Tradicional Fincada do Mastro do Congo acontece em Regência

Publicado em: 27/11/2019

Evento em homenagem a São Benedito e a Santa Catarina tem dois dias de festa com música e confraternização

A tradição cultural e a fé popular vão tomar conta da vila de Regência, em Linhares, nos dias 29 e 30 de novembro, com a festa da Fincada do Mastro do Congo, que homenageia São Benedito e Santa Catarina.

O evento é organizado pela Associação Cultural Congo de Regência e a Igreja Católica de Regência em parceria com a Fundação Renova e o apoio da Associação Cultural de Regência, do Projeto Tamar e da Associação Cultural Cia de Artes Regência Augusta.

A festividade começa na sexta-feira (29) com a saída das bandas de Congo pelas ruas e visita às casas da vila com bandeiras de São Benedito, padroeiro do congo, e de Santa Catarina.

No dia seguinte (30), bandas de Congo convidadas também se unem ao grupo para a procura do mastro pelas ruas e na restinga. Quando encontrado, o mastro recebe o cortejo pela vila com foguetório e cânticos até chegar em frente à Igreja Católica, onde será fincado e permanecerá até janeiro do próximo ano.

A festa segue com um jantar de confraternização na Casa do Congo e shows com atrações musicais convidadas.

A analista do Programa de Apoio ao Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Fundação Renova, Rafaela Cavalcanti, avalia o evento. “A parceria é fundamental para o fomento à cultura e retomada da atividade turística na região da foz do rio Doce. Ao fortalecer a tradição local, contribui-se também com a geração de renda e de oportunidades para a comunidade”, diz.

Sexta-feira (29/11)

19h – Concentração na Casa do Congo

21h – Saída do congo pelas ruas e visita às casas

Sábado (30/11)

16h – Chegada das bandas de congo convidadas

17h – Procissão com as bandeiras de São Benedito e Santa Catarina pelas ruas de Regência

17h30 – Procura do Mastro

18h – Fincada do Mastro

19h – Jantar de Confraternização

21h – Show Prata da Casa, com Yan Macedo e Músicos de Regência

23h – Show com Fábio Carvalho e banda

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da Barragem de Fundão com transparência, legitimidade e senso de urgência.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.