Naque e Periquito recebem veículos para fortalecer serviços de assistência social

Publicado em: 08/07/2020

Entregas fazem parte do Termo de Cooperação Técnica e Financeira assinado com prefeituras

Na última sexta-feira (3), o município de Naque, no Vale do rio Doce (MG), recebeu um veículo para apoio aos serviços de assistência social. Duas semanas antes, em 19 de junho, a cidade de Periquito também recebeu um veículo para o mesmo fim. As entregas fazem parte do Termo de Cooperação Técnica e Financeira assinado pela Fundação Renova e prefeituras, com o objetivo de fortalecer os serviços de assistência social já existentes nos municípios atingidos. Será repassado também um cartão combustível.

No mês de junho, Naque já havia recebido recursos financeiros para a contratação de profissionais e aquisição de insumos para as oficinas coletivas, conforme prevê o termo.

O município de Periquito teve o mesmo tipo de repasse em março, mas ainda está em processo de contratação de recursos humanos e aquisição de insumos para as oficinas de convivência. Além dos dois municípios, Caratinga, Conselheiro Pena, Ipaba e Bom Jesus do Galho, todos em Minas Gerais, já tiveram automóveis entregues.

A iniciativa faz parte do Programa de Proteção Social da Fundação Renova, que tem como objetivo apoiar o poder público no desenvolvimento de atividades para famílias ou indivíduos atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão que vivem em situação de vulnerabilidade social. Durante a pandemia do novo coronavírus, as entregas previstas no Termo de Cooperação Técnica e Financeira seguem os protocolos de segurança estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Como atuamos no apoio e fortalecimento das ações da política pública de assistência social nos municípios impactados para o atendimento dos vulneráveis, neste momento de pandemia, esse público pode ter sua vulnerabilidade agravada e buscar com mais frequência os serviços públicos da assistência social, como o CRAS [Centro de Referência de Assistência Social]. Então, quando realizamos as entregas previstas nos Planos de Trabalho desses municípios, criamos condições de aumentar a capacidade instalada e, consequentemente,melhorar a estrutura para o atendimento dessas pessoas”, afirma Izabelly França, analista de Proteção Social e Saúde da Fundação Renova.

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.