Professores da rede municipal de Mariana (MG) recebem orientação sobre cuidados com a saúde vocal

Publicado em: 22/03/2019

Educação

A iniciativa é uma parceria com a Secretaria de Educação de Mariana e vai promover dois encontros nos dias 22 e 23 de março

Em parceria com a Secretaria de Educação de Mariana, a Fundação Renova convida os professores da rede pública de ensino de Mariana (MG) para debater um tema importante: os cuidados com a voz em sala de aula. Os encontros serão realizados nos dias 22 e 23 de março, no Centro de Convenções. O trabalho será desenvolvido pela Compreender, consultoria parceira da Fundação Renova, para cerca de 600 educadores — além da equipe da Secretaria de Educação.

Educadores da rede municipal de ensino de Mariana (MG) vão se encontrar para debater a importância dos cuidados com a voz. | Foto: Nitro Imagens

Chamados de Cuidados com o Docente: a Saúde Vocal em Foco, os encontros serão divididos em três turmas. A ação é parte do Programa de Reintegração da Comunidade Escolar e integra as medidas de compensação e reparação dos impactos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, previstas no Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC).

A voz é o principal meio de comunicação entre o educador e seus alunos — e um dos mais valiosos instrumentos de trabalho em sala de aula. A secretária de Educação do município, Aline Oliveira, explica que a temática dos encontros atende a uma demanda dos próprios professores, observada na etapa de diagnóstico do Programa de Assistência Pedagógica.

“Para os professores, a voz é uma ferramenta de trabalho. O dia a dia das salas de aula exige o uso constante dela, por isso, é importante que eles saibam como utilizá-la da melhor maneira possível, de modo que a saúde de cada um esteja resguardada e, consequentemente, o desempenho em sala de aula seja cada dia melhor”, diz.

Apoio pedagógico

O Programa de Assistência Pedagógica é desenvolvido pela Fundação Renova em parceria com a Secretaria de Educação de Mariana e tem como objetivo a construção dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das escolas da rede municipal. Essa iniciativa funciona com a participação de todos os envolvidos no processo educacional do município.

O programa teve início em 2017 e já foram realizadas as etapas de diagnóstico com aplicação de questionários; encontros coletivos para devolutivas do processo diagnóstico; e encontros coletivos e individuais com visitas feitas a cada escola para formação e sensibilização da Comissão Representativa Coordenadora do PPP e dos Colegiados.

Cuidados com o docente: a saúde vocal em foco

Datas: 22 e 23 de março

Local: Centro de Convenções de Mariana (avenida Getúlio Vargas, s/n, Centro)

Horários: sexta-feira, dia 22, das 16h às 18h e das 19h às 21h; sábado, dia 23, das 8h às 10h

A participação dos docentes da rede municipal é gratuita.