Fundação Renova

11 – Recuperação das escolas e reintegração da comunidade escolar

Objetivo do programa

Reconstrução, aquisição de mobiliário, equipamentos e materiais necessários às escolas impactadas de Fundão até Candonga e providenciar os meios para reintegração de seus respectivos alunos e profissionais envolvidos nas rotinas escolares.

Progresso do programa

• A Fundação Renova, seguindo os alertas da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, e diante do aumento dos casos de contaminação pelo novo Coronavírus (COVID-19) no Brasil, decidiu adotar medidas de prevenção e segurança, suspendendo suas atividades de campo. Sendo assim, a atividade abaixo está sendo realizada a distância:
Realização de formações aos professores (núcleos de inclusão) no tópico psicopedagógico das escolas impactadas de Mariana/MG à distância.
• Produção de conteúdo digital educativo para distribuição em toda rede Municipal de Educação de Barra Longa/MG.

Projeto de Escolas Impactadas de Mariana (Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo).
• Conclusão da atividade de realização de adequações na infraestrutura para oferta do tempo integral na escola temporária de Paracatu de Baixo.
• Conclusão da atividade de realização de adequações na infraestrutura para oferta do tempo integral na escola temporária de Bento Rodrigues. A Fundação Renova, seguindo os alertas da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, e diante do aumento dos casos de contaminação pelo novo coronavírus (COVID-19) no Brasil, decidiu adotar medidas de prevenção e segurança, suspendendo suas atividades de campo. Sendo assim, as atividades abaixo está sendo realizada a distância:
• Realização de formações aos professores (núcleos de inclusão) no tópico psicopedagógico das escolas impactadas de Mariana/MG à distância.
• Produção de conteúdo digital educativo para distribuição em toda rede Municipal de Educação de Mariana/MG.

Não houve entregas e fatos relevantes no mês de março de 2020.

Projeto de Apoio Pedagógico às escolas impactadas e às redes públicas de Ensino de Mariana
• Conclusão do marco referencial para a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) das 30 escolas da rede municipal de Mariana/MG. Projeto de arte, cultura, sociabilidade e produção de saberes para escolas e alunos impactados
• Entrega do evento de socialização da comunidade escolar a partir do Conexão Férias 2020 em Mariana/MG.

Projeto de Apoio Psicopedagógico às Escolas Impactadas de Mariana e Barra Longa
• Conclusão da identificação dos alunos das escolas impactadas de Mariana/MG e Barra Longa/MG para encaminhamento ao atendimento psicopedagógico.

Atendimento às Escolas Temporárias e Impactadas — Estrutura das escolas temporárias e impactadas
Continuidade do serviço de transporte para os alunos das comunidades de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, através de fretamento de van e micro-ônibus.
Projeto de socialização da Comunidade Escolar de Mariana e Barra Longa através da arte, cultura, sociabilidade e produção de saberes
Entrega das ações de socialização, cultura e lazer relacionadas ao Projeto das
Escolas Temporárias de Mariana e Barra Longa, através da realização do Projeto Conexão 2019 - Conexão Férias 2019, Conexão Água, Conexão Brincar, Conexão Meio Ambiente, Conexão Criança.
Apoio Pedagógico às Escolas Municipais e Estaduais de Mariana e Barra Longa
Conclusão da Formação das Comissões Representativas Coordenadoras (CRC) e/ou Colegiados das 44 escolas municipais de Mariana e Barra Longa do Projeto de Apoio Pedagógico.

Apoio Psicopedagógico
• O ajuste conceitual e metodológico do atendimento psicopedagógico previsto para o mês de novembro/2019 não foi concluído. Causa: falta de alinhamento com a Câmara Técnica de Educação, Cultura e Lazer (CT-ECLET) em relação ao entendimento de como deve ser conduzido o Apoio Psicopedagógico. Contramedida: aprovar o novo escopo do Apoio Psicopedagógico nas oficinas de Revisão dos Programas em janeiro/2020.
Atendimento às Escolas Temporárias de Mariana
• A obtenção da assinatura do Termo de Entrega da Conclusão de melhorias da infraestrutura da Escola Temporária de Bento Rodrigues, previsto para o mês de novembro/2019, não foi concluída. Causa: a escola fez uma nova solicitação de adequação da estrutura. Contramedida: criar fluxo de aprovação das entregas de melhorias de infraestrutura para as Escolas Temporárias até janeiro/2020.

