Posicionamento Fundação Renova

Publicado em: 17/05/2019

A Fundação Renova reafirma seu compromisso com a reparação integral dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão e reconhece o importante papel da Câmara Municipal de Mariana e demais organizações e interessados no processo participativo. A Fundação tem desenvolvido ações para dar condições de um crescimento sustentável e que também reforcem os cofres públicos. Em dois anos e meio da atuação da Fundação em Mariana, a receita municipal arrecadou cerca de R$ 13 milhões em ISS (Imposto Sobre Serviços). Fornecedores e produtos da região também são priorizados, e isso tem aquecido a economia local. Até março de 2019, cerca de 242 contratos somaram R$ 699 milhões em Mariana.

As ações de reparação caminham entre medidas emergenciais e construção de um futuro sustentável. Como medida compensatória, Mariana terá cerca de R$ 72 milhões para tratamento de esgoto e destinação de resíduos sólidos.

Outra iniciativa da Fundação Renova é a adequação do aterro sanitário do município. Foi criado um fundo de R$ 15 milhões para garantir ao município recursos para a operação do aterro por 5 anos.

Os reassentamentos de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo avançam. A geração de novos empregos é uma preocupação na política de contratação da Fundação Renova, que busca 70% de mão de obra local nas ações de reparação.  A previsão é que, no pico das obras, a reconstrução das comunidades empregue 2 mil pessoas. Para acelerar os processos de liberação dos alvarás e análise dos projetos, cerca de R$ 7 milhões serão repassados à prefeitura para a contratação de pessoal especializado.

Com um montante de R$ 55 milhões, o Fundo Diversifica Mariana tem o objetivo de atrair empresas dos mais diversos segmentos para o município e diminuir sua dependência da atividade minerária. O modelo de subsídio adotado paga parte das taxas de juros cobradas em operações de crédito.

O Fundo Desenvolve Rio Doce, parceria com BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais), é destinado às micro e pequenas empresas dos municípios impactados. Até abril de 2019, R$ 18,3 milhões foram emprestados para negócios de Minas Gerais. Na cidade, R$ 1,3 milhão foram destinados até 2018, ajudando a manter mais de 200 postos de trabalho.