Nova etapa do Festival Tríplice Coroa Quebra Onda de Surf acontece em Pontal do Ipiranga

Publicado em: 06/08/2019

Provas serão realizadas em dois fins de semana; evento terá estrutura de shows, artesanato e comidas típicas

Após o sucesso da primeira etapa do Festival Tríplice Coroa Quebra Onda de Surf 2019 na vila de Povoação, em Linhares (ES), chegou a vez das ondas do balneário de Pontal do Ipiranga receberem o circuito.

O evento acontecerá em três etapas e foi dividido em dois finais de semana em cada comunidade. A primeira etapa do circuito aconteceu em Povoação, nos dias 8 e 9 de junho, com as categorias amadoras, e nos dias 14 a 16 de junho, com os profissionais. Já a etapa de Regência será realizada em outubro.

No Pontal do Ipiranga, nos dias 10 e 11 de agosto, a disputa será das categorias amadoras Regional, Open, Master, Gromets (até 12 anos), Júnior (sub-17) e Kahuna (acima de 45 anos). Já nos dias 16 a 18, será a vez da categoria profissional.

O circuito é organizado pela Associação de Surf de Linhares (ASL) em parceria, pelo segundo ano consecutivo, com a Fundação Renova e o apoio da Prefeitura de Linhares, governo do Estado e Projeto Tamar. Além disso, o evento tem homologação da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp) e a Federação Capixaba de Surf (Fesurf).

Além das provas, o festival conta com uma estrutura de shows, artesanato, comidas e bebidas típicas da região e é um importante marco para a retomada da prática esportiva e o fortalecimento do turismo e da economia local.

As atrações musicais ficam por conta da Banda Jham I Can no sábado (10). No fim de semana seguinte, Plaxtico e Banda Rock 80 tocam na sexta-feira (16) e Pretopires e Sheep & Parafina se apresentam no sábado (17).

A analista do Programa de Apoio ao Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Fundação Renova, Regiane Assis, destaca a importância da parceria no segundo ano do evento.

“A parceria é fundamental tanto para o fomento do esporte, que tem um grande potencial de desenvolvimento na região, como para a retomada da atividade turística na região da foz do rio Doce, com a geração de renda e oportunidades para toda a comunidade”, diz Regiane Assis.

Campeões da primeira etapa

Na primeira etapa da competição em Povoação,os vencedores da categoria amador foram Benitto Dagostini (categoria Open), Miguel Cerqueira (Grommets), João Lucas Bessy (Júnior), Michel Gratz (Master), Ricieri Vaccaria (Regional) e José Ronaldo (Kahuna).

Já na categoria profissional, o grande campeão foi o surfista capixaba Krystian Kymerson, de 26 anos, que ocupa o 15º lugar do ranking mundial de surf. No ano passado, além de vencer a competição, o surfista foi campeão capixaba e brasileiro.

Premiação

Em cada etapa, o vencedor da categoria profissional ganha 4 mil pontos válidos para o ranking nacional de surf e divide com os 13 primeiros colocados o prêmio de R$ 40 mil em dinheiro. Já os campeões das categorias Regional, Master e Open ganham prêmios.

O vencedor da categoria profissional leva uma passagem para a alta temporada no Havaí. E os campeões das categorias Regional, Master e Open ganham passagens para El Salvador.

Além das passagens, os vencedores de todas as categorias são contemplados com esses prêmios:

Profissional: R$ 40 mil em dinheiro entre os 13 primeiros colocados

Open: 1 prancha Vitória Surf House + kit Quebra Onda + acessórios 30 Pés

Master: 1 prancha Vitória Surf House + kit Quebra Onda + acessórios 30 Pés

Regional: 1 prancha Vitória Surf House + kit Quebra Onda + acessórios 30 Pés

Kahuna: 1 prancha Vitória Surf House + kit Quebra Onda + acessórios 30 Pés

Gromets e Júnior: kit Quebra Onda + acessórios 30 Pés

Balneabilidade

As coletas de amostras de água para análise da balneabilidade nas praias de Povoação, Regência e Pontal do Ipiranga são realizadas semanalmente pela Prefeitura de Linhares, de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

O município instalou 12 placas indicativas de balneabilidade, com 4 pontos em Pontal do Ipiranga, 3 pontos em Regência e 1 ponto em Povoação.

A consulta de balneabilidade pode ser realizada no site da prefeitura municipal.

Festival Tríplice Coroa Quebra Onda de Surf

Local: Praia de Pontal do Ipiranga

Datas: 10 e 11 de agosto (amadores) e 16 a 18 de agosto (profissionais)

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da Barragem de Fundão com transparência, legitimidade e senso de urgência.  A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.