• A entrega prevista para o mês de setembro/2019, referente ao marco “Deliberação 238: Item 1 - Determinar a Fundação Renova que realize o ajuste conceitual e metodológico necessário para o atendimento da Cláusula 93 do TTAC, conforme instruções da Nota Técnica n° 15/2018 da CT-ECLET e demais documentos anexos” foi postergada para o mês de novembro/2019, devido à necessidade de revisão conceitual do atendimento psicopedagógico. O programa alinhou internamente e uma nova proposta para esse tema será apresentada à Câmara Técnica para validação. Foi realizado workshop no mês de setembro para alinhamento e indicação da formação de um Plano de Proteção à Comunidade Impactada, para enfrentar os diversos impactos de ordem psicológica, de saúde mental, social e de aprendizado e ensino decorrente do rompimento da barragem de Fundão.
Projeto de Escolas Temporárias de Mariana
• A obtenção da assinatura do Termo de Entrega da Conclusão de melhorias da infraestrutura da Escola Temporária de Bento Rodrigues não ocorreu no mês de outubro, devido à nova solicitação da escola para realização de adequações. O programa está sendo alinhado internamente para realizar as adequações. Esta entrega refere-se ao marco “Conclusão da execução de melhorias da infraestrutura da Escola Temporária de Bento Rodrigues”.

• A entrega prevista para o mês de setembro/19 — ajuste conceitual e metodológico necessário para o atendimento da Cláusula 93 do TTAC, conforme instruções da Nota Técnica n° 15/2018 da CT-ECLET e demais documentos anexos — foi postergada para o mês de outubro/19.

• Algumas atividades relacionadas à determinação da função dos temas pedagógicos para a Elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) das 44 escolas da rede municipal de Mariana apresentaram atraso. Como contramedida, a área está traçando estratégias com o fornecedor para realizar as atividades pendentes no mês de setembro/2019 sem impactar o prazo da entrega em outubro/2019.

Projeto de Escolas Temporárias de Mariana:
• Realização de ações do Projeto das Escolas Temporárias de Mariana (Escola de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo), relacionadas a aluguel do local, manutenção de infraestruturas e apoio a rotina escolar, incluindo atividade de socialização.
• Realizadas atividades de socialização, cultura e lazer relacionadas ao Projeto da Escola Temporária de Bento Rodrigues, Atividade: Projeto Conexão, com atividade Conexão Meio Ambiente, que incluem compostagem, oficina de criação de tinta natural e pintura em mural e contação de história e vivência.
Projeto de Escolas Temporárias de Barra Longa:
• Realizadas atividades de socialização, cultura e lazer relacionadas ao Projeto da Escola Temporária Gustavo Capanema (Gesteira), Atividade: Projeto Conexão, com atividade Conexão Meio Ambiente, que incluem compostagem, oficina de criação de tinta natural e pintura em mural e contação de história e vivência.
Projeto Apoio Pedagógico às Escolas Municipais e Estaduais de Barra Longa e Mariana:
• Finalizada a pesquisa diagnóstica da escola e comunidade para elaboração do Projeto Político Pedagógico de todas as Escolas Municipais de Mariana. (Fonte: Relatório de Atividades da Compreender).

