Oficina de educação financeira orienta profissionais de assistência social e educação

Publicado em: 17/05/2019

Formação auxilia a lidar com consumo, tomadas de decisão e gestão de renda e vai acontecer em 35 municípios do Estado

Profissionais da Assistência Social participaram nesta quinta-feira (16), em Caratinga, no Vale do Rio Doce, de uma oficina de educação financeira. O evento é uma iniciativa do Programa de Proteção Social da Fundação Renova, em parceria com a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF). O objetivo é oferecer orientações sobre planejamento financeiro e a gestão de finanças pessoais nos 35 municípios de Minas Gerais atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, em 2015.

A oficina já foi realizada nos municípios de Mariana, Barra Longa, Rio Casca e Rio Doce. Suely da Silva, diretora do departamento da vigilância socioassistencial de Caratinga, participou da oficina e destacou a necessidade desse tipo de evento.

“Foi um evento muito produtivo especialmente para nós que atuamos com assistência social, com um público que é mais vulnerável financeiramente. Até mesmo pela situação econômica pela qual passa o país, é fundamental saber lidar com as finanças, gerir bem o nosso dinheiro. Vamos poder repassar e orientar o nosso público com o que aprendemos na oficina”, afirma Suely da Silva.

Glaziane Silva, analista do Programa de Proteção Social e Saúde da Fundação Renova, explica como surgiu a iniciativa das oficinas de educação financeira. “A proposta das oficinas de educação financeira é uma ação que surgiu da articulação do Programa de Proteção Social com o Programa de Auxílio Financeiro, a partir da perspectiva de indenização assistida, a fim de orientar às famílias atingidas sobre planejamento financeiro no processo de retomada de suas atividades”.

Izabelly França que também atua como analista do Programa de Proteção Social e Saúde, fala da importância das oficinas para os técnicos de Assistência Social e Educação dos municípios mineiros: “Elas contribuem com o desenvolvimento de atividades nessas duas áreas [assistência social e saúde], no fomento da temática nos municípios onde há comunidades impactadas pelo rompimento da barragem”.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar, com autonomia técnica, administrativa e financeira, os programas e ações de reparação e compensação socioeconômica e socioambiental para recuperar, remediar e reparar os impactos gerados a partir do rompimento da Barragem de Fundão, com transparência, legitimidade e senso de urgência.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.