Fundação Renova

Oficina de Educação Financeira orienta profissionais de Assistência Social e Educação

Publicado em: 25/11/2019

Formação que auxilia a lidar com consumo, tomadas de decisão e gestão de renda é realizada em municípios da bacia do rio Doce.

 

Profissionais da Assistência Social e Educação de municípios da bacia do rio Doce vêm participando de oficinas de Educação Financeira. A iniciativa é do Programa de Proteção Social da Fundação Renova, em parceria com a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF). Em novembro, entre os dias 21 e 23, a formação foi promovida nos municípios de Belo Oriente, no Vale do Aço, e Galileia, no Vale do Rio Doce.

O objetivo da ação é oferecer orientações sobre planejamento financeiro e gestão de finanças pessoais nas 35 localidades de Minas Gerais atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, em 2015. Até o momento, já foram capacitados 1.188 profissionais da Assistência Social e Educação em 20 municípios da região.

Na quinta-feira (21), as oficinas para a assistência social e educação aconteceram em Belo Oriente. Em Galileia, os profissionais de Assistência Social e de Educação receberam a oficina nos dias 22 e 23, respectivamente.

Glaziane Silva, analista do Programa de Proteção Social e Saúde da Fundação Renova, explica como surgiu a iniciativa. “A proposta veio da articulação do Programa de Proteção Social com o Programa de Indenização Mediada, a partir da perspectiva de indenização assistida. O objetivo é orientar as famílias atingidas sobre planejamento financeiro no processo de retomada de suas atividades”.

Já Izabelly França, que também atua como analista do Programa de Proteção Social e Saúde da Fundação Renova, enfatiza a importância das oficinas para os técnicos de Assistência Social e Educação dos municípios mineiros. “As oficinas contribuem com o desenvolvimento de atividades nessas duas áreas [Assistência Social e Educação] e no fomento da temática nos municípios onde há comunidades impactadas pelo rompimento da barragem”, afirma.

 

Sobre a Fundação Renova

A Fundação é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar, com autonomia técnica, administrativa e financeira, os programas e ações de reparação e compensação socioeconômica e socioambiental para recuperar, remediar e reparar os impactos gerados a partir do rompimento da Barragem de Fundão, com transparência, legitimidade e senso de urgência.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.


Compartilhar: