Candonga ganha monitoramento de água mais rápido e detalhado

Publicado em: 18/05/2017

Monitoramento da Água

Novas medições de qualidade são geradas a cada 30 minutos

O monitoramento da água do reservatório de Candonga está ainda mais ágil e eficiente. Com a instalação de uma boia equipada com sonda multiparâmetros no reservatório, é possível gerar novas medições de qualidade a cada 30 minutos.

“Antes, esse trabalho era feito de hora em hora, por equipes que iam até os locais de operação. Com a boia, o monitoramento da água ficou mais rápido e detalhado, principalmente, da parte que retorna ao Rio Doce, após a dragagem dos rejeitos”, explica Luciano Rocha, engenheiro de automação.

O equipamento mede a qualidade da água e transmite os valores medidos, em tempo real, para um site, que armazena as informações geradas. O endereço eletrônico pode ser acessado por órgãos ambientais, como o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e também pelas equipes da Renova responsáveis pelas operações de dragagem de rejeitos e monitoramento ambiental.

Nova boia envia informações em tempo real sobre a qualidade da água de Candonga. | Foto: Divulgação