Fundação Renova

Posicionamento – Manifestação em Mariana

Publicado em: 05/06/2019

A Fundação Renova considera legítima a manifestação popular pacífica, coletiva ou individual, e reafirma que possui a escuta, o diálogo e a participação social como práticas norteadoras de suas ações. Contudo, ressalta que o fechamento de escritórios impacta diretamente na condução das ações de reparação, tornando o ambiente desfavorável ao diálogo. A Fundação Renova busca alternativas para responder de forma justa as reivindicações dos manifestantes, mas ressalta que não negociará neste ambiente.

As conversas com os manifestantes que permanecem no escritório da Igreja de São Pedro (Mariana) tiveram início na segunda-feira (3/6), quando foi apresentada uma pauta com pleitos dos grupos envolvidos. A Fundação Renova afirma que sua atuação é pautada pelo respeito a todas as pessoas com as quais se relaciona ao longo do processo da reparação, zelando sempre pela integridade de seus colaboradores, atingidos e demais atores envolvidos.

A equipe de Diálogo conta hoje com mais de 90 profissionais dedicados à execução das atividades. Até o momento, foram realizadas 3.500 reuniões com a comunidade em todo o território, contabilizando cerca de 97,5 mil presenças. A Fundação Renova disponibiliza canais permanentes de comunicação e interação com a sociedade por meio de espaços fixos, virtuais e central 0800.

A Fundação Renova informa que aqueles que realizaram o cadastro e foram ou venham a ser considerados diretamente atingidos, nos termos do que dispõe o Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), terão seus processos analisados e, se forem elegíveis aos Programas de Indenização Mediada (PIM) e de Auxílio Financeiro Emergencial (AFE), serão convocados para atendimento, na medida em que os critérios de indenização para cada grupo de atingidos forem sendo definidos.


Compartilhar: