Projeto Doce Vivo ensina crianças e adolescentes a cuidarem da qualidade da água

Publicado em: 13/03/2020

Jovens de dois distritos de Valadares receberam o projeto que chama a atenção para os cuidados com o rio Doce

Cuidar da qualidade da água do rio Doce. Essa é uma das recomendações que foram passadas pelo Projeto Doce Vivo, desenvolvido pela Fundação Renova e que foi promovido em dois distritos de Governador Valadares na quarta (11) e quinta-feira (12). O primeiro encontro aconteceu na Escola Municipal de Ilha Brava e contou com a participação de 30 crianças e adolescentes. No dia seguinte, um segundo grupo de 30 jovens da Escola Estadual Marco Geber Sírio recebeu o Projeto Doce Vivo.

A analista de Monitoramento da Água Soraia Soares Silva explica que a ideia do projeto surgiu após ações desenvolvidas em escolas, no ano passado, na Semana do Meio Ambiente.

“Depois daquele evento, surgiram vários convites à equipe de monitoramento hídrico da Fundação Renova para a realização de outras atividades que desenvolvessem o tema ‘água’ em escolas e divulgassem resultados de qualidade da água para as comunidades. Então, surgiu a necessidade de organizar e estruturar nossas ações em forma de projeto. E assim escolhemos o nome: Projeto Doce Vivo”, diz Soraia Silva.

Segundo a técnica de Monitoramento da Água Karla Lívia Pereira dos Santos, o objetivo do Projeto Doce Vivo passa pela melhoria da percepção da comunidade com relação ao uso da água. “Um dos objetivos é aumentar a confiança da comunidade no consumo da água do rio Doce, além de buscar a melhoria da percepção referente às ações da Fundação Renova e dar ênfase à credibilidade dos seus resultados”, diz Karla dos Santos.

Apesar de ter sido promovido para crianças e adolescentes em Ilha Brava e Baguari, respectivamente, o Projeto Doce Vivo busca envolver comunidades impactadas, associações de moradores, pescadores, comissões de atingidos, ribeirinhos, proprietários rurais e proprietários abrangidos pelo Plano de Monitoramento Quali-Quantitativo Sistemático de Água e Sedimento [PMQQS], além de escolas e professores.

Monitoramento Hídrico

O Projeto Doce Vivo é um trabalho voltado para fornecer também informações sobre o Programa de Monitoramento Hídrico. Além dessa iniciativa, duas oficinas sobre manejo de rejeitos e monitoramento da qualidade da água do rio Doce também foram temas de duas oficinas em Ilha Brava e Baguari.

A ação foi realizada para apresentar e acolher as percepções dos moradores sobre o Plano de Manejo de Rejeitos e explicar como funciona a estrutura de monitoramento da qualidade da água do rio Doce.

Ao todo, 50 pessoas participaram das duas oficinas. Soraia Soares Silva detalhou o objetivo do monitoramento da bacia do rio Doce e das zonas costeira e estuarina. “Esse programa da Fundação Renova executa o PMQQS de água e de sedimentos e avalia os indicadores biológicos. Assim, o programa acompanha a efetividade das ações de reparação a partir dos dados do monitoramento”, diz a analista.

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.