Rio Doce Labs encerra no dia 4 as inscrições para seleção de negócios inovadores em Mariana

Publicado em: 31/05/2023 Rio Doce Labs

Ao todo, oito projetos na região de Mariana receberão capacitações e mentorias durante seis meses, além de ajuda de custo mensal

Terminam, neste domingo (04/06), as inscrições para o programa de aceleração de negócios inovadores e startups Rio Doce Labs. A iniciativa é voltada para empreendedores que tenham soluções inovadoras para os desafios na região do município de Mariana (MG). Os interessados podem se inscrever no site www.riodocelabs.com.br. A lista dos selecionados será divulgada no site do Rio Doce Labs até o dia 21 de junho.

Construído em parceria com a empresa de inovação tecnológica IEBT, o programa Rio Doce Labs terá duração de seis meses e atenderá empreendedores em todos os níveis de desenvolvimento, desde startups a negócios consolidados que buscam aprimoramento.

O Rio Doce Labs é o Programa de Aceleração da Fundação Renova e vai selecionar oito negócios no território de Mariana. O objetivo é apoiar os negócios em seu desenvolvimento, oferecendo estruturação dos negócios, baseado em metodologias robustas e amplamente aplicadas pela empresa executora do programa.

“O Rio Doce Labs é um programa totalmente gratuito que consiste em apoiar empreendedores no desenvolvimento de startups e negócios em variados níveis de maturidade, oferecendo orientação e capacitação de acordo com as dimensões do mercado. Buscamos encontrar soluções inovadoras para o desenvolvimento do território e apoio à população em seu dia a dia”, destaca Ana Cristina de Alvarenga Lage, coordenadora do Programa de Economia e Inovação da Fundação Renova.

Quem pode participar

O programa é voltado para o público da região de Mariana, que possui ideia de negócio, empreendimento em fase inicial e/ou consolidado, que identifica um problema e que busca inovar o modelo de negócio ou um produto que vise suprir as necessidades locais.

Para incentivar a participação de empreendedores e viabilizar o programa para os candidatos, o Rio Doce Labs vai oferecer um auxílio de R$ 1.000 mensais por participante selecionado, podendo alcançar até R$ 2.000 por negócio, caso haja dois participantes inscritos no time.

Além da ajuda de custo mensal, os participantes receberão um apoio para a criação de sistemas, construção de softwares, protótipos, entre outras ferramentas, totalizando até R$ 15 mil disponibilizados para cada negócio, desde que aprovado o plano de execução financeira pela empresa executora do programa.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.