Projeto de Escolas Temporárias de Mariana:
• Realização de ações do Projeto das Escolas Temporárias de Mariana (Escola de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo), relacionadas ao aluguel do local, manutenção de infraestruturas e apoio à rotina escolar, incluindo atividade de socialização.
• Fornecimento de transporte para os alunos das comunidades de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo por meio de fretamento de van e micro-ônibus para professores e funcionários da escola de Bento Rodrigues.
• Realizadas atividades de socialização, cultura e lazer relacionadas ao Projeto das Escola Temporária de Paracatu de Baixo. Atividades: Projeto Conexão, com atividade Conexão Meio Ambiente, que incluem compostagem, oficina de criação de tinta natural e pintura em mural, contação de história e vivência, com a participação de 34 alunos.
Projeto de Escolas Temporárias de Barra Longa:
• Realizadas atividades de socialização, cultura e lazer relacionadas ao Projeto das Escola Temporária de José Vasconcelos Lanna. Atividades: Projeto Conexão, com atividade Conexão Meio Ambiente, que incluem compostagem, oficina de criação de tinta natural e pintura em mural, contação de história e vivência, com a participação de 55 alunos.
Projeto Apoio Pedagógico às Escolas Municipais e Estaduais de Barra Longa e Mariana:
• Finalizada a determinação dos temas pedagógicos das escolas municipais de Barra Longa. Temas pedagógicos: etapas da aprendizagem para as áreas do conhecimento — Língua Portuguesa e Matemática — e pedagogia de projetos para as áreas do conhecimento — Geografia, História e Ciência.
• Elaborado plano de trabalho de elaboração do Plano Político Pedagógico para as Escolas Estaduais de Mariana e Barra Longa.
• Realizada primeira reunião com os membros da CRC (Comissão Representativa Coordenadora) de cada escola municipal de Mariana com o objetivo de apresentar a proposta de elaboração do PPP.
Processo de Apoio Psicopedagógico aos Impactados em Idade Escolar:
• Realização do minicurso sobre neuroeducação. A atividade contou com a participação dos professores da Escola Estadual Padre José Epifânio, Escola Estadual Claudionor Lopes e Escola Municipal Gustavo Capanema, em Gesteira, e Escola Municipal José de Vasconcelos Lanna.

Projeto de Escolas Temporárias de Mariana:
• Realização de ações do Projeto das Escolas Temporárias de Mariana (escolas de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo), relacionadas a aluguel do local, manutenção de infraestruturas e apoio à rotina escolar, incluindo atividade de socialização.
• Fornecimento de transporte para os alunos das comunidades de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, por meio de fretamento de van e micro-ônibus, e fornecimento de vale transporte para professores e funcionários da escola de Bento Rodrigues.
• Início das adequações físicas solicitadas pela Vigilância Sanitária de Mariana na Escola Temporária de Bento Rodrigues, com troca de luminárias, saboneteiras, papeleira e outros.
• Realizadas atividades de socialização, cultura e lazer relacionadas ao Projeto das Escolas Temporária de Mariana e Barra Longa. Atividades: apoio à realização das Festas da Família das escolas de Paracatu de Baixo e Bento Rodrigues. Na Festa da Família de Bento Rodrigues, foram realizadas atividades do Conexão Brincar.
Projeto de Escolas Temporárias de Barra Longa:
• Realizadas atividades de socialização, cultura e lazer relacionadas ao Projeto das Escolas Temporárias de Mariana e Barra Longa. Atividade: apoio à realização do Projeto Mundo Mágico da Leitura na Escola Gustavo Capanema, em Gesteira, com atividades do Conexão Água.
Processo Apoio Psicopedagógico aos Impactados em Idade Escolar:
• Não foi possível realizar minicurso sobre neuroeducação no Projeto de Apoio Psicopedagógico com professores da rede estadual de Mariana e Barra Longa devido a conflitos de agenda. Esta atividade será finalizada no mês de junho de 2019.

• Continuidade das ações do Projeto das Escolas Temporárias de Mariana (Escola de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo), relacionadas a aluguel do local, manutenção de infraestruturas e apoio à rotina escolar, incluindo atividade de socialização.
• Continuidade das ações de fornecimento de transporte para os alunos das comunidades de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, por meio de fretamento de van e micro-ônibus e fornecimento de vale transporte para professores e funcionários da escola de Bento Rodrigues.
• Realização de reunião técnica-pedagógica com os pais dos alunos selecionados que serão avaliados no Processo de Apoio Psicopedagógico nas escolas municipais de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo.
• Elaboração do plano de trabalho do Projeto de Apoio Pedagógico para as 14 escolas da rede estadual de Mariana e Barra Longa.
• Continuidade das ações do Projeto de Apoio Pedagógico: formação da Comissão Representativa Coordenadora (CRC) e colegiado das 44 escolas municipais do Projeto de Apoio Pedagógico às Escolas de Mariana e Barra Longa.

