Mariana e Barra Longa recebem programação do “Conexão Férias”

Publicado em: 18/01/2017

Evento promove atividades e oficinas culturais para crianças e adolescentes

O “Conexão Férias”, evento que integra diversas atividades e oficinas culturais para crianças e adolescentes, já começou em Mariana (MG) e vai até o dia 29 de janeiro. No município de Barra Longa (MG), a programação será no dia 22 deste mês. O objetivo da ação é proporcionar diversão e conhecimentos artístico e cultural aos moradores da região.

As atividades e oficinas serão divididas em três módulos: infância, para crianças de 7 a 11 anos; adolescência, para jovens de 12 a 17 anos; e integrado, que contará com atividades realizadas em espaços abertos voltadas para o público em geral. Além de ser um momento de diversão e brincadeiras para os participantes, nesse período de férias, as atividades visam promover educação patrimonial, dentro do conceito “conhecer para preservar”. A iniciativa é uma parceria entre as Prefeituras de Mariana e de Barra Longa, o SESI Mariana e a Fundação Renova.

AS ATIVIDADES E OFICINAS

Uma das atrações para as crianças será a chamada “Aventuras em Mariana”, que as levará para um circuito de visitação a espaços da cidade, onde poderão conhecer curiosidades do município de Mariana, mediada por contadores de histórias. Já “Brincando com Artesanato” são atividades de arqueologia, jogos físicos e de contato para promover a integração e cooperação das crianças. Os brinquedos utilizados serão produzidos com materiais recicláveis.

Para os adolescentes terá o “Viva Mariana!”, um exercício para apurar o olhar sobre a cidade, identificando equipamentos sociais e culturais disponíveis, suas respectivas ofertas e mediadores. Oficinas como foto na lata, laboratório de áudio, circo, capoeira, dança e produção de Rap também serão algumas das atividades promovidas para os jovens.

Centro de Atendimento Fundação Renova: Av. Bom Jesus, 95 – Centro – Mariana/MG
CRIA: R. Dois de Outubro, 210 – Vila Maquine – Mariana/MG
SESI: R. Frei Durão, 22 – Centro – Mariana/MG
E-mail: conexaoferias@gmail.com

OFICINAS PARA CRIANÇAS

Local: Centro Educacional Municipal Padre Avelar (CEMPA)
Rodovia do Contorno, 327, bairro São Sebastião – Mariana /MG)
Período: 16 a 20/01 e 23 a 27/01
Número de vagas: 160

OFICINAS PARA ADOLESCENTES

Locais: Centro de Referência à Infância e ao Adolescente (CRIA) e SESI Mariana
Período: 23 a 27/01
Número de vagas oficinas SESI: 40 vagas
Cada participante pode escolher uma única oficina com duração de 5 dias consecutivos.

Número de vagas oficina CRIA: 240 vagas
Cada participante pode se inscrever nas oficinas e horários que desejar, desde que não haja superposição de horários.

Atividades especiais / itinerantes: todos os participantes poderão participar do “Viva Mariana!”, que acontecerá pelas manhãs, a cada dia com uma turma diferente, oferecendo 75 vagas ao todo.

MÓDULO INTEGRADO

Ação: atividades livres e abertas ao público em geral
– 22/01 (domingo), a partir das 15h, na Praça Manoel Lino Mol, em Barra Longa
– 29/01 (domingo), a partir das 14h, Praça Gomes Freire, em Mariana