Começam as obras do aterro sanitário em Mariana (MG)

Publicado em: 05/07/2019

Melhoria de Infraestrutura

As intervenções, condicionantes do reassentamento de Bento rodrigues, vão mobilizar cerca de 120 trabalhadores e devem durar 18 meses

Foram iniciadas as obras de readequação do aterro sanitário de Mariana (MG). O trabalho vai permitir que o lixo seja alocado em locais devidamente impermeabilizados, impedindo o contato dos resíduos com o terreno natural. Esse método deixará o aterro em condições ideais de funcionamento e evitará transtornos aos moradores próximos e ao meio ambiente.

A adequação do aterro de Mariana (MG) é uma ação condicionante às obras de construção do reassentamento de Bento Rodrigues. | Foto: Divulgação

As intervenções necessárias para o aterro sanitário foram acordadas entre a Fundação Renova e a Prefeitura de Mariana, com a interveniência do Ministério Público Federal. Os órgãos assinaram um Termo de Compromisso (TC) atestando esforço máximo para que as obras sejam concluídas antes da ocupação do reassentamento de Bento Rodrigues. O termo também prevê a criação de um fundo de R$ 15 milhões para que o município tenha os recursos necessários para operar adequadamente o aterro por cinco anos.

Será feita a contenção e a movimentação de cerca de 70 mil m³ de resíduos, a reforma das instalações civis e da usina de triagem e compostagem. A adequação do local é uma demanda da comunidade.

Oportunidade de emprego

O Programa de Estímulo à Contratação Local da Fundação Renova está em busca de trabalhadores para as obras de readequação do aterro sanitário. Serão mobilizados, inicialmente, cerca de 120 profissionais. Os interessados devem encaminhar seus currículos para o Sine (Sistema Nacional de Emprego) de Mariana, localizado na praça JK, s/n, no Centro.