Em 23/03/2019, foi realizada abertura do ano de 2019 do Projeto de Apoio Pedagógico às escolas dos municípios de Mariana e Barra Longa, com a palestra “Cuidados com a voz docente: a saúde vocal em foco”. A palestra contou com a participação de 361 professores em Mariana e 44 professores em Barra Longa.
Realizados Encontros Formativos com Gestores da Rede Municipal de Educação de Mariana sobre a eleição do Colegiado nas escolas municipais, com a participação de 32 pessoas, entre diretores e pedagogos da região referente ao Projeto de Apoio Pedagógico.
Realizadas reuniões com as Superintendências Regionais de Ensino de Ouro Preto e Ponte Nova para apresentação de proposta de assistência pedagógica às escolas estaduais de Mariana e Barra Longa, bem como o apoio psicopedagógico aos impactados em idade escolar que estudam na rede estadual dos dois municípios.
Realizado minicurso sobre neuroeducação no Projeto de Apoio Psicopedagógico com professores da Escola Municipal de Bento Rodrigues. A formação contou com a participação de 18 professores.
Continuidade das atividades de apoio psicopedagógico com alunos da escola municipal de Paracatu de Baixo: reunião com as famílias sobre a importância da participação no processo de avaliação psicopedagógica e atendimento e avaliação de dois alunos.
Continuidade das ações de fornecimento de transporte para os alunos das comunidades de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, por fretamento de van e micro-ônibus, e fornecimento de vale transporte para professores e funcionários da escola de Bento Rodrigues.
Realizadas atividades da iniciativa coordenada pela Fundação chamada Conexão Água nas escolas de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, em Mariana, e José de Vasconcelos Lanna, em Barra Longa. Foram realizadas oficinas de artes com a temática água e meio ambiente — Dudu Capim e Sarara Capim —, apresentação da Trupe Conexão, visita à horta comunitária de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo e outras atividades.

Continuidade das atividades de apoio psicopedagógico com a Escola Municipal de Paracatu de Baixo.

Entre 22 e 25/01, foi realizada a oficina Conexão Férias para crianças e jovens das comunidades de Mariana, Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo. O objetivo do evento é desenvolver ações de integração com as escolas que tiveram deslocamento físico, com realização de atividades artísticas e culturais.
No dia 24/01, elaboração do plano de atividades para continuidade do apoio pedagógico e psicopedagógico para o início do ano letivo da rede municipal em Mariana. Ação realizada pela Fundação Renova em conjuntos com a Secretaria de Educação de Mariana.
No dia 29/01, início dos diálogos com a Secretaria de Educação sobre as obras de melhorias na Escola Municipal Gustavo Capanema, em Barra Longa. Essa aproximação com a Secretaria de Educação é o começo dos trabalhos para atender à demanda integrante do Ofício 03/2019, de 09/01/19, da Secretaria de Educação de Barra Longa à Fundação Renova.

Elaboração do Plano de Trabalho de Apoio Pedagógico e Psicopedagógico, pela SEMED, Compreender e Renova no dia 04/12/18.
Realização da formatura dos alunos da comunidade de Paracatu de Baixo no dia 14/12/18.
Realização da formatura dos alunos da comunidade de Bento Rodrigues no dia 15/12/18.
Apresentação dos Resultados 2018 e Planejamento 2019 Apoio Pedagógico e Psicopedagógico para diretores e equipe pedagógica SEMED de Mariana no dia 20/12/18.
Realização da formatura dos alunos da comunidade de Bento Rodrigues (9º ano) no dia 20/12/18.

Apoio ao musical literário da Escola de Bento Rodrigues no dia 04/11.

Realização de minicurso (Organização da Aprendizagem: aprender e ensinar uma perspectiva neuroespacial e avaliação — um olhar psicopedagógico e neuroeducacional) para 14 educadores da Escola Paracatu de Baixo no dia 08/11.

Elaboração do plano de trabalho para o Apoio Pedagógico e Psicopedagógico em conjunto com a SEMED e a Compreender no dia 14/11.

Encontro com as escolas municipais de Mariana entre os dias 01/11 e 27/11, para discussão sobre o apoio pedagógico oferecido pela Renova.

Realização do Seminário Formativo Escolas Municipais — Assistência Pedagógica e Psicopedagógica, em Barra Longa, no dia 03/10.
Realização do Conexão Criança, na Escola Municipal Bento Rodrigues e na Escola Municipal Paracatu de Baixo (Mariana), nos dias 10 e 11/10, respectivamente.

