Municípios de Minas recebem veículos para fortalecer atendimento social

Publicado em: 05/05/2020

Entrega é resultado do Termo de Cooperação Técnica e Financeira assinado com prefeituras

Um Termo de Cooperação Técnica e Financeira assinado entre a Fundação Renova e municípios de Minas Gerais atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), em 2015, está promovendo investimentos na área da Assistência Social. A parceria permite aos entes a contratação de profissionais e aquisição de materiais e equipamentos, além da promover a melhoria no transporte dos funcionários na execução dos serviços, entre outras ações.

Na última terça-feira (28), a Prefeitura de Bom Jesus do Galho, no Vale do Aço, recebeu um veículo para fortalecer o atendimento social no município. A entrega do veículo é resultado do termo assinado em janeiro. Além de Bom Jesus do Galho, Conselheiro Pena e Ipaba também receberam, em março e abril, um veículo, para fortalecer os serviços locais de assistência social. A iniciativa da Fundação Renova faz parte do Programa de Proteção Social.

“O objetivo é apoiar o poder público no desenvolvimento de ações para atender famílias e/ou indivíduos em situação de vulnerabilidade impactados pelo rompimento da barragem de Fundão. Outros municípios também receberão investimentos, de acordo com as especificidades de cada localidade”, diz a analista do Programa de Proteção Social e Saúde da Fundação Renova, Izabelly França.

Ipaba e Conselheiro Pena

Em Conselheiro Pena, as ações visam fortalecer a política pública de assistência social do município, por meio do estímulo ao desenvolvimento do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

“Conselheiro Pena é um município muito grande, de uma complexidade tamanha. Esse apoio vai agregar muito ao atendimento volante que realizamos no município. A cidade se orgulha de ter sido uma das primeiras a assinar o termo com a Fundação Renova. Realmente, vai fazer a diferença para a população”, afirma o secretário municipal de Assistência Social e Esportes, André Luiz Teixeira Farias.

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.