Fundação Renova investe R$20 milhões em restauração florestal na bacia do rio Bananal

Publicado em: 02/02/2023

Restauração Florestal

Uma cerimônia realizada nesta terça-feira, 31 de janeiro, no Palácio Anchieta, em Vitória, firmou o investimento de R$20 milhões para restauração florestal na bacia do rio Bananal, no norte do Espírito Santo. Na ocasião, o diretor-presidente da Fundação Renova, Andre de Freitas, lançou um edital para contratação de empresas e/ou consórcios para prestação de serviços técnicos, científicos e operacionais na região.

Até o momento, são 12 contratos assinados por meio de editais para as ações, com um investimento de R$251 milhões. Em 2023, devem ser investidos um total de R$79 milhões com assinatura de mais quatro contratos.

Além da recuperação de Áreas de Preservação Permanente, de Recargas Hídricas e de nascentes, também estão contemplados um programa massivo de capacitação e acompanhamento para coleta de sementes e produção de mudas, além da parceria com produtores rurais que podem executar o programa em suas propriedades, caso desejem. Clique aqui e conheça mais sobre o trabalho da Fundação Renova na restauração florestal ao longo da bacia do rio Doce.

Ações no Espírito Santo

A meta da Fundação Renova é restaurar 40 mil hectares de APPs e de Recarga Hídrica (ARH), além de 5 mil nascentes ao longo de toda a bacia do rio Doce por meio do Edital de Adesão de Produtores Rurais aos Programas de Restauração Florestal. No Espírito Santo, a previsão é de que 13.129,14 hectares e 1.610 nascentes sejam restaurados. Para isso, está sendo destinado R$1,7 bilhão em ações integradas no estado.

A iniciativa contempla as grandes bacias e cobre, ao todo, 66 municípios. No Espírito Santo, foram contemplados os municípios de Afonso Cláudio, Baixo Guandu, Brejetuba, Colatina, Iúna, Laranja da Terra, Linhares, Marilândia, Pancas, Rio Bananal, Santa Teresa e São Roque do Canaã.

Este conteúdo foi útil para você?