Entrega do painel Seres Vivos para a Escola Municipal José Vasconcelos Lana, em Barra Longa, no dia 24/10.
Ensaios, confecção de cenário e figurino para o musical da Escola Municipal Bento Rodrigues, que será apresentado em 04/11, em memória ao rompimento da barragem do Fundão.
Intervenção artística e participação do projeto Conexão, etapa Meio Ambiente, na Feira “Seres Vivos”, da Escola Municipal José Vasconcelos Lana, em Barra Longa, no dia 31/10.

Principais agendas do mês

Em 02/10, reunião com a Secretaria Municipal de Educação de Mariana para apresentar planejamento das ações da Assistência Pedagógica e Psicopedagógica.

Em 23/10, reunião com a Câmara Técnica de Educação para discutir o plano de trabalho e execução da Assistência Psicopedagógica em Mariana e Barra Longa.

Reuniões de Assistência Pedagógica e Psicopedagógica em cinco escolas apoiadas pela Renova em Mariana e distritos, com apoio da Compreender Consultoria.

Inauguração de biblioteca infantil entregue à comunidade escolar de Bento Rodrigues em 14/09.
Entrega de materiais pedagógicos e de mobiliário para Escola Municipal José Vasconcelos Lana de Barra Longa em 03/09.

Inauguração da escola temporária de Paracatu de Baixo. Início do apoio pedagógico às escolas municipais de Mariana e Barra Longa. Realização de oficinas com os alunos de Gesteira e Bento Rodrigues para encantamento e ambientação das bibliotecas das escolas.

Em Mariana, os alunos da Escola Municipal de Paracatu de Baixo e da Escola Municipal Bento Rodrigues participaram do Evento “Conexão Brincar”.

Ocorreu também visita às obras da Escola Paracatu de Baixo, com capacidade para atender cerca de 60 crianças da educação infantil ao 9º ano, o espaço é dividido em cinco salas de aula para alunos de 5 a 15 anos, atendendo à solicitação das famílias de Paracatu e da Secretaria de Educação de Mariana. O projeto apresentado pela Renova foi validado com a comunidade escolar e com a Secretaria de Educação. Em agosto, com a entrega para a comunidade, será o momento de celebrar a nova etapa da escola de Paracatu de Baixo.

Diversas reuniões com a Secretária de Educação foram conduzidas, tratando temas como: o Programa de Educação em Tempo Integral, para discussão do plano de trabalho detalhando os gastos de manutenção do programa e da lista de materiais a serem adquiridos pela Renova; apresentação e validação da retomada de apoio pedagógico e psicopedagógico e metodologia de trabalho; e o Programa de Educação de Tempo Integral – discussão sobre o termo de parceria, prevendo o custeio das atividades de contraturno para 32 escolas de Mariana –, que envolveu a presença da Procuradoria Municipal.

Em Mariana, os alunos da Escola Municipal de Paracatu de Baixo e da Escola Municipal Gustavo Capanema de Gesteira visitaram a Associação de Catadores de Material Reciclável de Mariana (Camar). A ação integra as atividades do Conexão Ambiente.

Estudantes da Escola Municipal Gustavo Capanema também visitaram a Osquidonteca. A iniciativa faz parte da etapa “Sensibilizar”, que busca inspirar ideias nos alunos para transformação da biblioteca da escola. Ainda em Mariana, a comunidade participou da primeira visita às obras da nova sede da Escola de Paracatu de Baixo.

Já em Barra Longa, as atividades do Conexão Ambiente aconteceram na Escola Municipal José Vasconcelos Lanna. Uma das ações propostas foi a oficina tinta de terra, feita com o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD).

Em 29 de junho, o Programa de Recuperação das Escolas e Reintegração da Comunidade Escolar teve sua definição aprovada pelo CIF.

A definição do programa foi aprovada em maio pela Câmara Técnica. Foi ajustado o escopo do Projeto de Apoio Psicopedagógico, que passará a atender escolas municipais e estaduais das redes de educação de Mariana e Barra Longa.

Em Mariana, a equipe trabalhou, com as escolas de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, no planejamento das atividades do Projeto Conexão, Brincar e Meio Ambiente. As propostas foram apresentadas para as secretarias de meio ambiente e educação. Durante o encontro, as equipes também conversaram sobre a continuidade dos trabalhos de apoio pedagógico e psicopedagógico nos municípios.

