Moradores da foz criam site para divulgar atrações de suas comunidades

Publicado em: 28/03/2019

Portal será um guia digital com informações sobre história, turismo e lazer de quatro comunidades de Linhares

As informações turísticas das comunidades de Povoação, Regência, Degredo e Pontal do Ipiranga, em Linhares, no norte do Espírito Santo, ganharam um espaço especial no portal da foz do rio Doce.

O site, que entrou no ar em fevereiro deste ano, é um guia turístico virtual com informações sobre história, turismo e lazer na região da foz.

A iniciativa compõe o Programa de Apoio ao Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Fundação Renova. O conteúdo da página é produzido por pessoas das próprias comunidades.

Após um concurso realizado em janeiro deste ano pela agência Voga, de Linhares, foram selecionadas três pessoas de cada comunidade para participarem de oficinas de capacitação e aprenderem fotografia, texto e linguagem para a internet.

Os escolhidos também aprenderam a operar ferramentas de atualização do site, que faz parte do projeto Divulgação da Foz do Rio Doce, uma parceria da Fundação Renova com as comunidades locais.

Ao final do curso, a agência selecionou um representante de cada região para alimentar a página com fotos, vídeos e informações locais vistas pelos olhos dos moradores. Elas terão auxílio da agência por um período de 12 meses.

A estudante Débora da Silva Coelho, de 23 anos, uma das selecionadas e que mora em Regência, vê o site como uma ferramenta de divulgação da comunidade.

“Eu me identifiquei muito com a proposta do site para divulgar nossa vila. Além disso, eu estou conhecendo ainda mais o lugar onde moro e compartilhando esse conhecimento com outras pessoas.Regência é conhecida como a vila mágica. Quem tem a oportunidade de vir aqui se apaixona”, diz Débora.

Para Érika Carvalho, representante do Programa de Apoio ao Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Fundação Renova, essa é uma ação importante também para fomentar a economia local. “Ao usar o site para divulgar as belezas das localidades, a intenção é atrair turistas e contribuir para resgatar o potencial da região”, afirma Érika.

O site pode ser acessado no endereço www.fozdoriodoce.com.br

Sobre os projetos da foz

Alguns compromissos e acordos firmados na região da foz do rio Doce antes da criação da Fundação Renova foram incorporados à sua missão como resposta às demandas da população local.

Conhecidas como Projetos da Foz, essas iniciativas englobam diferentes ações e estão contempladas nos programas de Retomada das Atividades Aquícolas e Pesqueiras, Apoio ao Turismo, Cultura, Esporte, Lazer, Apoio à Economia Regional e Melhoria do Sistema de Abastecimento de Água da Fundação Renova.

As soluções adotadas pela Fundação são baseadas na escuta das comunidades, no conhecimento e no cumprimento das normas do sistema de governança.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar, com autonomia técnica, administrativa e financeira, os programas e ações de reparação e compensação socioeconômica e socioambiental para recuperar, remediar e reparar os impactos gerados a partir do rompimento da Barragem de Fundão, com transparência, legitimidade e senso de urgência.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.