Vila de Regência terá melhoria no abastecimento de água

Publicado em: 12/03/2019

A Estação de Tratamento de Água (ETA) foi reformada e está pronta para ser utilizada

A Vila de Regência Augusta,localizada a 40 km da sede de Linhares, no Norte do Estado, contará com a melhoria no sistema de abastecimento de água na região, reduzindo o risco de desabastecimento com o aumento da população flutuante de turistas e em períodos chuvosos.

Com a reforma e modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA) na comunidade, concluída em 2018 pela Fundação Renova, a população não ficará dependente somente do abastecimento através de caminhões pipa, que devem ser utilizados em situações emergenciais.

Após mais de 100 testes de qualidade da água realizados em 2018 e avaliados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Linhares e o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), a ETA está pronta para ser utilizada. Inicialmente, foi aprovado pelos órgãos que haverá a mistura das águas provenientes ETA com a do SAAE, no processo conhecido como blendagem, que iniciará em março.

A líder do programa de abastecimento da Fundação Renova, Yone Fonseca, falou dos benefícios para a região.“O procedimento do blend irá garantir o abastecimento contínuo da comunidade, com água de boa qualidade”, disse.

Os índices de cloreto, bário e demais parâmetros analisados na água captada e tratada pela ETA de Regência atendem aos padrões exigidos pela Portaria de Consolidação nº 5/2017 do Ministério da Saúde.

Além do benefício da qualidade da água, também haverá a redução do número de viagens dos caminhões pipa que trafegam no local. Em dias chuvosos, por exemplo, as condições da via, de estrada de chão, dificultavam a chegada da água para abastecimento da comunidade.

O monitoramento da qualidade da água e a distribuição para a região serão realizados pelo SAAE em cumprimento à Portaria do Ministério da Saúde, que estabelece as normas e padrões de potabilidade de água destinada ao consumo humano.