Além disso, a Renova apoiou a Festa da Família das Escolas temporárias de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo.

Também começaram no período as obras da nova escola temporária de Paracatu de Baixo.

O cronograma da atividade foi apresentado para a comissão escolar e Secretaria de Educação.

Nesse mês foi instalado o telecentro de Barra Longa (com modem e rede lógica). A Secretaria de Educação definirá, em conjunto com a Escola Municipal José Vasconcelos Lana (Barra Longa), a melhor forma de funcionamento e atendimento à comunidade.

Foram instaladas câmeras na Escola Estadual Padre José Epifânio Gonçalves (Barra Longa), para monitorar interna e externamente o salão, a biblioteca, o laboratório de informática e a quadra. Também foram planejadas as seguintes atividades de contraturno escolar com o Clube Osquindô: Conexão Brincar (Semana da Criança) e Conexão Ambiental (Dia do Meio Ambiente).

Ao longo de todo o mês de abril também foi fornecido transporte para professores, alunos e funcionários até as escolas temporárias e locais onde são realizadas as atividades de contraturno escolar, em Mariana e Barra Longa.

No dia 30 de abril foram finalizadas as obras de melhorias na Escola de Bento Rodrigues.

Em março, foram entregues materiais estruturais e de apoio pedagógico às escolas atingidas de Mariana e Barra Longa, em Minas Gerais.

Foi realizado, no mês, projeto Conexão Água nas escolas atingidas de Mariana e Barra Longa com intervenções artísticas, oficinas, contação de histórias e mostra de atividades. As atividades envolveram alunos, educadores e funcionários. Também compôs a programação a apresentação de projetos locais, como iniciativas da Secretaria de Meio Ambiente de Mariana e o projeto do cidadão barra-longuense Roandes, que apresentou para a escola de Gesteira seu projeto de recuperação de nascentes. Participaram alunos de 4 a 12 anos, sendo 27 de Paracatu de Baixo, 63 de Bento Rodrigues, 74 da Escola José Vasconcelos Lana e 6 da Escola Gustavo Capanema.

O projeto conceitual e o cronograma de obras da nova Escola Temporária de Paracatu de Baixo foram apresentados e aprovados pela Comissão Escolar.

Foi aprovado o imóvel para abrigar a Escola Municipal Paracatu de Baixo, em Minas Gerais, pela Comissão de Pais, Secretaria de Educação e Assessoria Técnica Cáritas.

Aconteceram atividades do Projeto Conexão Férias 2018, em Mariana e Barra Longa, em Minas Gerais, contando com a participação de cerca de 1.000 pessoas, entre jovens, crianças e adultos de Mariana e Barra Longa. O Projeto incluiu as comunidades mineiras de Bento Rodrigues, Paracatu, Gesteira, Barretos, Mariana e Barra Longa-Sedes.

Foi feita uma reunião com comunidade escolar de Paracatu de Baixo (MG) para apresentação do projeto arquitetônico da nova escola transitória e planejamento de mudança para a escola. A previsão de mudança para o novo prédio é em de julho de 2018.

Foi realizada uma reunião em Mariana (MG), entre a Fundação Renova, Secretaria de Educação e cerca de 600 educadores para apresentação da proposta de escopo do Programa de Assistência Pedagógica para rede municipal de educação, a partir da devolutiva do diagnóstico, que foi realizado com a comunidade escolar em 2017.

Está estruturado o calendário de apoio às atividades sócio culturais de contra turno das escolas. Projeto Reintegração das escolas transitórias serão nas Escolas Municipais de Bento e Paracatu (Mariana) e José de Vasconcelos Lana (Barra Longa).

Em janeiro, o imóvel que abrigará a E. M. Paracatu de Baixo - localizado na Avenida Manoel Leandro Correa, nº 102, no centro de Mariana (MG) - foi aprovado pela Comissão de Pais, Secretaria de Educação e Assessoria técnica Caritas de imóvel para abrigar a E.M. Paracatu de Baixo.

