Obras em ruas de Pedra Corrida são retomadas com medidas de segurança

Publicado em: 15/07/2020

No distrito de Periquito (MG), serão executados compactação do solo e asfaltamento de vias que receberam tubulações da nova adutora

A Fundação Renova vai iniciar o asfaltamento de quatro vias de Pedra Corrida, distrito de Periquito (MG), a partir desta quarta-feira (15). A obra será feita em ruas e avenidas por onde a tubulação da adutora passou no final de 2019. A decisão de retomar a atividade, que havia sido paralisada devido às fortes chuvas do início do ano e, posteriormente, à pandemia da Covid-19, considera os decretos da União e do governo de Minas Gerais, que incluíram o setor da construção civil na lista de atividades e serviços essenciais.

Trechos das seguintes ruas receberão novo asfalto: rua Acesita, avenida Francisco Silveira Filho, rua José Rodrigues (Rua da Turma) e travessa Olímpio (Cruz Lima) com avenida Francisco Silveira Filho. Toda a área será cercada com tapumes sinalizados a fim de garantir a segurança dos moradores.

A adutora de Pedra Corrida vai ligar o poço de água subterrânea à Estação de Tratamento de Água (ETA), tornando o sistema de captação alternativa completamente independente da captação principal no rio Doce. A obra, que começou em 2019, estava prevista para ser finalizada no início de 2020 com o asfaltamento das vias, mas precisou ser adiada.

“Concluímos a construção da adutora, mas tivemos que paralisar as atividades em função das fortes chuvas que ocorreram no início de 2020 e a pandemia da Covid-19. A decisão de retomar a obra foi analisada com muito cuidado, e todas as medidas de prevenção e segurança serão tomadas para evitar a propagação do vírus no território”, explica Alessandro Jerônimo, gestor de Obras de Infraestrutura da Fundação Renova.

A retomada dos trabalhos foi avaliada pelo Comitê Gestor da Covid-19 e aprovada pela Fundação Renova, estabelecendo ações que mitigam a possibilidade de contágio ou proliferação do novo vírus.

Medidas preventivas de saúde e segurança

No total, seis trabalhadores atuam na obra, que tem previsão de um mês de duração. O número reduzido de colaboradores segue orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a fim de evitar aglomerações.

Uma série de ações preventivas também serão adotadas, como: aferição diária da temperatura dos colaboradores; utilização obrigatória de máscaras e luvas durante a execução das atividades; fácil acesso a álcool em gel; intensificação da higienização de equipamentos, mesas, cadeiras e outros; transporte realizado em veículos leves com ocupação máxima de duas pessoas, sendo um na frente e outro atrás; entre outras. Além disso, não foram escalados trabalhadores acima de 60 anos ou com doenças pré-existentes.

Durante o período das obras, a via que estiver recebendo os serviços será isolada e sinalizada, mas parte das calçadas ficará livre para transitar. A Fundação Renova está tomando todas as medidas para auxiliar os moradores que vivem nessas localidades.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.