Fundação Renova

Nova fase das ações de recuperação de nascentes começa com mobilização dos proprietários rurais

Publicado em: 08/01/2019 Recuperação de Nascentes e Afluentes

Até o momento, 1.050 nascentes estão em processo de restauração em Minas e no Espírito Santo; meta é proteger 5.000 em dez anos

 

O processo de mobilização, engajamento e formação dos produtores rurais inaugurou o terceiro ano do Programa de Recuperação de Nascentes, ação fundamental para revitalização da bacia hidrográfica do rio Doce. O objetivo é dar início à recuperação de outras 500 nascentes, além das 1.050 que já estão sendo restauradas pela Fundação Renova e seus parceiros nos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

“Neste momento, estamos buscando o protagonista da recuperação do rio Doce, o produtor rural, para desenvolver um relacionamento mais próximo com esses atores. O objetivo é dar sustentação ao processo técnico de recuperação e ao mesmo tempo adequar ambientalmente as propriedades, incorporando as melhores práticas socioambientais para a agricultura, floresta e pecuária durante todo o ano de 2019”, explica Antônio Sergio Cardoso Filho, analista do programa de Uso Sustentável da Terra da Fundação Renova.

A seleção das regiões que serão foco desta etapa ficou a cargo do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, em conjunto com os Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH) Suaçuí, Pontões e Lagoas do rio Doce e Piranga. Em Minas Gerais, receberão ações propriedades nas cidades de Sabinópolis, Virginópolis, Guanhães, Governador Valadares (distritos de São Vítor, Penha do Cassiano e Corrégo dos Melquíades) e Ponte Nova. Marilândia, Colatina e Linhares foram as escolhidas no Espírito Santo.

“Estamos finalizando o contato com o poder público e instituições locais que atuam no meio rural para divulgar as ações do programa e convocar um mobilizador local. Também iniciamos o chamamento dos proprietários para a apresentação dos programas”, diz Antônio Sergio.

Números

Das 500 nascentes previstas para o início do processo de recuperação, 350 estão em Minas Gerais (100 no Bacia do Piranga e 250 na Bacia do Suaçuí) e 150 no Espírito Santo. No primeiro ano do programa, 511 nascentes foram recuperadas em 216 propriedades de Minas e Espírito Santos. No segundo ano, 539 passaram pelo mesmo processo em 236 propriedades dos dois Estados. O objetivo do programa é recuperar 5.000 nascentes em dez anos.

De acordo com o líder dos programas Socioambientais da Fundação Renova, Lucas Scarascia, a determinação do TTAC abre novas frentes de atuação na área de reflorestamento. “É uma grande oportunidade de desenvolvimento de uma rede de fornecimento de sementes e mudas produzidas localmente, acoplada às políticas públicas existentes. Abrimos caminhos para que ações como essas sirvam de exemplo para outras etapas de recuperação”.


Compartilhar: