Fundação Renova

Mariana recebe imóvel centenário restaurado e história de uma das primeiras bandas do Brasil ganha nova casa 

Publicado em: 05/01/2023 Sociedade e cultura, Mariana

Obras na Casa da Banda, localizada no distrito de Monsenhor Horta, foram realizadas em atendimento a condicionante para a construção do reassentamento de Paracatu de Baixo 

Tombada pelo Patrimônio Cultural Municipal, a Casa da Banda, localizada no distrito de Monsenhor Horta, em Mariana, passou por obras de restauração e foi entregue à cidade nesta terça-feira, 20 de dezembro. Após as intervenções, executadas pela Fundação Renova, o espaço irá abrigar parte do acervo musical marianense, pertencente a uma das primeiras bandas do Brasil, a Sociedade Musical São Caetano. 

As obras, iniciadas em setembro de 2021, foram realizadas em atendimento à condicionante para a construção do reassentamento de Paracatu de Baixo. As intervenções seguem o projeto conceitual elaborado pela Prefeitura de Mariana e foram definidas pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Mariana (Compat), tendo em vista as obras do reassentamento. 

O imóvel histórico possui cerca de 100 metros quadrados de área construída e, como está localizado em uma região tombada pelo Patrimônio Cultural, teve seu tamanho e fachada preservados. O local conta agora com paredes e alvenaria em adobe (terra crua), pau a pique (madeira) e tijolo cerâmico restauradas. Além disso, as instalações elétricas, hidráulicas e o fogão a lenha foram restaurados, com a recuperação de sua chaminé.  

Também foram realizadas melhorias de acessibilidade, com a construção de uma rampa de acesso e a adaptação do banheiro para pessoas com mobilidade reduzida, substituição de telhas degradadas, restauração do piso e manutenção na alvenaria. 

“Esta é uma entrega muito importante para a Fundação Renova aqui no município, tendo em vista a relevância cultural e patrimonial da Sociedade Musical São Caetano. Esperamos que o novo espaço possa ser aproveitado para manter viva a música, traço tão marcante na identidade da região”, afirma a Gerente Institucional Regional da Fundação Renova, Lígia Pereira. 

Com a conclusão das obras, a Prefeitura de Mariana passa a ser responsável pela gestão do espaço. 

História 

O imóvel histórico foi usado pela Sociedade Musical São Caetano, fundada em 1836, para aulas de música. Em 1993, a comunidade encontrou partituras, fotos e cartas no sótão de outra casa, de propriedade da família Ramos – que foi uma das fundadoras da banda de Monsenhor Horta. 

O acervo, bastante deteriorado, foi entregue ao Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) para que pudesse ser restaurado.  

A Casa da Banda nasce, então, como um espaço para abrigar os materiais encontrados, reunindo parte da história do distrito e de sua relação com a música. 

A Sociedade Musical São Caetano é a mais antiga da região dos Inconfidentes, a terceira de Minas Gerais e a quarta do Brasil. Em 2016, foi reconhecida como patrimônio imaterial de Mariana. 

Sobre a Fundação Renova 

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão. 

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016. 


Compartilhar: