Primeira fase de obras em Galileia é concluída

Publicado em: 07/08/2018

Construção de uma adutora e revitalização do reservatório de água fazem parte de sistema que irá garantir o abastecimento da cidade

A primeira fase de obras no sistema de captação e tratamento de água de Galileia, no Vale do Rio Doce, Minas Gerais, foi concluída pela Fundação Renova em julho. Foi construída uma adutora que interligará a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) ao reservatório de água tratada, que foi totalmente revitalizado.

A fase de revitalização incluiu a recuperação estrutural das partes externa e interna do reservatório, urbanização da área, construção de aterramento, substituição de válvulas, adequação da parte elétrica e interligação com a nova adutora.

A partir de setembro, a Fundação Renova iniciará a segunda etapa de obras em Galileia, com a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água, que terá uma Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR), e  operacionalização de quatro poços já existentes. A previsão é que todas as intervenções terminem em setembro de 2019.

A nova ETA terá uma vazão de 25 litros por segundo e atenderá plenamente ao município de Galileia. Além disso, como captação alternativa ao rio Doce, quatro poços com vazão total de 12 litros por segundo serão integrados à rede atual.

Segundo o líder de infraestrutura da Fundação Renova, Alessandro Jerônimo, as intervenções vão garantir que não falte água na cidade. “Essas obras visam ampliar e garantir a segurança do sistema de abastecimento de água no município de Galileia. Esta estrutura beneficiará toda a população da cidade e faz parte de um conjunto de melhorias realizadas na região”, diz Jerônimo.

A Fundação é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar, com autonomia técnica, administrativa e financeira, os programas e ações de reparação e compensação socioeconômica e socioambiental para recuperar, remediar e reparar os impactos gerados a partir do rompimento da Barragem de Fundão, com transparência, legitimidade e senso de urgência.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Assessoria de imprensa – Fundação Renova
imprensa@fundacaorenova.org