O Projeto Conexão Férias foi retomado em 2018, com oficinas de música, confecção de brinquedos, dança, produção de eventos e DJ. A segunda edição do projeto contou com a participação de cerca de 1000 pessoas, entre jovens, crianças e adultos de Mariana e Barra Longa, em Minas Gerais.

A Fundação Renova ainda realizou a instalação de sistema de segurança na Escola Municipal Bento Rodrigues (MG).

Foi realizada uma visita conjunta da Comissão de Pais, Secretaria de Educação e Assessoria Técnica Caritas a possíveis locais para abrigar a E.M. Paracatu de Baixo (MG). A Fundação Renova apoiou a realização das formaturas dos alunos da educação infantil e 9º ano da E.M. Bento Rodrigues, educação infantil, 5º ano e 9º da E.M. Paracatu de Baixo e de alunos de Paracatu que concluíram o ensino médio na escola de Águas Claras, em Minas Gerais. Também foi conduzida uma reunião inicial para planejamento da próxima edição do “Conexão Férias”.

A Fundação Renova promoveu a entrega do certificado de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) para a Escola Gustavo Capanema, no distrito de Gesteira, Barra Longa (MG). A escola ainda recebeu acervo literário para estruturação de sua biblioteca.

Também houve a reposição dos materiais pedagógicos e equipamentos faltantes solicitados pela Secretaria Municipal de Educação de Barra Longa para as escolas atingidas.

Em novembro, a Renova apoiou a realização do projeto da Escola Municipal Bento Rodrigues, intitulado “Bento Passado, Presente, Futuro” e promoveu a visita da comissão de vereadores às instalações temporárias das escolas municipais de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo.

Em Paracatu de Baixo(MG), a Renova se reuniu com a comunidade escolar, que definiu sobre a busca de um novo imóvel para abrigar a escola temporária.

A Renova apoiou as festividades da semana da criança nas escolas de Mariana, com realização de rua do lazer, e levou às instituições palestras da Campanha Nacional de Segurança no Trânsito.

Foi entregue o novo prédio da Escola Municipal José de Vasconcelos Lanna para a comunidade de Barra Longa, com apoio à realização da Festa da Família para inaugurar as novas instalações.

Como certificação da segurança e regularização da edificação, o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros foi entregue para a Escola Padre Epifânio, em Barra Longa.

Em Mariana, também foi realizada mudança no fretamento escolar. Agora, a empresa Indaiá Transportes e Logística fica responsável pelo serviço.

Foi apresentada à Secretaria Municipal de Educação de Paracatu de Baixo, em Minas Gerais, e aos professores da E.M. Paracatu de Baixo a proposta para o projeto da área de lazer que será construída na escola e entregue no início de 2018.

Foi realizado encontro com gestores e pedagogos de Mariana (MG) , no qual foi validado o questionário elaborado por eles e que será direcionado à Fundação Renova, Secretaria de Educação, Escolas e pais de alunos. Esse material norteará o diagnóstico da educação da cidade.

Realizada reunião com a Comissão Coordenadora para elaboração do Projeto Político Pedagógico das escolas de Barra Longa (MG).

As escolas temporárias Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, em Minas Gerais, receberam o certificado de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e foram liberadas para funcionamento. Tiveram início as obras para construção do novo imóvel onde funcionará a Escola Municipal José de Vasconcelos Lanna, de Barra Longa (MG).

Além disso, a Fundação Renova realizou a entrega de materiais pedagógicos de reposição para as escolas José de Vasconcelos Lanna e Gustavo Capanema.

Em Paracatu de Baixo, uma reunião com pais e alunos da escola tratou da construção da área de vivência e lazer da escola da comunidade. Um campo de futebol foi disponibilizado para as atividades de educação física.

Reunião com gestores das escolas de Barra Longa (MG) para devolutiva do diagnóstico do cenário da educação no município. Definição do local para o restabelecimento definitivo da Escola Municipal José de Vasconcelos Lanna. Entrega de material pedagógico e equipamentos para Escola Municipal Bento Rodrigues.

Reunião com gestores, professores e pedagogos das escolas municipais de Barra Longa e Mariana (MG) para desenvolvimento dos trabalhos de apoio psicopedagógico na rede municipal de ensino.

A equipe promoveu uma rodada de conversa com alunos da Escola Municipal de Paracatu de Baixo sobre o processo de reassentamento da comunidade.

