Segunda etapa do Tríplice Coroa Quebra Onda de Surf acontece em Pontal do Ipiranga

Publicado em: 09/08/2019

Esporte e Lazer

Nos próximos dois fins de semana, o balneário receberá turistas e atletas para o evento, que conta, ainda, com shows, artesanato e comidas típicas

Depois da vila de Povoação, em Linhares (ES), chegou a vez das ondas de Pontal do Ipiranga se transformarem no palco do Circuito Tríplice Coroa Quebra Onda de Surf 2019. Nos dias 10 e 11 de agosto, disputarão as categorias amadoras Regional, Open, Master, Gromets (até 12 anos), Júnior (sub-17) e Kahuna (acima de 45 anos). Já nos dias 16 a 18, será a vez da categoria profissional.

O Circuito Tríplice Coroa Quebra Onda de Surf é realizado em parceria com a Associação de Surf de Linhares (ASL). | Foto: Nitro Imagens

Além das provas, o festival conta com uma estrutura de shows, artesanato, comidas e bebidas típicas da região e é um importante passo para a retomada não só da prática esportiva na região, mas também do turismo e da economia local.

O circuito é organizado pela Associação de Surf de Linhares (ASL) em parceria, pelo segundo ano consecutivo, com a Fundação Renova e o apoio da Prefeitura de Linhares, governo do Estado e Projeto Tamar. Além disso, o evento tem homologação da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp) e a Federação Capixaba de Surf (Fesurf).

A analista do Programa de Apoio ao Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Fundação Renova, Regiane Assis, destaca a importância da parceria no segundo ano do evento. “A parceria é fundamental tanto para o fomento do esporte, que tem um grande potencial de desenvolvimento na região, como para a retomada da atividade turística na região da foz do rio Doce, com a geração de renda e oportunidades para toda a comunidade”, diz.

Para além do surf, outras atrações vão movimentar Pontal do Ipiranga nos próximos fins de semana. A música fica por conta da Banda Jham I Can no sábado (10/08), Plaxtico e Banda Rock 80 na sexta-feira (16/08) e Pretopires e Sheep & Parafina se apresentam no sábado (17/08).

O evento acontecerá em três etapas e foi dividido em dois finais de semana em cada comunidade. A primeira etapa do circuito aconteceu em Povoação, nos dias 8 e 9 de junho, com as categorias amadoras, e nos dias 14 a 16 de junho, com os profissionais. Já a etapa de Regência será realizada em outubro.

Qualidade da água

As coletas de amostras de água para análise da balneabilidade nas praias de Povoação, Regência e Pontal do Ipiranga são realizadas semanalmente pela Prefeitura de Linhares, de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

O município instalou 12 placas indicativas de balneabilidade, com 4 pontos em Pontal do Ipiranga, 3 pontos em Regência e 1 ponto em Povoação.

A consulta de balneabilidade pode ser realizada no site da prefeitura municipal.

Festival Tríplice Coroa Quebra Onda de Surf

Onde: Praia de Pontal do Ipiranga

Quando: 10 e 11 de agosto (amadores) e 16 a 18 de agosto (profissionais)