Projeto ambiental recebe apoio do Programa de Formação de Lideranças Jovens

Publicado em: 15/07/2022

Território Alto Rio Doce , Formação de Lideranças Jovens

Jovens da comunidade de Bananal, em Barra Longa, Minas Gerais, se engajaram para preservar e manter viva a nascente de Cima

O projeto Renascer para Sobreviver, apoiado pelo Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento, atendeu jovens da comunidade de Bananal, em Barra Longa (MG), que se uniram para preservar e manter viva a nascente de Cima, responsável pelo abastecimento da comunidade há mais de 50 anos. Por meio do Programa de Formação de Lideranças Jovens, da Fundação Renova, o projeto realizou ações de reflorestamento, cercamento de nascentes, limpeza do entorno e plantio de mudas.

A iniciativa contou com a participação de mais de 300 pessoas e as crianças foram as primeiras aliadas. Elas se empolgaram em ações de replantio de vegetações nativas e proteção da nascente.

Ações do Projeto

Todas as ações foram realizadas junto à comunidade, em forma de mutirão de plantio e cuidado. O primeiro encontro foi destinado a conhecer o local, limpar e pensar futuras ações para a proteção da nascente. Em seguida, foi feito o cercamento, que impede danos causados por animais e garante que não ocorram bloqueios no caminho das águas, e realizado o plantio de vegetações nativas, em toda a área.

As mudas utilizadas nas ações foram preparadas em um pequeno viveiro, construído especificamente para produção das plantas nativas. O espaço está sob o cuidado da comunidade.

Os benefícios do reflorestamento vão muito além de proteger a nascente, contribuindo para a manutenção do ecossistema local, reserva legal e área de proteção permanente.

Clique aqui e conheça outros projetos apoiados pelo Programa de Formação de Lideranças Jovens.

9 comentários

Bom dia.
    Sou criador de abelhas sem ferrão, as abelhas nativas brasileiras que estão ameaçadas de extinção. Queria iniciar um projeto com o objetivo de multiplicar e conservar as abelhas nativas. E com isso apresentá-las nas escolas para que os alunos da região possam conhecer e saber a importância delas para o meio ambiente.

Responder

Olá, Geônio. Ficamos felizes com seu interesse em fazer parte das ações de reparação e compensação da Fundação Renova.
    Orientamos que você entre em contato com o nosso Núcleo Institucional pelo e-mail: nucleoinstitucional@fundacaorenova.org. Lembre-se de esclarecer o objetivo, informar dados importantes sobre o projeto no qual você está envolvido ou caso esteja representando alguma instituição ou comunidade.

Quando sera pagamentoda samarco

Responder

Olá, Sônia. Gostaríamos de esclarecer que a Fundação Renova é uma entidade autônoma e sem fins lucrativos, responsável pela mobilização e execução da reparação dos danos provocados pelo rompimento da barragem de Fundão.
    A Fundação foi criada para implementar os 42 programas estabelecidos no Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado em 2 de março de 2016 pela Samarco, Vale, BHP e Governos Federais de Minas Gerais e do Espírito Santo. Queremos assegurar que a reparação das áreas impactadas seja executada por uma fundação regida por uma governança avançada e com regras rigorosas de transparência e integridade.
    As definições das medidas compensatórias adotadas acontecem de modo plural, envolvendo várias instituições, sendo que nenhuma delas tem controle absoluto.

Trabalhamos para reparar todos aqueles que têm direito à compensação financeira. Cada caso é analisado individualmente, por meio dos programas criados para cuidar dos processos de ressarcimento.
    Para preservar os seus dados pessoais e a confidencialidade das informações que são sigilosas e não podem ser compartilhadas por aqui, recomendamos que você entre em contato com um dos nossos canais de relacionamento.
    Assim, com a ajuda de um profissional treinado, você poderá receber as informações sobre o andamento da sua demanda.
    Fale pelo telefone 0800 031 2303 ou em nosso site, acessando o Fale Conosco: https://www.fundacaorenova.org/fale-conosco/.