Houve também palestra sobre reassentamento e visita de alunos da Escola Municipal de Bento Rodrigues ao terreno onde será construída a comunidade, guiada por técnicos do reassentamento. Durante o passeio, os estudantes desenvolveram atividade complementar ao projeto “Bento Rodrigues, Passado, Presente, Futuro?”.

Entrega da nova escola temporária para a comunidade de Bento Rodrigues (MG), com capacidade para atender cerca de 100 alunos.

Reunião com as Secretarias Municipais de Educação de Mariana e Barra Longa (MG) para planejamento das atividades iniciais de apoio pedagógico às escolas impactadas e demais instituições da rede municipal.

Adequação das rotas de transporte escolar para proporcionar maior conforto e segurança aos alunos da E.M. Bento Rodrigues. O mesmo estudo de melhorias está sendo desenvolvido para os alunos de Paracatu de Baixo.

Realizada reunião inicial com a empresa Compreender, responsável pelo desenvolvimento do apoio psicopedagógico às comunidades escolares de Barra Longa e Mariana (MG). Foram debatidas as melhores práticas para atendimento aos termos do Programa de acordo com a realidade de cada município.

Realizada reunião com a Secretaria de Educação de Barra Longa (MG) para tratar do fornecimento de material pedagógico e equipamentos para as escolas municipais impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão. Além disso, foi finalizada a primeira etapa de obras para melhoria da segurança e do conforto dos alunos de Paracatu de Baixo (MG).

Realização de obras para as novas escolas temporárias de Bento Rodrigues e de Paracatu de Baixo (MG). Foi definido que a Escola Municipal José de Vasconcelos Lana irá permanecer no imóvel alugado pela Fundação Renova até que seja encontrada uma solução definitiva.

Houve acompanhamento das obras referentes às escolas temporárias de Bento Rodrigues e Paracatu (MG), conforme acordado com a Secretaria de Educação de Mariana, além da definição conjunta com a Prefeitura de Mariana sobre espaços para uso do corpo pedagógico das escolas até a conclusão final das obras acordadas. Ainda no mês de janeiro, as comunidades de Mariana e Barra Longa (MG) receberam as atividades do Conexão Férias, parceria entre as Prefeituras, SESI Mariana e Fundação Renova.

Foi elaborado Termo de Referência para contratação de consultoria em psicopedagogia em conjunto com as secretarias de educação de Mariana (MG) e Barra Longa (MG). A Fundação Renova apoiou a realização das formaturas de Bento Rodrigues e Paracatu, ambas em Minas Gerais. Além disso, foram realizadas visitas técnicas para a definição de melhorias na infraestrutura da escola temporária de Paracatu e no imóvel identificado para alocar a escola temporária de Bento Rodrigues. As comunidades escolares de Mariana e Barra Longa participaram das atividades promovidas pelo “Conexão Férias”, que tinham como objetivo proporcionar diversão e conhecimentos artístico e cultural. A iniciativa foi uma parceria entre as Prefeituras, o SESI Mariana e a Fundação Renova.

Foi realizado workshop com a Secretaria de Educação de Mariana (MG), corpo pedagógico e de professores das Escolas de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, ambas em Minas Gerais, para a construção coletiva dos requisitos do Termo de Referência de Reforço do Suporte Psicopedagógico. Houve nova reunião com a Prefeitura de Barra Longa (MG) sobre uma solução definitiva para a Escola José Vasconcelos Lana.

No último mês, foi realizado o projeto “Bento Rodrigues: Nossa História, Nossa Vida”, na Escola Municipal de Bento Rodrigues, além de reunião com a diretoria da Escola de Paracatu de Baixo para planejamento do imóvel cedido para a instituição de ensino de tempo integral.

No último mês, foram realizadas reuniões com a secretaria municipal de Mariana e pais de alunos de Bento Rodrigues para avaliação conjunta da solicitação de mudança do local da escola, inclusive três lugares sugeridos já foram visitados. No mesmo período, o imóvel para o segundo turno da escola de Paracatu e os materiais didáticos e pedagógicos para as escolas de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo foram entregues.


Compartilhar:

Fotos e vídeos do programa

Tenha acesso a fotos e vídeos sobre este programa da Fundação Renova.

Deixe seu comentário