Ação faz parte do programa para assistência aos animais desalojados. Saiba como adotar.
Cães e gatos resgatados após o rompimento da barragem de Fundão ainda estão disponíveis para adoção. Todos foram castrados, vermifugados e estão com vacinação em dia. Se você tem interesse em adotar um amigo, ligue para (31) 3559-5425 e agende uma visita ao Centro de Recolhimento e Assistência aos Animais localizado na Fazenda Asa Branca, distrito de Camargos em Mariana/MG.
Passo a passo para adoção:
- O interessado deve ter acima de 21 anos e ser residente em qualquer Estado do território brasileiro;
- Comparecer ao local de adoção com RG e comprovante de residência;
- Participar de uma entrevista para análise de perfil;
- Caso haja interesse por um mesmo animal, a preferência de adoção é por ordem de chegada. Não é possível adotar à distância;
- A Fundação Renova, por meio de equipe especializada, acompanhará, durante seis meses, a adaptação do animal;
- Antes de adotar, verifique se o condomínio onde reside permite animais domésticos;
- Se morar em apartamento e adotar um gato, é preciso instalar uma tela de proteção;
- Cães e gatos não podem ser transportados soltos: utilize caixa de transporte;
- Os animais merecem carinho e proteção de seu guardião, faça o download da cartilha de “Adoção Responsável” (somente em português) e tenha acesso ao guia com dicas e orientações para cuidar de seu pet;

Animais resgatados após o rompimento da barragem de Fundão. | Foto: Leo Drumond / NITRO
No dia 24 de setembro, treze animais resgatados em Mariana e Barra Longa ganharam um novo lar durante evento gratuito de adoção de cães e gatos realizado no Centro de Convenções em Mariana (MG). A ação foi promovida pela ONG Ajuda em parceria com a rede de supermercados Hiper Bretas.
Ações emergenciais e de médio e longo prazos
Logo após o rompimento da barragem de Fundão, a Samarco buscou um local que permitisse o acolhimento e o atendimento emergencial dos animais de pequeno porte (cães, gatos, galináceos, dentre outros) e de médio e grande portes (equinos, suínos e bovinos) resgatados pelo Corpo de Bombeiros em conjunto com diversas ONGs e voluntários.
O programa para assistência aos animais, que agora passa a ser conduzido pela Fundação Renova, conta com uma equipe especializada para cuidar diariamente da saúde e da qualidade de vida dos animais, como prevê o Termo de Transação de Ajustamento de Conduta (TTAC).