Parceria entre Fundação Renova e Instituto Terra oferece formação gratuita a jovens para atuarem na restauração florestal

Publicado em: 11/07/2022 Meio Ambiente

Com investimento de R$ 4,4 milhões, a iniciativa será realizada nos próximos sete anos com foco em meio ambiente e agricultura

Com o desafio de formar profissionais especializados na restauração de ecossistemas florestais, o Instituto Terra oferece o curso de Formação de Agentes em Restauração Ecossistêmica para jovens de todo o Brasil. Este ano, foram selecionados 16 profissionais, que serão capacitados pelo Núcleo de Estudos em Restauração Ecossistêmica (NERE), do Instituto Terra, para atuarem nas áreas de meio ambiente, sistemas agroflorestais e agricultura, com foco na conservação dos recursos naturais. Desses 16 estudantes, treze são financiados pela parceria do Instituto Terra com a Fundação Renova que, com o investimento de R$ 4,4 milhões, tem o intuito de capacitar 80 jovens de diferentes idades, nos próximos sete anos.

A seleção é feita por meio de um processo seletivo, que pode ser acompanhado pelo site do Instituto Terra. Todo ano, cerca de 20 vagas são abertas, com 2000 horas/aula, atividades práticas, alojamento e alimentação gratuitos.

“Temos o objetivo de recuperar áreas degradadas na região do Vale do Rio Doce. Parceiros como a Fundação Renova potencializam nossas ações. Capacitar jovens é uma forma de conscientizar e educar futuros profissionais da produção rural para trabalhar no meio agrícola de forma mais sustentável”, comenta Andressa Catharina, Gerente de Educação e Pessoas do Instituto Terra do Instituto Terra.

Parceria

Desde 2016, a Fundação Renova tornou-se parceira do Instituto Terra para reflorestar nascentes e áreas de recarga hídrica na bacia do rio Doce. A Fundação atua via Instituto com ações de engajamento de produtores rurais, proteção das áreas, implantação de tecnologias sociais, fornecimento de mudas e capacitações. Segundo Leonardo Silva, da Gerência de Desenvolvimento Sustentável da Fundação Renova, o trabalho desenvolvido com o NERE consolida mais essa frente de trabalho conjunto, que é fundamental para o processo de reparação.

“Com a ambiciosa meta de recuperar 5 mil nascentes e 40 mil hectares em Áreas de Preservação Permanente (APP) e de Recarga Hídrica (ARH), apostar na formação de capital humano é fundamental para o futuro da bacia, pois estes jovens, em breve, serão os próximos gestores e terão de tomar decisões importantes. Muitos desses estudantes são contratados pela Fundação Renova e pelos parceiros, como o próprio Instituto Terra”, comenta Leonardo Silva.

Formada pelo NERE, em 2008, a Engenheira Ambiental na Fundação Renova, Letícia Bernardes, conta que a formação foi fundamental na sua vida profissional. “Tive acesso a oportunidades de trabalho e hoje atuo na Fundação Renova em um dos maiores projetos de restauração florestal em uma bacia hidrográfica no Brasil e no mundo”, conta.

Segundo a engenheira, os futuros estudantes podem esperar um curso completo com diversas atividades dentro da própria instituição, como atividades no viveiro e de plantio, e atividades externas junto à comunidade, recuperação de nascentes, atividades culturais, minicursos.

Instituto Terra

Fundado em abril de 1998 pelo casal Lélia Deluiz Wanick Salgado e Sebastião Salgado, o Instituto Terra é uma organização civil sem fins lucrativos, voltada para a restauração ambiental e o desenvolvimento rural sustentável do Vale do Rio Doce.

Núcleo de Estudos em Restauração Ecossistêmica (NERE)

Inaugurado em agosto de 2005, pelo Instituto Terra, o NERE proporciona a formação pós-técnica, teórica e prática de técnicos agrícolas, ambientais e florestais. O objetivo desse núcleo é se tornar referência na capacitação de profissionais que possam atuar na recuperação de áreas degradadas, na restauração e valoração ambiental, além de fazer uso sustentável dos recursos naturais e de técnicas alternativas à produção, administração e manejo de propriedades rurais.

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Assessoria de imprensa – Fundação Renova

imprensa@fundacaorenova.org