconômicos e socioambientais relacionados à bacia do rio Doce. Em seguida, as instituições trabalharam com metodologia conceitual própria, proposta no plano inicial apresentado e aprovado no edital.

Este conteúdo foi útil para você?

3 comentários

Precisa colocar, filtros no Rio doce também, urgente. Vocês são muito ricos, conheci as Minas de Nova Lima e a MBR