Comunidade de Gesteira organiza festa junina no distrito

Publicado em: 14/07/2017

Esporte e Lazer , Cultura

Evento, que aconteceu no último sábado, contou com a participação de muita gente

No último sábado, dia 08 de julho, a comunidade de Gesteira, em Barra Longa (MG), se reuniu para promover uma festa junina, que já é tradicional no distrito, mas não pode ser realizada no ano passado. Para que tudo desse certo e ficasse com a cara da comunidade, os moradores organizaram uma comissão para dividir as demandas, como a organização de quadrilha, decoração e a venda de alimentos e bebidas.

O resultado foi uma festa alegre e colorida, que contou com brincadeiras para as crianças, quadrilha infantil e para adultos, show e venda de comida e bebidas típicas, como canjica, caldo de mandioca e tropeiro. A maior parte das pessoas foi vestida a caráter para entrar no clima do evento.

Comunidade de Gesteira realiza festa junina.

Comunidade de Gesteira realiza festa junina. | Foto: Mara Fantini

“A festa foi muito boa. Cada pessoa da comunidade ajudou um pouco. A quadra começou a ser enfeitada na sexta-feira. O que eu mais gostei foi da quadrilha dos adultos, nós ensaiamos nos finais de semana de junho para a festa. Foi muito bonito”, conta Rosângela Santos, da comunidade de Gesteira.

Na opinião de Maria das Graças Santo Costa, a “Gracinha”, a quadrilha também foi o ponto forte da festa. “A quadrilha foi um sucesso. A quadra era grande e ficou toda ocupada pelos pares da dança. Ela estava toda enfeitada e o pessoal que dançou também caprichou nas roupas. Foi bem bonito”, conta.

A única coisa que ela lamenta é a comunidade ter perdido o salão após o rompimento da barragem de Fundão. Ele era todo equipado com cozinha. “Quando a gente tinha o salão, era mais fácil, porque as coisas ficavam lá. Como foi na quadra, a gente teve que carregar tudo”, explica. O salão comunitário, assim como as demais estruturas e infraestruturas de Gesteira de Baixo que foram atingidas pelo rompimento, será reconstruído no novo local onde ficará o distrito.

A Fundação Renova apoiou a comunidade por entender a importância de se manterem unidos e manter suas tradições.