No Dia Mundial da Água, alunos de Galileia participam de atividades sobre o rio Doce

Publicado em: 20/03/2019

Cerca de 500 alunos de escola municipal celebram a data com ações culturais e de conscientização sobre a qualidade da água

Conscientizar e levar informações científicas sobre a qualidade da água do rio Doce para alunos da Escola Municipal Waldira de Castro Martins. Esse é o roteiro a ser seguido nesta sexta-feira (22), data em que se comemora o Dia Mundial da Água. Na ocasião, a Fundação Renova e a Secretaria de Educação de Galileia, no Vale do Rio Doce, promovem uma programação especial. Atividades como teatro e palestras serão realizadas nos turnos da manhã e tarde para cerca de 500 alunos da escola.

“Vamos celebrar o Dia Mundial da Água com muitas atividades e mostrar para os nossos alunos que a água é fundamental e indispensável para as nossas vidas. É importante nossos estudantes estarem atualizados e informados sobre as questões ambientais. O município de Galileia está formando jovens conscientes que vão ter um papel importante no futuro”, afirma o prefeito de Galileia, Juarez da Silva Lima.

Os estudantes assistirão a uma peça teatral e uma palestra com o analista de programa socioambiental da Fundação Renova, Henrique Filgueiras, que vai abordar a qualidade da água do rio Doce. Em seguida, os alunos vencedores de um concurso de desenho vão visitar as obras da nova Estação de Tratamento de Água (ETA), onde será implantada uma Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR).

“O propósito da Fundação Renova é gerir os programas e as ações de reparação e compensação socioeconômica e socioambiental para recuperar e remediar os impactos gerados a partir do rompimento da barragem de Fundão. Investir no crescimento educacional desses alunos, mostrar e comprovar para eles que a água do rio Doce após tratada está apta para o consumo também fazem parte do nosso objetivo”, diz Neuza Tito, gerente do Território Médio Rio Doce.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar, com autonomia técnica, administrativa e financeira, os programas e ações de reparação e compensação socioeconômica e socioambiental para recuperar, remediar e reparar os impactos gerados a partir do rompimento da Barragem de Fundão, com transparência, legitimidade e senso de urgência.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.