Fundação Renova

ESCOLA DO RIO DOCE INICIA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA 3 MIL PROFESSORES

Publicado em: 02/06/2022

Educação

Profissionais de 748 escolas vão desenvolver estudos sobre os impactos sociais e econômicos  causados pelo rompimento da barragem de Fundão

A Fundação Renova, em parceria com as Universidades Federais de Minas Gerais e de Ouro Preto (UFMG e UFOP), deu início no mês de maio ao projeto Escola do Rio Doce. Três mil professores das redes municipal e estadual de Minas Gerais realizam o curso  Mineração, Rompimento de Barragem e Revitalização: Desafios para a Educação, para aperfeiçoamento.

A formação tem a previsão de alcançar, ao todo, 6 mil profissionais de 748 escolas, ao longo de quatro anos e meio. O objetivo da ação é formar e qualificar professores na construção de projetos pedagógicos comprometidos com a reconstrução e revitalização das áreas atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão (MG).

Escola do Rio Doce

Com um investimento de R$40 milhões, o curso de aperfeiçoamento integra o projeto Escola do Rio Doce. A iniciativa vai ofertar também 72 vagas em um curso de especialização e dois projetos de extensão, sendo 36 vagas para o mestrado e 18 para o doutorado. Em uma segunda fase, cada escola receberá até R$3 mil para o desenvolvimento de atividades elaboradas pelos educadores durante o curso.

Curso de aperfeiçoamento 

Os participantes da primeira etapa vão desenvolver estudos e pesquisas para conhecer os impactos do rompimento na vida econômica, política, social, cultural e ambiental dos alunos e das famílias. As aulas serão compostas por três módulos: “Mineração, Meio Ambiente e Educação”, “Temas específicos em Educação no contexto da revitalização da bacia do rio Doce” e “Organização do trabalho pedagógico: articulando a prática mineradora com as práticas de sala de aula”. Em seguida, será elaborado um Projeto Pedagógico Experimental com a proposta de incluir a revitalização na prática de sala de aula.

Projeto Pedagógico Experimental

A partir dos cursos ofertados, serão criados Projetos Pedagógicos Experimentais para auxiliar os educadores na compreensão e no direcionamento do desafio da reconstrução e revitalização dos modos de vida na região. Por meio dos cursos de aperfeiçoamento e especialização, a iniciativa será executada nas escolas e no município, junto às secretarias municipais de educação. Já no âmbito regional, junto às Superintendências Regionais de Ensino, as ações serão desenvolvidas a partir dos projetos de extensão. 

 

Este conteúdo foi útil para você?

12 comentários

    Uma excelente iniciativa pois a Sociedade, têm e deve ser inserida no Contexto. Se Minas Gerais é um polo Minerador então achei muito interessante a Fundação Renova ter essa idéia iniciando com professores. Os educadores a Classe que tenho muito respeito eles passaram para os alunos todo aprendizado do Curso. Mas presumo que, será muito importante para que, a Sociedade entenda mais sobre a Mineração pois nem todos sabem ou são da área. 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾

    Responder

    O que será necessário para fazer o curso?
    Terá disponibilidade no município de Aracruz ?

    Responder

    Olá, Fabricia.O escopo das oficinas é definido pelos municípios ou entidades parceiras da Fundação Renova. No caso da sua cidade, não temos parceria estabelecida. A definição de oficinas fica sob a responsabilidade de cada município, de acordo com o planejamento da Secretaria de Assistência Social. Continue acompanhando as nossas redes sociais e site para acompanhar as atualizações das iniciativas da Fundação Renova. https://www.fundacaorenova.org/

    Responder

    Na notícia diz que o curso iniciou em maio, mas até agora só preenchi formulário, não tive notícias e ninguém responde…. Não estou entendendo

    Responder

    Excelente iniciativa. Estou participando do curso de aperfeiçoamento na cidade de Governador Valadares, gostaria de informações sobre as vagas para o mestrado ou doutorado.

    Responder

    Olá, Kátia. Orientamos que você entre em contato com o nosso Núcleo Institucional pelo e-mail: nucleoinstitucional@fundacaorenova.org. Lembre-se de esclarecer o objetivo, informar dados importantes sobre o projeto no qual você está envolvido ou caso esteja representando alguma instituição ou comunidade.

    Responder

    Boa noite me inscrevi na época, mas estou em dúvidas sobre o curso e a disponibilidade de fazer, tem como me esclarecer como funciona o curso por favor

    Responder

    Estou participando do curso em Governador Valadares e tivemos a aula inaugurau no último dia 25/08. Eu gostaria de saber como acessar essa aula inaugural para poder rever, pois em alguns momentos houve problemas na conexão de alguns participantes o que prejudicou um pouco o entendimento.

    Responder

    Estou matriculado em um curso e desjo o desligamento.
    Como faço?

    Responder

Deixe seu comentário